Futuros Procuradores,
como prometido, segue o segundo simulado.
SIMULADO 08 - 02/11/2014
FOLHA DE RESPOSTA
GABARITO
PARA EVITAR PROBLEMAS NO DOWNLOAD NO ARQUIVO, RECOMENDAMOS O ACESSO ATRAVÉS DO GOOGLE CHROME E CRIAÇÃO DE CONTA NO DROPBOX.
como prometido, segue o segundo simulado.
SIMULADO 08 - 02/11/2014
FOLHA DE RESPOSTA
GABARITO
PARA EVITAR PROBLEMAS NO DOWNLOAD NO ARQUIVO, RECOMENDAMOS O ACESSO ATRAVÉS DO GOOGLE CHROME E CRIAÇÃO DE CONTA NO DROPBOX.
REGRAS DO CONCURSO
O Concurso Público para provimento de cargos de Procurador do Estado constará de:
1ª Fase – Prova Objetiva;
2ª Fase – Prova Discursiva;
3ª Fase – Prova Prática;
4ª Fase – Avaliação de Títulos.
A 1ª Fase – Prova Objetiva constará de 100 (cem) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada questão, com duração de 5 (cinco) horas, e abrangerá todo o conteúdo programático, contendo, preferencialmente, a seguinte distribuição de questões por disciplina:
Direito Constitucional 20
Direito Administrativo 20
Direito Processual Civil 20
Direito Tributário 18
Direito Civil 10
Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 04
Direito Ambiental 04
Direito Previdenciário 04
Aconselho que tentem fazer o simulado dentro das 05 (cinco) horas previstas no edital.
Aqueles que quiserem participar do ranking deste simulado, favor preencher o gabarito em arquivo EXCEL disponibilizado no Blog, imprimir em .pdf e enviar para aprovacaopge@hotmail.com.
Neste segundo simulado, a correção através da planilha EXCEL será automática.
1 - FUNCAB - 2010 - DER-RO - Procurador
Autárquico
Pedro Lenza anota que, no magistério de J. J. Gomes
Canotilho, este festejado autor português identifica a existência de vários
“movimentos constitucionais”, como o inglês, o amer icano e o francês,
definindo o constitucionalismo como uma “...teoria (ou ideologia) que ergue o
princípio do governo limitado indispensável à garantia dos direitos em dimensão
estruturante da organização político-social de uma comunidade.” Assinale a
alternativa correta.
a) O totalitarismo constitucional é vedado pela
Constituição Federal de 1988, pois impede o florescer da constituição dirigente
defendida por Canotilho.
b) A Constituição Federal de 1988 não contemplou a
democracia participativa, pois estabeleceu que todo o poder emana do povo e por
ele será exercido por meio de representantes eleitos.
c) A democracia direta é prevalente sobre a
democracia representativa, constituindo um sistema híbrido, aplicável conforme
a Constituição Federal de 1988.
d) O resultado de plebiscito ou referendo tem
natureza de consulta popular e não é vinculante, podendo o Congresso Nacional
editar lei ou Emenda Constitucional em sentido contrário.
e) A competência para autorizar um referendo é do
Congresso Nacional, mas somente o Presidente da República pode convocar
umplebiscito.
2 - FUNCAB - 2010 - DER-RO - Procurador
Autárquico
A Constituição Federal de 1988 pode ser
classificada como:
a) promulgada, escrita, analítica, formal e rígida.
b) promulgada, instrumental, sintética, material,
histórica e rígida.
c) outorgada, escrita, analítica, formal e rígida.
d) pactuada, instrumental, formal, analítica e
semirrígida.
e) pactuada, consuetudinária, prolixa, formal e
rígida.
3 - FUNCAB - 2010 - DER-RO - Procurador Autárquico
O poder constituinte derivado decorrente pode ser
definido como aquele que:
a) decorre do poder constituinte originário para
modificar a Constituição Federal por meio de procedimento específico, sem que
haja uma verdadeira revolução.
b) emana diretamente da soberania popular
decorrente de Emendas Constitucionais da iniciativa popular.
c) decorre do poder constituinte originário para
modificar a Constituição Federal de forma condicionada e limitada às regras
instituídas por aquele.
d) decorre da capacidade de auto-organização
estabelecida aos Estados-membros pelo poder constituinte originário.
e) decorre de Emendas Constitucionais que modificam
a forma de estado e sistema de governo após consulta popular pormeio de
plebiscito.
4 - FUNCAB - 2010 - DER-RO - Procurador
Autárquico
Na clássica classificação de José Afonso da Silva,
a norma constitucional de eficácia contida pode ser definida como aquela que:
a) não produz efeitos enquanto não for
complementada por outra norma de mesmo nível constitucional, oriunda do poder
constituinte originário.
b) tem condições de produzir todos os seus efeitos
quando da promulgação de uma nova Constituição, mas a norma infraconstitucional
poderá reduzir a sua abrangência.
c) pode ter seu âmbito de abrangência contido por
decisão do Supremo Tribunal Federal, em controle concentrado, ao lhe ser dada
interpretação conforme o restante da Constituição Federal.
d) não é aplicável ou não pode produzir efeitos
enquanto norma infraconstitucional integrativa não entrar em vigor.
e) declara princípios institutivos que contêm
esquemas gerais de estruturação de instituições, órgãos ou entidades.
5 - FUNCAB - 2010 - DER-RO - Procurador
Autárquico
O controle constitucional difuso, pela via de
exceção, compete:
a) ao SupremoTribunal Federal, apenas.
b) aos Tribunais Regionais Federais e Tribunais de
Justiça, apenas.
c) ao Superior Tribunal de Justiça, apenas.
d) ao Presidente da República, ao exercer o direito
de veto.
e) a todos os componentes do Poder Judiciário.
6 - FUNCAB - 2010 - DER-RO - Procurador Autárquico
Acórdão do TJ do estado de Rondônia em controle
abstrato de lei municipal, declara inconstitucional um ato normativo municipal
que viola parâmetro de reprodução obrigatória e compulsória contido na
Constituição Estadual. Neste caso, é cabível:
a) ação direta de inconstitucionalidade, dirigida
ao Supremo Tribunal Federal.
b) recurso extraordinário, dirigido ao Supremo
Tribunal Federal.
c) recurso especial, dirigido ao SuperiorTribunal
de Justiça.
d) nenhum recurso ao Supremo Tribunal Federal, que
não possui competência para controlar a constitucionalidade de lei municipal
perante a Constituição Estadual.
e) recurso especial, dirigido ao SupremoTribunal
Federal.
7 - FUNCAB - 2010 - DER-RO - Procurador
Autárquico
Sobre as funções essenciais à Justiça, assinale a
alternativa correta.
a) Segundo a jurisprudência do STF, o advogado tem
imunidade constitucional, não constituindo difamação ou desacato qualquer
manifestação de sua parte no exercício de sua atividade.
b) O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas
Estadual está estruturalmente ligado ao Ministério Público Estadual.
c) À Advocacia-Geral da União cabe as atividades de
consultoria e assessoramento jurídico apenas do Poder Executivo Federal, mas a
AGU representa judicial e extrajudicialmente todos os Poderes daUnião.
d) A Procuradoria Geral dos Municípios e do
Distrito Federal é instituição com previsão constitucional e tem como função a
representação judicial e extrajudicial dos Municípios e do Distrito Federal,
sendo vedado aos seus membros o exercício de advocacia fora das funções
institucionais.
e) O Procurador Geral do Estado de Rondônia pode
ser escolhido livremente pelo Governador do Estado dentre cidadãos maiores de
35 anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
8 - FUNCAB - 2010 - DER-RO - Procurador Autárquico
No que concerne às disposições constitucionais
referentes à Guarda Municipal, assinale a alternativa correta.
a) Somente pode ser constituída nos municípios com
mais de 50.000 habitantes e tem como função suprir omissão do Estado quanto à
Segurança Pública.
b) Pode ser constituída em qualquer município coma
função de suplementar o policiamento ostensivo e auxiliar na preservação da
ordem pública.
c) Somente será constituída por autorização da
assembleia legislativa do Estado-Membro no qual se insere o município e
destina-se, apenas, à proteção dos bens públicos federais, estaduais e
municipais.
d) Pode ser constituída em qualquer município e
destina-se, apenas, à proteção de seus bens, serviços e instalações.
e) É vedado ao município constituir Guarda
Municipal, eis que a segurança pública ostensiva e a apuração de infrações
penais são de competência exclusiva das políciasmilitares e civis.
9 - FUNCAB - 2010 - DER-RO - Procurador
Autárquico
Acerca da defesa do Estado e das instituições
democráticas, assinale a alternativa correta.
a) O estado de defesa pode ser instituído por tempo
indeterminado, mas deve determinar quais as medidas coercitivas que vigorarão
durante a sua existência.
b) A duração
do estado de sítio não pode ser prorrogada por mais de uma vez, mas as medidas
coercitivas podem incluir a suspensão da liberdade de reunião.
c) No estado de sítio ocorre o controle político
concomitante, enquanto no estado de defesa, o controle político será sucessivo.
d) A chamada crise constitucional que substitui a
legalidade normal pela legalidade extraordinária, impede que o Presidente da
República, uma vez cessado o estado de exceção, responda por abusos e excessos
cometidos.
e) É possível decretar estado de defesa quando a
ordem pública e a paz social estejam ameaçadas por calamidades de grandes
proporções na natureza.
10 - FUNCAB - 2010 - DER-RO - Procurador
Autárquico
Sobre os Direitos e Garantias Fundamentais,
assinale a alternativa correta.
a) O princípio da inviolabilidade domiciliar
abrange não só o domicílio, mas também os escritórios, a oficina, a garagem e
até mesmo os quartos de hotéis, desde que ocupados.
b) As discriminações, mesmo as positivas, são
expressamente vedadas pela Constituição Federal de 1988.
c) O direito de petição, com previsão
constitucional, não configura necessariamente o direito a receber qualquer
pronunciamento do Poder Público.
d) O direito de reunião pode ser exercido em locais
abertos, sem armas e de forma pacífica, independentemente de prévio aviso às
autoridades competentes, desde que não frustre outra reunião anteriormente
convocada.
e) O direito de propriedade é intangível e
absoluto, ressalvadas apenas as situações de necessidade pública em que será
possível a desapropriação com indenização prévia, justa e em dinheiro.
11 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE -
Procurador
Considere as seguintes afirmativas:
I. Cabe ao plano nacional de educação, segundo o
texto constitucional, definir os termos em que deve ocorrer a distribuição dos
recursos públicos no âmbito da educação, de modo a assegurar prioridade ao
atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere à universalização,
garantia de padrão de qualidade e equidade.
II. Nos termos do texto constitucional, cabe ao
plano nacional de juventude, de duração decenal, estabelecer diretrizes visando
a definição de programas voltados a oferecer ao jovem condições de acesso à
educação, ao mercado de trabalho e à convivência social e familiar.
III. O princípio constitucional da igualdade de
condições para o acesso e permanência na escola autoriza a cobrança de taxa de
matrícula em universidades públicas para custear ações voltadas à assistência
de alunos de baixa condição socioeconômica.
Está correto o que consta APENAS em
a) II e III
b) II.
c) III.
d) I
e) I e II.
12 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE -
Procurador
Entre as competências constitucionalmente
atribuídas ao Sistema Único de Saúde, encontram-se as seguintes;
a) participar da formulação da política e da
execução das ações de saneamento básico; e estimular a participação direta ou
indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País
b) colaborar na proteção do meio ambiente, nele
compreendido o do trabalho; e apoiar a habilitação e a reabilitação das pessoas
com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
c) participar da formulação da política e da
execução das ações de saneamento básico; e apoiar a habilitação e a
reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida
comunitária.
d) ordenar a formação de recursos humanos na área
de saúde; e estimular a participação direta ou indireta de empresas ou capitais
estrangeiros na assistência à saúde no País.
e) colaborar na proteção do meio ambiente, nele
com- preendido o do trabalho; e participar do controle e fiscalização da
produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos
psicoativos, tóxicos e radioativos.
13 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE -
Procurador
Considere as seguintes afirmativas:
I. Diferentemente do regime constitucional
aplicável aos juízes, não há, em face do texto constitucional, vedação ou
impedimento aos advogados ou cida- dãos investidos como membros do Conselho
Nacional de Justiça para o exercício de atividade político-partidária ou de
advocacia em território nacional.
II. Ao impor vedação aos juízes para o exercício de
outro cargo ou função, o texto constitucional não obsta que magistrados
integrem cortes ou tribunais da justiça desportiva em virtude de se tratar de
atividade eminentemente privada.
III. O permissivo constitucional que autoriza os
juízes a exercerem o magistério não impede o desempenho de atividade docente
por magistrado em mais de uma instituição de ensino.
Está correto o que consta em
a) III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e III.
e) II, apenas.
14 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE -
Procurador
O texto constitucional assegura gratuidade
a) à obtenção de certidão de óbito pelos
reconhecidamente pobres e, às ações de habeas data, habeas corpus e mandado de
injunção.
b) ao transporte coletivo urbano para pessoas
maiores de sessenta anos e, na forma da lei, aos atos necessários ao exercício
da cidadania.
c) ao transporte coletivo urbano para pessoas
maiores de sessenta anos e às ações de habeas corpus e habeas data.
d) ao casamento religioso e às ações de habeas
data, habeas corpus e mandado de injunção.
e) à obtenção de certidão de óbito pelos
reconhecidamente pobres e, na forma da lei, aos atos necessários ao exercício
da cidadania.
15 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE -
Procurador
Entre os princípios que regem, segundo a
Constituição Federal, a República Federativa do Brasil nas suas relações
internacionais, encontram-se os seguintes:
a) defesa da paz, soberania nacional,
não-intervenção e repúdio a todas as formas de tratamento desumano ou
degradante.
b) autodeterminação dos povos, cooperação entre os
povos para o progresso da humanidade e promoção do bem-estar e da justiça
social.
c) defesa da paz, solução pacífica dos conflitos,
não-intervenção e repúdio ao terrorismo e ao racismo.
d) soberania nacional, proteção do meio ambiente
ecologicamente equilibrado, não intervenção e solução pacífica dos conflitos.
e) cooperação entre os povos para o progresso da
humanidade, proteção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, promoção do
bem-estar e da justiça social.
16 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE -
Procurador
Segundo a jurisprudência dominante do STF, é
compatível com a Constituição Federal comando normativo constante de
Constituição Estadual que
I. reconheça a garantia da inamovibilidade aos
integrantes da carreira de procurador do estado.
II. autorize a recondução de integrante da Mesa
Diretora da Assembleia Legislativa para o mesmo cargo na eleição imediatamente
subsequente.
III. condicione à licença da Assembleia Legislativa
o afastamento do território nacional, por qualquer prazo, do Governador do
Estado.
Está correto o que consta em
a) I, II e III
b) II, apenas.
c) I, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.
17 - FGV - 2013 - AL-MT - Procurador
No que se refere ao Estado de Exceção (Estado de
Defesa e Estado de Sítio), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a
falsa.
( ) Estado de Exceção é a situação de fato que,
estabelecida, implica o esvaziamento do direito e sua substituição por uma
espécie de anomia transitória, sob cuja vigência, de maior ou menor duração - a
depender das circunstâncias - , são afastadas ou suprimidas as restrições que,
em situação normal, as leis impõem às autoridades e aos detentores do poder em
geral.
( ) Na vigência do Estado de Defesa é vedado que se
estabeleçam restrições aos direitos de reunião, desde que tais ocorram no seio
das associações.
( ) Uma das hipóteses de decretação de Estado de
Sítio é a comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que
comprovem a ineficácia de medida tomada durante o Estado de Defesa. Em tal
hipótese não há necessidade de estabelecimento de prazo para duração,
permanecendo o Estado de Sítio vigente durante todo o tempo de ocorrência da
situação anteriormente descrita.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, V e V.
b) F, F e F.
c) V, V e F.
d) V, F e F.
e) F, V e F.
18 - FGV - 2013 - AL-MT - Procurador
Acerca de democracia, da participação e da
soberania popular, assinale a afirmativa correta.
a) A Constituição Federal de 1988 possui previsão
que permite sua alteração por meio de plebiscitos e referendos, havendo, ainda,
previsão de iniciativa popular para projetos de emendas.
b) A Constituição da República estabelece que a
soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e
secreto. Logo, sendo o voto obrigatório as hipóteses de voto facultativo são
numerus clausus e não admitem interpretação extensiva.
c) O Supremo Tribunal Federal tem posicionamento no
sentido de ser possível nova assembleia constituinte revisora, desde que
editada emenda constitucional convocando a revisão da constituição.
d) A iniciativa popular pode ser exercida pela
apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo,
um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por nove Estados,
com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
e) O plebiscito e o referendo, consultas formuladas
ao povo para que delibere sobre matéria de acentuada relevância, devem ser
convocados mediante decreto legislativo, por proposta de um terço, no mínimo,
dos membros que compõem qualquer das Casas do Congresso Nacional.
19 - FGV - 2013 - AL-MT - Procurador
Quanto às Comissões Parlamentares de Inquérito,
assinale a afirmativa correta.
a) É válido preceito de Constituição de estado
membro que submete ao plenário de Assembleia Legislativa, a título de recurso,
o pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito.
b) É possível a convocação de magistrado para depor
em Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga razões de ato materialmente
jurisdicional.
c) A locução "prazo certo" impede a
prorrogação dos trabalhos de Comissão Parlamentar de Inquérito, eis que
caracteriza constrangimento ilegal aos investigados, conforme jurisprudência do
Supremo Tribunal Federal.
d) A quebra do sigilo bancário depende, para
revestir-se de validade jurídica, da aprovação da maioria absoluta dos membros
que compõem o órgão de investigação legislativa.
e) O sigilo bancário, o fiscal e o telefônico não
são oponíveis às Comissões Parlamentares de Inquérito, as quais também detêm o
poder de determinar a busca e apreensão de pessoas e coisas, assim como a
indisponibilidade de bens do investigado.
20 - FGV - 2013 - AL-MT - Procurador
O Estado Y editou, no ano de 2013, Lei Ordinária
concedendo porte de arma ao Procurador da Assembleia Legislativa do Estado,
independente de qualquer ato formal de licença ou autorização.
Acerca desse dispositivo legal, assinale a
afirmativa correta.
a) A norma é constitucional porque o Estado Y tem
competência para determinar as prerrogativas e garantias de seus servidores.
b) A norma é inconstitucional por violar
competência privativa da União para autorizar e fiscalizar a produção e o
comércio de material bélico.
c) A norma é constitucional por tratar de tema
afeto ao Direito Penal, que é de competência concorrente entre a União, os
estados e os municípios.
d) A norma é constitucional, uma vez que a
Constituição institui que a segurança pública é dever do Estado.
e) A norma é inconstitucional, pois deveria ser
veiculada através de Lei Complementar Estadual.
21 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz /
Os servidores titulares de cargos efetivos dos
Estados, que hoje ingressam no serviço, sujeitam-se a regras constitucionais
que disciplinam sua aposentadoria. Considere, a respeito, os itens abaixo sobre
hipóteses de aposentadoria e respectivo critério de cálculo de proventos:
I. por invalidez permanente, com proventos
integrais.
II. compulsoriamente, aos setenta anos de idade,
com proventos proporcionais ao tempo de serviço.
III. voluntariamente, desde que cumprido tempo
mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no
cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes
condições: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se
homem, e cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher;
b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se
mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.
Está harmônico com as regras gerais constantes da
Constituição o que consta APENAS em
a) III.
b) I.
c) II.
d) II e III.
e) I e II.
22 - FCC - 2013 - TJ-PE -;
Ao julgar a medida cautelar na Ação Direta de
Inconstitucionalidade no 2.332, o Supremo Tribunal Federal suspendeu liminarmente
a eficácia da expressão “de até seis por cento ao ano”, contida no art. 15-A do
Decreto-lei no 3.365/41. Após essa decisão, a taxa de juros compensatórios, na
desapropriação
a) voltou a ser de 12% ao ano, por expressa
disposição constitucional.
b) passou a ser variável, dependendo de decisão
judicial no caso concreto, a qual deverá levar em conta a política de juros
definida pelos órgãos governamentais competentes.
c) manteve-se em 6% ao ano, agora com fundamento em
dispositivo do Código Civil.
d) voltou a ser de 12% ao ano, conforme
jurisprudência sumulada do próprio Tribunal.
e) manteve-se em 6% ao ano, por expressa disposição
constitucional.
23 - - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz;
Nos termos da Lei no 8.666/93, quando a rescisão do
contrato administrativo se der por ocorrência de caso fortuito ou de força
maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do contrato e sem que
haja culpa do contratado, terá o contratado alguns direitos de cunho
patrimonial. Entre eles NÃO figura o de
a) pagamentos devidos pela execução do contrato até
a data da rescisão.
b) pagamento do custo da desmobilização.
c) recebimento de multa compensatória, calculada em
razão do escoamento do prazo contratual.
d) devolução de garantia.
e) ser ressarcido dos prejuízos regularmente
comprovados que houver sofrido.
24 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz /;
Conforme o art. 28-A, da Lei no 8.987/95, para
garantir contratos de mútuo de longo prazo, destinados a investimentos
relacionados a contratos de concessão, em qualquer de suas modalidades, as
concessionárias poderão ceder ao mutuante, em caráter fiduciário, parcela de
seus créditos operacionais futuros, observadas certas condições, dentre as
quais,
a) o contrato de cessão disporá sobre a devolução à
concessionária dos recursos excedentes, salvo acordo das partes que indique
possibilidade de retenção do saldo após o adimplemento integral do contrato.
b) serão considerados contratos de longo prazo
somente aqueles cujas obrigações tenham prazo médio de vencimento superior a 15
(quinze) anos.
c) com o registro do contrato de cessão dos
créditos em cartório de títulos e documentos, terá ele eficácia perante
terceiros e perante o Poder Público concedente.
d) os créditos futuros cedidos nos termos deste
artigo serão constituídos sob a titularidade do mutuante, mediante decisão do
Poder Público concedente em cada situação concreta em que se dê tal
constituição.
e) o mutuante poderá indicar instituição financeira
para efetuar a cobrança e receber os pagamentos dos créditos cedidos ou
permitir que a concessionária o faça, na qualidade de representante e
depositária.
25 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz;
Considere este dispositivo constitucional:
Art. 37, § 6o : As pessoas jurídicas de direito
público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão
pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado
o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
Analise a seguinte sentença que contém duas
asserções:
Caso um agente público, nessa qualidade, cause
dolosamente dano a terceiro, o Estado responderá, mas o fundamento da
responsabilidade civil do Estado não será o art. 37, § 6o , da Constituição
Federal,
PORQUE
o art. 37, § 6o , da Constituição Federal, trata da
responsabilidade objetiva do Estado.
É correto afirmar que
a) a primeira asserção está correta e a segunda
está incorreta.
b) a primeira asserção está incorreta e a segunda
está correta.
c) as duas asserções estão incorretas.
d) as duas asserções estão corretas e a segunda
justifica a primeira.
e) as duas asserções estão corretas e a segunda não
justifica a primeira.
26 - FCC - 2012 - TJ-GO - Juiz /)
No tocante ao regime da concessão de serviços
públicos, na sua forma tradicional, a Lei Federal no 8.987/95
a) condiciona a outorga de subconcessão, a
transferência da concessão e a transferência do controle societário da
concessionária à expressa concordância do poder concedente.
b) admite a possibilidade de subconcessão, desde
que haja previsão no contrato original de concessão, o que torna dispensável
nova autorização do poder concedente.
c) exige que a transferência da concessão seja
expressamente autorizada pelo poder concedente, mas nada estabelece no tocante
à transferência do controle societário da concessionária.
d) veda a subconcessão do serviço delegado, pois o
contrato de concessão é intuitu personae.
e) permite a transferência da concessão, mediante a
realização prévia de concorrência para a escolha do novo concessionário.
27 - FCC - 2012 - TJ-GO - Juiz
O Estatuto dos Funcionários Públicos Civis de Goiás
(Lei Estadual no 10.460/88)
a) é aplicável aos servidores da Assembleia
Legislativa do Estado de Goiás.
b) estabelece a competência do Secretário da
Administração para dar posse a todos os agentes políticos e administrativos do
Poder Executivo e das autarquias estaduais.
c) considera como de efetivo exercício o tempo de
afastamento em virtude de exercício de cargo ou função de governo ou
administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do
Presidente da República.
d) permite o empossamento e a assunção de exercício
do cargo pelo funcionário público, por meio de procuração.
e) garante a todos os funcionários públicos
falecidos o direito à promoção post mortem.
28 - FCC - 2012 - TJ-GO - Juiz /
NÃO se inclui no rol das sanções aplicáveis pela
Administração Pública, no exercício de seus poderes típicos,
a) a pena de perda da função pública, no processo
de improbidade.
b) a prisão administrativa, no processo disciplinar
militar.
c) a caducidade, nas concessões de serviço público.
d) a pena de comisso, no regime jurídico dos bens
públicos aforados.
e) o licenciamento compulsório de patentes, no
regime jurídico da propriedade industrial.
29 - FCC - 2012 - TJ-GO -
Recentemente, por meio da Lei Federal no
12.396/2011, foram ratificados os termos do Protocolo de Intenções celebrado
entre a União, o Estado do Rio de Janeiro e o Município do Rio de Janeiro, com
o fim de criar a Autoridade Pública Olímpica, entidade de direito público que
será responsável pela coordenação das atividades necessárias à preparação das
Olimpíadas Rio 2016. Referida entidade é
a) fundação pública multipatrocinada.
b) consórcio público, na modalidade de associação
pública.
c) agência executiva.
d) empresa pública interfederativa.
e) parceria público-privada, na modalidade de
concessão administrativa.
30 - FCC - 2012 - TJ-GO - Juiz /;
A alienação de bens imóveis da Administração
a) somente pode ser realizada em favor de outro
órgão ou entidade da Administração Pública, em vista da indisponibilidade dos
bens públicos.
b) deve ser sempre realizada mediante licitação na
modalidade concorrência, excetuados os casos de dispensa.
c) depende de autorização legislativa, quando se
tratar de bem de empresa pública ou sociedade de economia mista.
d) não depende de licitação, quando se tratar de
venda a outra entidade da Administração Pública, desde que seja entidade de
maior abrangência.
e) depende de licitação, caso seja feita por meio
de doação com encargo, exceto se houver interesse público devidamente
justificado.
31 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz /
Dentre os princípios que norteiam a produção de
atos administrativos, está o princípio da motivação. NÃO configura violação
desse princípio a edição de ato administrativo imotivado que
a) cesse a designação de servidor para exercício de
função temporária.
b) indefira requerimento de licença para exercício
de atividade considerada ilegal pela Administração.
c) indefira o gozo de férias pelo servidor público.
d) anule ato administrativo flagrantemente
inválido.
e) exonere servidor durante o estágio probatório.
32 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz /
Acerca dos princípios do processo administrativo, é
correto afirmar:
a) Em face do silêncio da Administração diante de
um requerimento do administrado, aplica-se o princípio da razoável duração do
processo, gerando presunção de anuência tácita ao requerimento.
b) A exemplo do processo judicial, em que a
instauração se dá de ofício, no processo administrativo, o princípio da
oficialidade somente vigora após a provocação da autoridade administrativa pelo
interessado.
c) Os processos administrativos devem ser
realizados de maneira sigilosa, até a decisão final, em vista do interesse da
Administração em tomar decisões sem interferências da opinião pública.
d) Embora se aplique no processo administrativo o
chamado princípio do informalismo ou do formalismo moderado, há necessidade de
maior formalismo nos processos que envolvem interesses dos particulares, como é
o caso dos processos de licitação, disciplinar e tributário.
e) O princípio da gratuidade exige que todos os
processos administrativos sejam gratuitos.
33 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz /
Leia a seguinte situação hipotética: Em razão de
período de fortes chuvas, o Governador do Estado do Amapá decretou estado de
calamidade pública em determinados municípios. Em razão desse decreto, as
autoridades competentes desses municípios passaram a realizar contratações sem
prévio procedimento licitatório, com o fim de adquirir bens necessários para
socorrer os desabrigados, como remédios, gêneros alimentícios, colchões e
agasalhos. Nesse caso, os municípios
a) estão se utilizando de hipótese legal de
dispensa de licitação.
b) estão proibidos de realizar licitação, em razão
do estado de calamidade.
c) estão se utilizando de hipótese legal de
inexigibilida-de de licitação.
d) deveriam utilizar licitação simplificada, na
modalidade pregão, para realizar tais contratações.
e) não eram obrigados a realizar licitações, ainda
que não houvesse situação de calamidade pública, pois tal obrigação atinge
apenas entidades de maior vulto, como a União e os Estados.
34 - FCC - 2014 - TJ-AP -)
No que tange aos contratos administrativos, a Lei
Federal nº 8.666/1993 estatui:
a) O regime jurídico dos contratos administrativos
confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de alterá-los
unilateralmente, inclusive no tocante às cláusulas econômico-financeiras e
monetárias.
b) Excepcionalmente, determinados contratos,
previs- tos no rol do art. 24 e celebrados com dispensa de licitação, podem ter
vigência por até 120 meses, caso haja interesse da Administração.
c) Em todos os contratos celebrados pela
Administração pública com pessoas físicas ou jurídicas, inclusive aquelas
domiciliadas no estrangeiro, deverá constar necessariamente cláusula que
declare competente o foro da sede da Administração para dirimir qualquer
questão contratual.
d) A garantia exigida do contratado não excederá a
dez por cento do valor do contrato, sendo que nas obras, serviços e
fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos
financeiros consideráveis, o limite de garantia poderá ser elevado para até
vinte por cento do valor do contrato.
e) Os contratos referentes à prestação de serviços
a serem executados de forma contínua, podem ter sua duração prorrogada por
iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais
vantajosas para a Administração, obedecido o limite máximo de 48 meses.
35 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz /
O Diretor-Geral de determinada agência federal
editou resolução, declarando de utilidade pública para fins de desapropriação
determinado terreno, situado em área urbana, com o fim de implantar
infraestrutura necessária para o desenvolvimento de serviço público regulado
pela referida agência. Nesse caso, a resolução
a) será válida, desde que ratificada por ato
editado pelo titular do Ministério responsável por supervisionar a agência.
b) será válida, desde que haja atribuição de tal
competência em lei federal.
c) é inválida, pois a desapropriação de terrenos em
área urbana é de competência privativa dos entes municipais.
d) é válida, pois as agências reguladoras possuem
regime especial de autonomia, pelo qual lhes é facultado, por ato normativo,
atribuir tal competência a agente de seu corpo diretivo.
e) é inválida, pois a competência para declaração
de utilidade pública para fins de desapropriação é de competência exclusiva dos
entes políticos, sob os bens situados em seus respectivos territórios.
36 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz /
Uma das formas de utilização de bem público por
particular é a “concessão florestal”. Trata-se de
a) ato unilateral que outorga a título precário e
gratuito, o uso de área florestal a comunidades locais, por meio de projetos de
assentamento florestal, de desenvolvimento sustentável, agroextrativistas ou
outros similares, nos termos do art. 189 da Constituição Federal e das
diretrizes do Programa Nacional de Reforma Agrária.
b) ato unilateral que outorga a título precário e
gratuito o uso de área florestal à população tradicional, cuja subsistência
baseia-se no extrativismo e tem como objetivos básicos proteger os meios de
vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos
naturais da unidade.
c) contrato de gestão, celebrado por prazo
determinado e mediante dispensa de licitação, entre o Ministério do Meio
Ambiente e a organização social, para delegação da gestão de unidade de
conservação da categoria Floresta Nacional, admitida a exploração sustentável
de serviços florestais, tais como a pesquisa e o turismo, tão somente para
custeio dos projetos relacionados ao manejo da unidade.
d) contrato de parceria público-privada, celebrado
por prazo determinado e após prévia licitação, no qual a Administração pública
contrata a execução de obras públicas e/ou instalação de equipamentos, bem como
a prestação de serviços necessários à gestão de unidade de conservação de
proteção integral, remunerando o parceiro privado por meio de contraprestação
pecuniária, ao longo do prazo da concessão.
e) contrato celebrado por prazo determinado e após
prévia licitação, que outorga delegação onerosa do direito de praticar manejo
florestal sustentável para exploração de produtos e serviços numa unidade de
manejo, à pessoa jurídica, em consórcio ou não, que atenda às exigências do
respectivo edital de licitação e demonstre capacidade para seu desempenho, por
sua conta e risco.
37 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz /
Acerca das regras constitucionais do regime próprio
de previdência dos servidores públicos, introduzidas pelas Emendas
Constitucionais que vieram a reformar tal regime, é correto afirmar:
a) A Emenda Constitucional nº 47/2005, que veio a
encerrar a segunda fase da reforma da previdência, estabeleceu a regra vigente
de cálculo dos proventos de aposentadoria, baseando-se nas remunerações
utilizadas como base para as contribuições do servidor aos regimes de
previdência oficial, na forma da lei.
b) A segunda fase da reforma da previdência,
efetivada pela Emenda Constitucional nº 41/2003, determinou que os servidores
ocupantes de cargos em comissão ou de outros cargos temporários fossem
submetidos ao regime geral de previdência.
c) A recente Emenda Constitucional nº 70/2012
estabeleceu nova disposição de caráter transitório, determinando o pagamento de
proventos integrais a todos os servidores que tenham sido aposentados por
invalidez permanente em razão de doença, até promulgação da lei que estabelecer
as hipóteses de doença grave, contagiosa ou incurável, nos termos do art. 40, §
1º , I do texto permanente da Constituição Federal.
d) A primeira fase da reforma da previdência,
consubstanciada na Emenda Constitucional nº 20/1998 promoveu a extinção da
chamada paridade entre remuneração dos servidores em atividade e os proventos e
pensões pagos aos beneficiários do regime previdenciário, que foi mantida,
todavia, para situações discriminadas nas disposições transitórias da referida
Emenda.
e) A primeira fase da reforma da previdência,
consubstanciada na Emenda Constitucional nº 20/1998, embora tenha estabelecido
o regime contributivo para os servidores ocupantes de cargo efetivo, manteve
como facultativa, para os Estados e Municípios, a cobrança de contribuição
previdenciária de seus servidores.
38 - FCC - 2013 - TJ-PE -)
Considere a seguinte afirmação quanto a um ato
administrativo:
“Nada impede a autoridade competente para a prática
de um ato de motivá-lo mediante remissão aos fundamentos de parecer ou
relatório conclusivo elaborado por autoridade de menor hierarquia. Indiferente
que o parecer a que se remete a decisão também se reporte a outro parecer: o
que importa é que haja a motivação eficiente, controlável a posteriori.”
Tal afirmação, no contexto do Direito brasileiro, é
a) correta, pois motivar ou não, em todo caso, é
faculdade discricionária da autoridade administrativa.
b) equivocada, pois a Lei Federal sobre processo
administrativo veda que pareceres sejam invocados como motivos suficientes para
a prática de atos.
c) equivocada, pois a Constituição Federal exige a
motivação como elemento a constar textualmente dos atos administrativos.
d) correta, compreendendo a motivação como elemento
necessário ao controle do ato administrativo, porém sem exageros de mera
formalidade.
e) equivocada, pois a Lei Federal sobre processo
administrativo exige que todo ato administrativo seja motivado pela autoridade
que o edita.
39 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz /
A Constituição Federal vigente prevê, no caput de
seu art. 37, a observância, pela Administração Pública, do princípio da
legalidade. Interpretando-se essa norma em harmonia com os demais dispositivos
constitucionais, tem- se que
a) os Municípios, por uma questão de hierarquia,
devem antes atender ao disposto em leis estaduais ou federais, do que ao
disposto em leis municipais.
b) o Chefe do Poder Executivo participa do processo
legislativo, tendo iniciativa privativa para propor certos projetos de lei,
como aqueles sobre criação de cargos públicos na Administração direta federal.
c) a extinção de cargos públicos, em qualquer
hipótese, depende de lei.
d) a Administração é livre para agir na ausência de
previsão legislativa.
e) é cabível a delegação do Congresso Nacional para
que o Presidente da República disponha sobre diretrizes orçamentárias.
40 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz /
Nos termos da Lei Federal no 8.429/92,
a) ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação
ou omissão, desde que dolosa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral
ressarcimento do dano
b) no caso de enriquecimento ilícito, perderá o
agente público ou terceiro beneficiário o quíntuplo dos bens ou valores
acrescidos ao seu patrimônio.
c) reputa-se agente público, para os efeitos
daquela lei, todo aquele que exerce, necessariamente de modo permanente e
remunerado, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra
forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas
entidades da Administração direta ou indireta.
d) suas disposições são aplicáveis, no que couber,
àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática
do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou
indireta.
e) os agentes públicos são obrigados a velar pela
estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e
publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos, exceto se ocupantes de
cargo ou emprego que não exija formação superior.
QUESTOES DE PROC CIVIL
41 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz /
A petição inicial deverá preencher determinados
requisitos, bem como ser instruída com os documentos indispensáveis à
propositura da ação. Estando, porém, incompleta, deverá o juiz
a) determinar a emenda da inicial, em cinco dias,
sob pena de se considerar descumprido um ônus processual, com a respectiva
preclusão.
b) indeferir de imediato a inicial, extinguindo a
ação sem resolução do mérito.
c) aguardar a contestação do réu, pois eventual
medida dependerá de pedido expresso da parte, sendo- lhe defeso agir de ofício.
d) determinar que o autor a complete, ou a emende,
no prazo de dez dias, sob pena de, não cumprida a diligência, ser indeferida a
inicial.
e) considerar o fato como simples irregularidade,
determinando o prosseguimento da ação sem outras consequências.
42 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz
O juiz
a) convencendo-se, pelas circunstâncias da causa,
que autor e réu se serviram do processo para praticar ato simulado ou conseguir
fim proibido por lei, proferirá sentença que obste aos objetivos das partes.
b) tem o dever de decidir em face das normas
legais, não havendo porém esse dever em face de omissão legislativa, o que será
apontado no processo para eventual injunção futura.
c) determinará as provas necessárias à instrução do
processo, somente se requeridas oportunamente pelas partes, em razão do
princípio dispositivo.
d) decidirá livremente por equidade, desde que se
convença, pelas circunstâncias da causa, da oportunidade e da conveniência de
se proferir sentença dessa natureza.
e) decidirá a lide nos limites em que foi proposta,
podendo porém sempre conhecer de questões, não suscitadas, a cujo respeito a
lei exija a iniciativa da parte.
43 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz
Quanto às nulidades processuais, analise os
enunciados abaixo.
I. Não existem nulidades de pleno direito no
processo civil, pois toda invalidade processual deve ser decretada pelo juiz.
Todos os atos processuais, cuja existência se reconheça, são válidos e eficazes
até que se decretem as suas invalidades.
II. Quando a lei prescrever determinada forma, sob
pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe
deu causa.
III. Quando a lei prescrever determinada forma, sem
cominação de nulidade, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro
modo, lhe alcançar a finalidade.
Está correto o que se afirma em
a) II e III, apenas.
b) II, apenas.
c) I, II e III.
d) I e II, apenas.
e) I e III, apenas.
44 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz /)
Na execução,
a) a ausência de liquidez e certeza do título
executivo é irrelevante se não for arguida pelo devedor, dado o princípio
dispositivo.
b) recaindo mais de uma penhora sobre os mesmos
bens, prevalecerá a mais antiga, vedada a multiplicidade de gravames na
hipótese.
c) quando esta puder ser promovida por vários
meios, cabe ao credor a escolha, pois a demanda é instaurada em seu benefício.
d) verificando o juiz que a petição inicial está
incompleta, ou sem os documentos essenciais à propositura da execução,
indeferirá de imediato a inicial, extinguindo o feito sem resolução de mérito.
e) o exequente poderá, no ato de sua distribuição,
obter certidão comprobatória do ajuizamento respectivo, com identificação das
partes e valor da causa, para fins de averbação no registro de imóveis,
registro de veículos ou registro de outros bens sujeitos à penhora ou arresto;
feita a averbação, presume-se em fraude à execução a alienação ou oneração de
bens efetuada posteriormente.
45 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz
Cabe ao réu manifestar-se precisamente sobre os
fatos narrados na petição inicial, e, se não o fizer, como regra geral
presumir-se-ão verdadeiros os fatos não impugnados. Esse ônus concerne ao
princípio processual da
a) duração razoável do processo.
b) inércia ou dispositivo.
c) congruência.
d) eventualidade.
e) isonomia processual.
46 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz / Direito Processual
Civil / Recursos;
Sobre os recursos, é correto afirmar:
a) Os embargos infringentes são cabíveis, na
apelação, de qualquer acórdão votado majoritariamente.
b) O recurso extraordinário e o recurso especial
não impedem a execução da sentença; a interposição do agravo de instrumento não
obsta o andamento do processo, salvo se ocorrer hipótese que justifique a
concessão de efeito suspensivo em benefício do agravante.
c) Da decisão monocrática do relator que negue
seguimento a recurso manifestamente inadmissível não se admite novo recurso,
cabendo à parte a eventual impetração de mandado de segurança para assegurar o
julgamento colegiado da matéria.
d) A apelação é, em regra, recebida apenas no
efeito devolutivo.
e) Os embargos de declaração têm efeito infringente
como finalidade e regra geral.
47 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz /
Não fazem coisa julgada:
I. os motivos, ainda que importantes para
determinar o alcance da parte dispositiva da sentença.
II. a verdade dos fatos, estabelecida como
fundamento da sentença.
III. a resolução da questão prejudicial, requerida
pela parte, sendo o juiz competente em razão da matéria e constituindo a
questão pressuposto necessário para o julgamento da lide.
Dos itens acima, está correto o que consta em
a) I e II, apenas.
b) I, apenas.
c) I, II e III.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.
48- FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz /)
A liquidação da sentença
a) por arbitramento, far-se-á quando determinado
pela sentença, convencionado pelas partes ou quando o exigir a natureza do
objeto da liquidação; nesse caso, o juiz nomeará perito e fixará prazo para
entrega do laudo.
b) depende na lei vigente da discriminação do
cálculo pelo credor, sendo defeso, em qualquer caso, valer- se o juiz de
contador judicial, pelo princípio da inércia processual.
c) por artigos, admite nova discussão da lide, com
eventual modificação da decisão que a originou.
d) implica a citação pessoal do devedor para
cumprimento do julgamento.
e) só pode ser requerida com o trânsito em julgado
da sentença ou acórdão.
49- FCC - 2012 - TJ-GO -
No que toca ao tema competência, tomando por base a
jurisprudência dominante do STF e do STJ, é correto afirmar:
a) As ações de indenização por acidente de trabalho
ajuizadas por empregado contra empregador são de competência da Justiça do
Trabalho, exceto as que não possuíam sentença de mérito quando da promulgação
da Emenda Constitucional no 45/04.
b) São de competência da Justiça Comum as ações
possessórias decorrentes de greve dos trabalhadores da iniciativa privada.
c) A conexão determina a reunião dos processos,
mesmo que um deles já tenha sido julgado.
d) É da Justiça Comum a competência para julgar as
ações de funcionários estatutários contra o Poder Público.
e) A incompetência, absoluta ou relativa, sempre
deve ser conhecida de ofício.
50 - FCC - 2012 - TJ-GO - Juiz
No regime dos Juizados Especiais
a) as testemunhas devem comparecer à audiência de
instrução e julgamento independentemente de intimação, mesmo que esta tenha
sido requerida.
b) a sentença deve necessariamente conter
relatório, fundamentação e dispositivo.
c) a sentença condenatória somente poderá ser
ilíquida quando o pedido tiver sido genérico.
d) não se admite a conciliação quando o Estado for
parte.
e) não se admitirá a reconvenção.
51- FCC - 2014 - TJ-CE - Juiz /
No processo cautelar, além dos procedimentos
cautelares específicos, pode o juiz determinar as medidas provisórias que
julgar adequadas, quando houver fundado receio de que uma parte, antes do
julgamento da lide, cause ao direito da outra lesão grave e de difícil
reparação. Essa possibilidade traduz o
a) princípio da imposição normativa do juízo.
b) princípio da instrumentalidade processual.
c) poder de coerção jurisdicional.
d) poder de antecipação tutelar do provimento
jurisdicional pelo juiz.
e) poder geral de cautela do juiz.
52 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz /
Considere:
I. São fontes formais da norma processual civil a
Constituição Federal, bem como os demais atos que ela prevê ou consente, quais
sejam, a lei, os tratados internacionais, os princípios gerais do direito e os
usos e costumes forenses.
II. Na interpretação da lei processual civil, o
método empregado é o exegético ou gramatical, consistente na busca do
significado do texto no conjunto das disposições correlatas, contidas na ordem
jurídico- positiva como um todo.
III. No tocante à eficácia da lei processual civil
no tempo, aplica-se ordinariamente a regra tempus regit actum, pela qual fatos
ocorridos e situações já consumadas no passado não se regem pela lei nova que
entra em vigor, mas continuam valorados segundo a lei do seu tempo.
Está correto o que consta em
a) III, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
53 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz /
O princípio constitucional da inafastabilidade do
controle jurisdicional
a) não se aplica ao processo civil, por ser de
direito substancial constitucional.
b) não se aplica ao processo civil, por ser próprio
do Direito Administrativo e do Direito Tributário.
c) aplica-se ao processo civil e significa a
obrigatoriedade de o Juiz decidir as demandas propostas, quaisquer que sejam.
d) aplica-se ao processo civil e significa que a
lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário qualquer lesão ou ameaça a
direito.
e) aplica-se ao processo civil e significa que
ninguém pode alegar o desconhecimento da lei para impedir a prestação
jurisdicional.
54 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz)
João Roberto foi citado em ação judicial na pessoa
de seu irmão, que morando na mesma casa ardilosamente passou-se por ele, para
prejudicá-lo em razão de problemas de família. Ao tomar conhecimento da ação e
procurar um advogado para defendê-lo, o prazo de contestação já havia escoado.
O advogado limita-se então a arguir a nulidade da citação, provando de modo
cabal que a citação não se deu pessoalmente na figura do réu. Nessas
circunstâncias, o Juiz
a) reconhecerá a nulidade do ato citatório,
decretando-a, e dará ao réu o prazo geral processual de cinco dias para o
oferecimento de contestação no mérito, já que inicialmente só arguida a
nulidade.
b) reconhecerá a nulidade do ato citatório,
decretando-a, mas determinará que o feito prossiga com a declaração de revelia
do réu, já que este deveria, ao arguir a nulidade da citação, ter também
contestado desde logo o mérito do pedido inicial do autor.
c) reconhecerá a nulidade do ato citatório,
decretando-a, considerando-se feita a citação na data em que o réu ou seu
advogado for intimado da decisão que decretou a nulidade; em consequência,
poderá o réu contestar meritoriamente a demanda, já que devolvido o prazo para
tal.
d) não reconhecerá a nulidade do ato citatório, por
já ter sido ultrapassado o prazo para contestação, mas permitirá que o réu
receba o processo no estado em que se encontra, para efeito de eventual
produção de pro- vas e realização dos atos processuais subsequentes.
e) não reconhecerá a nulidade do ato citatório,
porque a citação foi feita na figura do irmão do réu no endereço deste, não
podendo haver prejuízo ao autor por ato não causado por ele e cabendo ao réu
voltar- se regressivamente contra seu irmão por eventual dano que lhe tenha
causado.
55 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz /
Sendo o processo extinto sem resolução de mérito,
por ausência de alguma das condições da ação, e da sentença não mais cabendo
recurso, haverá:
a) como regra, a formação de coisa julgada formal,
com a possibilidade - salvo exceções previstas em lei - de rediscussão da
matéria em nova demanda.
b) perempção, impossibilitando-se a rediscussão da
matéria em nova demanda, salvo se diversas as partes.
c) como regra, a formação de coisa julgada
material, sem que se possa - salvo exceções legalmente previstas - rediscutir a
matéria em nova demanda.
d) sempre a formação de coisa julgada formal, com a
possibilidade, sem exceções, de rediscussão da matéria em nova demanda.
e) sempre a formação de coisa julgada material,
jamais se podendo rediscutir a matéria em nova demanda.
56 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz /
Tendo sucumbido em primeiro grau, Ana Maria, por
intermédio de seu advogado, interpõe recurso de apelação no 14º dia e recolhe
as custas de preparo no 15º dia. Para quem entende que essa conduta configura
uma irregularidade insanável, terá ocorrido
a) ineficácia do apelo, cabendo ao Tribunal julgar,
discricionariamente, se haverá ou não seu recebimento e subsequente exame
meritório.
b) nulidade do apelo, que será desentranhado dos
autos e não admitido, por não poder gerar efeitos processuais.
c) preclusão temporal, não se recebendo o recurso
de apelação pela intempestividade.
d) preclusão lógica, sem recebimento do recurso de
apelação porque os atos praticados em dias distintos são inconciliáveis e geram
a inadmissibilidade recursal.
e) preclusão consumativa, com a consequência da não
admissibilidade do recurso de apelação, porque os atos deveriam ter sido
praticados simultaneamente, protocolando-se uma única peça processual.
57 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz
Dos recursos a seguir enumerados, aponte aquele que
é recebido, como regra, no duplo efeito, devolutivo e suspensivo:
a) recurso extraordinário.
b) apelação.
c) agravo de instrumento.
d) recurso especial.
e) agravo retido.
58 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz
Em relação ao recurso extraordinário, considere:
I. O Supremo Tribunal Federal, em decisão
irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário, quando a questão
constitucional nele versada não oferecer repercussão geral.
II. Para efeito da repercussão geral, será
considerada a existência, ou não, de questões relevantes do ponto de vista
econômico, político, social ou jurídico, que ultrapassem os interesses
subjetivos da causa.
III. O recorrente deverá demonstrar, em preliminar
do recurso, para apreciação exclusiva do Supremo Tribunal Federal, a existência
da repercussão geral.
IV. Haverá repercussão geral sempre que o recurso
impugnar decisão favorável à súmula ou jurisprudência dominante do Tribunal.
Está correto o que consta em
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas
d) II, III e IV, apenas.
e) I, III e IV, apenas.
59 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz /
No tocante à execução por quantia certa contra
devedor solvente, é correto afirmar:
a) A citação do executado far-se-á para pagamento
do débito em 24 horas, ou nomeação de bens à penhora.
b) Não estão sujeitos à execução os bens que a lei
considera impenhoráveis, mas poderão ser executados os bens inalienáveis, desde
que suntuosos.
c) A expropriação de bens do devedor consiste,
exclusivamente, na adjudicação em favor do exequente, na alienação por
iniciativa particular e na alienação em hasta pública.
d) À falta de outros bens, podem ser penhorados os
frutos e rendimentos dos bens inalienáveis, salvo se destinados à satisfação da
prestação alimentícia.
e) Mesmo após a adjudicação ou alienação dos bens,
pode o executado, a todo tempo, remir a execução, desde que pague ou consigne a
importância atualizada do débito, juros, custas e honorários advocatícios.
60 - FCC - 2014 - TJ-AP - Juiz
Em relação aos embargos do devedor, é correto
afirmar:
a) A decisão relativa aos efeitos dos embargos, se
recebidos no duplo efeito ou somente no efeito devolutivo, é irrecorrível, por
ausência de gravame.
b) Uma vez opostos, como regra conceder-se-á o
efeito suspensivo da execução.
c) O Juiz os rejeitará liminarmente quando
intempestivos, quando inepta a petição inicial, ou quando manifestamente
procrastinatórios.
d) Serão oferecidos no prazo de 10 dias, contados
da data da juntada aos autos do mandado de citação.
e) Quando houver mais de um executado, o prazo para
embargar só se iniciará após a citação de todos os devedores.
61 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
O imposto de competência dos municípios que deverá
ter suas alíquotas mínimas e máximas fixadas em lei complementar é o imposto
sobre
a) propriedade territorial rural.
b) propriedade territorial urbana.
c) serviços de qualquer natureza, não compreendidos
na competência dos Estados.
d) transmissão de bens imóveis a título gratuito e
causa mortis.
e) transmissão de bens imóveis a título oneroso e
por ato inter vivos.
62 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
Sobre garantias e privilégios do crédito
tributário, é correto afirmar que
a) o crédito tributário, na falência, se sujeita a
concurso de credores com créditos decorrentes de legislação do trabalho ou do
acidente do trabalho e com os créditos extraconcursais.
b) o bem gravado com cláusula de impenhorabilidade
convencional responde pelo pagamento do crédito tributário, qualquer que seja a
data de constituição do ônus.
c) o termo inicial da presunção de alienação de
bens em fraude à execução é o despacho do juiz que ordena a citação em sede de
execução fiscal.
d) a decretação de indisponibilidade de bens e
direitos de devedor tributário devidamente citado, que não paga nem oferece
bens à penhora no prazo legal, e não são encontrados bens penhoráveis, deve ser
decretada apenas em sede de medida cautelar fiscal.
e) o crédito tributário, na falência, prefere a
qualquer outro, seja qual for sua natureza ou tempo de sua constituição,
ressalvados apenas os créditos decorrentes da legislação do trabalho ou do
acidente do trabalho e os créditos extraconcursais.
63 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
Nos tributos sujeitos a lançamento por homologação,
em não havendo pagamento antecipado e, por conseguinte, sendo lavrado auto de
infração de imposição de multa - AIIM, haverá prescrição após 5 anos, a contar
a) da ocorrência do fato gerador.
b) do primeiro dia do exercício financeiro seguinte
à ocorrência do fato gerador.
c) da constituição definitiva do crédito
tributário, que se dá com a declaração feita pelo sujeito passivo.
d) da notificação ao sujeito passivo da lavratura
do AIIM, quando se considera constituído definitivamente o crédito tributário,
caso o autuado não apresente impugnação no prazo legal.
e) do primeiro dia do exercício financeiro seguinte
à lavratura do AIIM, quando o autuado apresenta impugnação no prazo legal.
64 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
O pagamento é a forma mais rudimentar de extinção
do crédito tributário. Sobre o pagamento, é INCORRETO afirmar:
a) Haverá presunção de pagamento integral do
crédito tributário quando, tratando-se de pagamento em parcelas, se comprovar o
pagamento da última parcela.
b) O vencimento do crédito tributário ocorre em 30
dias, a contar da data da notificação válida do lançamento feita ao sujeito
passivo, desde que a legislação tributária específica não fixe o tempo para
pagamento.
c) Os juros de mora são calculados à taxa de 1% ao
mês, se a lei não dispuser de modo diverso.
d) Na pendência de consulta tempestiva formulada ao
Fisco, não haverá incidência de acréscimos decorrentes da mora.
e) O pagamento em cheque somente opera a extinção
do crédito tributário após o resgate do título pelo sacado.
65 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
Considerando o conceito legal de tributo, as
espécies de obrigação tributária e a interpretação da hipótese de incidência, é
correto afirmar:
a) O pagamento de tributo mediante trabalho
prestado ao sujeito ativo como forma de compensação é admitido, na medida em
que tributo é prestação pecuniária em moeda ou cujo valor nela se possa
exprimir.
b) A incidência de tributo sobre um fato gerador
depende da vontade do sujeito passivo em praticar o fato e, por conseguinte,
pagar o tributo. Logo, tributo é obrigação contratual implícita entre o sujeito
passivo e o Fisco.
c) A incidência de tributo sobre o lucro ou renda
auferida em atividade ilícita é admitida, na medida em que o fato de se auferir
lucro ou renda, por si só, é fato lícito, e, na interpretação da hipótese de
incidência, é irrelevante a natureza do seu objeto ou dos seus efeitos.
d) Sobre o negócio jurídico nulo não incide
tributo, ainda que seja caracterizado fato gerador do tributo, do mesmo modo
que não incide tributo sobre atos ilícitos que configurem, em tese, fato
gerador de tributo.
e) A multa por infração à legislação tributária
quando não paga se converte em tributo, na medida em que a obrigação tributária
acessória descumprida converte-se em obrigação tributária principal
relativamente à penalidade pecuniária.
66 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
As operações relativas à circulação de mercadorias
e a saída de mercadoria de estabelecimento de contribuinte correspondem,
respectivamente, aos seguintes aspectos da hipótese de incidência do ICMS -
Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços
a) espacial e temporal.
b) material e temporal.
c) material e espacial.
d) espacial e quantitativo.
e) temporal e espacial.
67 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
Segundo o Código Tributário Nacional, em regra, o
lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e
rege-se pela lei então vigente. Tratando-se de impostos lançados a certo
período de tempo, desde que a lei instituidora fixe expressamente a data em que
o fato gerador se considera ocorrido, é correto afirmar que o imposto sobre
a) transmissão onerosa de imóveis por ato inter
vivos, que tem lançamento por homologação, não se submete à regra geral.
b) serviços de qualquer natureza, que tem
lançamento de ofício, se submete à regra geral.
c) serviços de transporte interestadual e
intermunicipal, que tem lançamento por homologação, não se submete à regra
geral.
d) propriedade de veículo automotor, que tem
lançamento por declaração, se submete à regra geral.
e) propriedade territorial urbana, que tem
lançamento de ofício, não se submete à regra geral.
68 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
Diante da simulação de negócio jurídico que
dissimula a ocorrência de um fato gerador, o Código Tributário Nacional traz
norma, conforme denominação doutrinária, de caráter “antielisivo”, cuja regra
é:
a) anulação do negócio jurídico simulado em ação
judicial própria e início do prazo prescricional somente a partir do trânsito
em julgado da decisão.
b) declaração de nulidade do negócio jurídico em
ação judicial própria e início do prazo prescricional somente a partir do
trânsito em julgado da decisão.
c) revogação do negócio jurídico simulado e do
lançamento respectivo, por ato de autoridade administrativa competente, com
posterior lançamento de ofício do tributo efetivamente devido.
d) desconsideração do fato gerador fruto da
simulação, além de constituição do crédito tributário que teve por fato gerador
o negócio efetivamente praticado e que se pretendeu omitir.
e) consideração do negócio jurídico simulado pela
autoridade administrativa competente, observados os procedimentos a serem
estabelecidos em lei ordinária.
69 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
Considerando a repartição constitucional de
receitas tributárias, é correto afirmar que
a) o município fica com cem por certo do produto
arrecadado, quando fiscaliza e arrecada o ITR - Imposto sobre a Propriedade
Territorial Rural, imposto de competência da União.
b) compete ao Município de origem da ocorrência do
fato gerador 25% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações
relativas ao ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de
transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
c) pertence aos Municípios 50% do produto da
arrecadação do IR - Imposto de Renda, de competência da União, sobre a renda e
proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a
qualquer título, por eles, suas autarquias e fundações que instituírem e
mantiverem.
d) a União entregará ao Fundo de Participação dos
Estados e do Distrito Federal 27,5% do produto da arrecadação do IR - Imposto
de Renda incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por
eles, suas autarquias e fundações que
instituírem e mantiverem.
e) a União entregará aos Estados e Distrito Federal
10% do produto da arrecadação do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados,
pelos fatos geradores ocorridos em seus territórios.
70 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
No que concerne aos empréstimos compulsórios,
assinale a opção incorreta.
a) Aplica-se o princípio da anterioridade aos
empréstimos compulsórios, no caso de investimento público de caráter urgente e
de relevante interesse nacional.
b) A competência para instituir empréstimo
compulsório é exclusiva da União.
c) Medida provisória pode instituir empréstimo
compulsório, no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante
interesse nacional.
d) A lei fixa obrigatoriamente o prazo de
empréstimo compulsório e as condições de seu resgate.
e) Segundo o STF, se o empréstimo compulsório for
pago em dinheiro, a sua restituição deve ser também em dinheiro.
71 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
A CF traça critérios no tocante à limitação ao
poder de tributar, uma vez que é necessário haver harmonia entre os entes
federados que podem instituir tributos, a fim de que não haja, entre outros
aspectos, a bitributação. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
a) Excepcionalmente, a União e os estados podem
aumentar tributos sem lei que os estabeleça, os quais somente podem incidir no
exercício fiscal imediatamente posterior.
b) A instituição de tributo federal deve ser sempre
uniforme em todo o território nacional e não deve implicar distinção ou
preferência em relação a estado, ao DF ou a município, admitindo-se a concessão
de incentivos fiscais para promover o equilíbrio socioeconômico entre as
diferentes regiões do Brasil.
c) Nas situações de calamidade pública e de estado
de sítio, é plenamente válida a utilização de tributos com efeito de confisco,
desde que publicada a lei respectiva e que sua incidência se efetive no
exercício posterior ao da publicação da lei.
d) É válida a incidência de tributo sobre os patrimônios
correspondentes aos templos de qualquer culto, desde que sejam instituídos de
maneira uniforme sobre todas as denominações, de modo que não se faça qualquer
distinção entre as diversas religiões.
e) É da competência da União a instituição de impostos
sobre a importação de produtos estrangeiros, a exportação de produtos nacionais
ou nacionalizados para o exterior e a transmissão causa mortis e doação de
quaisquer bens ou direitos.
72 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
Com relação à responsabilidade tributária, assinale
a opção correta.
a) A responsabilidade por infrações à legislação
tributária depende da intenção do agente, da efetividade, da natureza e da
extensão dos efeitos do ato, salvo disposição em contrário.
b) Há vedação no sentido de que a lei atribua, de
modo expresso, a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa
vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação.
c) Nas infrações conceituadas em lei como crimes, a
responsabilidade será pessoal do agente, ainda que praticadas no exercício
regular de administração.
d) Os sucessores a qualquer título, mas não o
cônjuge meeiro, são pessoalmente responsáveis pelos tributos devidos pelo de
cujus até a data da partilha.
e) A responsabilidade tributária é excluída pela
denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do
tributo devido e dos juros de mora.
73 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
Acerca dos princípios gerais referentes aos
tributos, assinale a opção incorreta.
a) As taxas não podem ter base de cálculo própria
de impostos.
b) Cabe à lei complementar regular as limitações
constitucionais ao poder de tributar.
c) A aplicação dos recursos oriundos de empréstimo
compulsório não pode ser vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.
d) A pessoa natural destinatária de operações de
importação pode ser equiparada a pessoa jurídica, na forma da lei.
e) A União, mediante lei complementar, pode
instituir empréstimo compulsório.
74 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
Não extinguem o crédito tributário
a) a conversão do depósito em renda e a decadência.
b) a decisão judicial contra o fisco passada em
julgado e a prescrição.
c) a transação e a decisão administrativa
irreformável, e não mais anulável.
d) a remissão e a consignação em pagamento.
e) o refinanciamento e a compensação.
75 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
Com relação aos princípios constitucionais
tributários e às limitações ao poder de tributar, assinale a opção correta.
a) Segundo o STF, não se admite que lei ordinária
institua modalidade de extinção do crédito tributário que não esteja previsto
em lei complementar.
b) Segundo o STJ, decreto municipal pode atualizar
o IPTU em percentual superior ao índice oficial de correção monetária, mas não
pode majorar a base de cálculo, de modo a torná-lo mais oneroso.
c) Segundo o STF, as limitações ao poder de
tributar são suscetíveis de supressão ou excepcionalização, ou seja, o
princípio da anterioridade pode ser abolido por emenda constitucional.
d) Não há exceção ao princípio constitucional da
legalidade para alteração de alíquotas de impostos. Tais alterações devem ser
realizadas mediante lei.
e) As entidades fechadas de previdência social
privada são alcançadas pela imunidade tributária conferida a instituições de
assistência social sem fins lucrativos. Essa imunidade estende-se também para
as entidades que recebem contribuição de seus beneficiários.
76 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
Com relação aos tributos estaduais, assinale a
opção correta.
a) O ITCMD incide sobre bens móveis, mas não sobre
os bens imóveis, haja vista a natureza destes bens.
b) O entendimento do STJ é de que o ICMS incide no
serviço de provedores de acesso à Internet.
c) Segundo o STJ, é legítima a cobrança de ICMS
sobre operações interestaduais realizadas por empresa de construção civil,
quando da aquisição de bens necessários ao desempenho de sua atividade fim.
d) Em caso de inventário por morte presumida,
incide o ITCMD.
e) É inconstitucional lei complementar que conceda
isenções do ICMS incidente nas operações com serviços e outros produtos
destinados ao exterior, além dos previstos na CF.
77 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
A respeito da repartição da receita tributária,
assinale a opção correta.
a) Nenhum imposto municipal sofre repartição do
tributo de sua arrecadação.
b) Todos os impostos estaduais têm o produto de sua
arrecadação repartidos.
c) Cinquenta por cento do produto da arrecadação
dos impostos sobre importação e exportação pertencem aos estados, conforme a
origem.
d) Segundo o STJ, quando um servidor público
estadual pretende obter isenção de imposto de renda retido na fonte, a União
deve ocupar o polo passivo de eventual demanda judicial, haja vista ser o ente
competente para instituí-lo.
e) O município tem direito a 25% do produto da
arrecadação do IPVA de veículos licenciados em seu território.
78 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
Com relação aos tributos e às suas espécies,
assinale a opção incorreta.
a) A contribuição de intervenção no domínio
econômico é utilizada pela União quando ela atua como agente normativo e
regulador da ordem econômica, exercendo as funções de fiscalização, ncentivo e
planejamento, nos termos da CF.
b) Sobre as receitas decorrentes de exportação
incide a contribuição social, mas não incide a contribuição de intervenção no
domínio econômico.
c) As contribuições no interesse de categorias
profissionais ou econômicas, conhecidas também por contribuições corporativas,
incluem as contribuições sindicais e as contribuições para os conselhos de
fiscalização profissional.
d) A contribuição para o custeio do serviço de
iluminação pública deve obedecer tanto aos princípios da anterioridade quanto
aos da noventena.
e) Apenas os municípios e o DF podem instituir
contribuição para custear o serviço de iluminação pública.
79 - FCC - 2014 - TJ-CE - Juiz
Praticado um ato jurídico de objeto lícito, mas
cujo exercício, levado a efeito sem a devida regularidade, acarreta um
resultado que se considera ilícito (FRANÇA, R. Limongi. Instituições de Direito
Civil. 4. ed., Saraiva, 1991, p. 891), pode-se afirmar que o agente
a) cometeu ato ilícito que só pode determinar
indenização por dano moral.
b) incorreu em abuso do direito.
c) praticou ato ilícito, mas que não pode implicar
qualquer sanção jurídica.
d) realizou negócio nulo.
e) realizou negócio anulável.
80- FCC - 2014 - TJ-CE - Juiz /
Celebrado contrato de mútuo com garantia
hipotecária, por instrumento público,
a) o distrato poderá dar-se por instrumento
particular, mas a quitação exigirá instrumento público, porque o instrumento
particular não serve para o cancelamento da hipoteca.
b) a quitação e o distrato poderão dar-se por
instrumento particular.
c) a quitação e o distrato exigem instrumento
público.
d) a quitação poderá dar-se por instrumento
particular, mas para cancelamento da hipoteca será necessário instrumento
público.
e) a quitação poderá ser dada por instrumento
particular, que servirá para o cancelamento da hipoteca.
81- FCC - 2014 - TJ-CE - Juiz /
O Código Civil, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de
2002, estabelece um prazo geral de prescrição de dez anos e alguns prazos
especiais, entre eles o de cinco anos para certas pretensões, não incluindo
aquelas contra a Fazenda Pública. Nesse caso, a disposição do Decreto nº
20.910, de 06 de janeiro de 1932, que fixa a prescrição quinquenal das
pretensões contra a Fazenda Pública,
a) foi revogada expressamente pelo Código Civil, na
medida que dispôs integralmente sobre a matéria referente à prescrição.
b) não foi revogada e só poderá vir a ser revogada
por outro decreto.
c) não mais regula a matéria, porque ela não pode
prevalecer contra disposição de lei.
d) foi revogada tacitamente, prevalecendo o prazo
geral de dez anos para as pretensões contra a Fazenda Pública.
e) continua em vigor, porque não se verifica
nenhuma hipótese de revogação que a atinja e esse decreto ocupa a posição
hierárquica de lei ordinária.
82- FCC - 2014 - TJ-CE - Juiz
A empresa individual de responsabilidade limitada é
a) ente despersonalizado, porque suas atividades
são exercidas pela pessoa física ou jurídica que a instituir.
b) pessoa jurídica de direito privado, que só
poderá ser instituída por outra pessoa jurídica também de direito privado, mas
não terá capital social.
c) pessoa jurídica de direito privado e será
constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social.
d) pessoa jurídica de direito privado cuja
personalidade se confunde com a de seu instituidor e não possui capital social.
e) pessoa jurídica de direito público, ou de
direito privado, segundo seja seu instituidor uma pessoa natural ou um ente
público.
83- FCC - 2014 - TJ-CE - Juiz
Entre os poderes do juiz, ao fixar a indenização por
res- ponsabilidade civil extracontratual, acha-se o de
a) impor a pessoa incapaz, qualquer que seja a sua
situação econômica ou financeira, condenação a indenizar, se as pessoas por ele
responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios
suficientes.
b) desconsiderar, em qualquer hipótese, a sentença
absolutória proferida no Juízo criminal.
c) desconsiderar a circunstância de a vítima ter
concorrido culposamente para o evento danoso.
d) reduzir, equitativamente, a indenização, se
houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano produzido.
e) reconhecer a responsabilidade objetiva do
causador do dano discricionariamente, segundo as circunstâncias do evento
danoso.
84- FCC -
2014 - TJ-CE - Juiz
Nos contratos de financiamento, por instituição
financeira, com alienação fiduciária em garantia de bem móvel, não sendo paga a
dívida, o credor
a) poderá promover ação de busca e apreensão do
bem, independentemente de notificação prévia do devedor ou de protesto do
título, porque a mora se configura pela falta de pagamento no respectivo termo.
b) poderá promover ação de busca e apreensão do
bem, que terá de ser vendido judicialmente para satisfação de seu crédito.
c) poderá promover ação de busca e apreensão do bem
e deverá vendê-lo para satisfazer seu crédito.
d) só poderá cobrar a dívida, porque, desde a
edição da súmula vinculante nº 25 do Supremo Tribunal Federal, não poderá
ocorrer a prisão do fiduciante, que é considerado depositário, se o bem não for
encontrado.
e) poderá promover ação de busca e apreensão do bem
alienado e, alternativamente, vendê-lo para satisfazer seu crédito ou
consolidar definitivamente o domínio em seu patrimônio, a título de pagamento.
85- FCC -
2014 - TJ-CE - Juiz /
Segundo o Estatuto da Terra,
a) em nenhuma hipótese são aplicáveis normas
pertinentes à parceria, quando as partes celebrarem contrato de arrendamento,
devendo, quanto a este, aplicarem-se subsidiariamente apenas as regras do
contrato de sociedade.
b) o proprietário pode exigir do arrendatário ou do
parceiro exclusividade da venda da colheita, mas é vedado exigir a aceitação de
pagamentos em “ordens”, “vales”, “borós” ou outras formas regionais de
pagamento.
c) o prazo dos contratos de parceria agrícola, desde
que não convencionado pelas partes, será no mínimo de cinco anos, assegurado ao
parceiro o direito à conclusão da colheita pendente.
d) presume-se feito, pelo prazo mínimo de três
anos, o arrendamento por tempo indeterminado, mas, no caso de retardamento da
colheita por motivo de força maior, considerar-se-á esse prazo prorrogado nas
mesmas condições, até sua ultimação.
e) na parceria agrícola é livre a estipulação da
cota pertencente ao proprietário.
86- FCC - 2014 - TJ-CE - Juiz
Apresentado título para registro, o oficial do
registro de imóveis, entendendo que há exigência a ser satisfeita, indica-la-á
por escrito, mas, não se conformando o apresentante ou não podendo
satisfazê-la, será o título
a) imediatamente submetido ao juiz competente que, ouvidos
o apresentante e demais interessados bem como o representante do Ministério
Público, proferirá sentença, sujeita a coisa julgada material.
b) remetido ao juízo competente, a seu requerimento
e com a declaração de dúvida, para dirimi-la, cuja decisão tem natureza
administrativa e não impede o uso de processo contencioso.
c) remetido ao juízo competente, a seu
requerimento, perante o qual deverá requerer a declaração de não existir
exigência a ser cumprida, mas a improcedên- cia do pedido não impedirá o uso de
processo con- tencioso.
d) devolvido ao apresentante, que terá de suscitar
ao juiz competente dúvida inversa.
e) retido no cartório, até que outro seja
apresentado livre de vício, ou incorreção ou imperfeição.
87- FCC - 2014 - TJ-CE - Juiz Direito
Analise as assertivas a /
seguir:
I. O pacto antenupcial não terá efeito perante
terceiros senão depois de registrado em livro especial pelo oficial do Registro
de Imóveis do domicílio dos cônjuges.
II. É inalterável o regime de bens do casamento,
ainda que mediante autorização judicial.
III. No regime da comunhão universal de bens só não
se comunicam aqueles herdados ou recebidos por doação com cláusula de
incomunicabilidade.
IV. No regime da comunhão parcial de bens não se
comunicam as obrigações provenientes de atos ilícitos, salvo reversão em
proveito do casal.
V. No regime de separação de bens, ambos os
cônjuges são obrigados a contribuir para as despesas do casal na proporção dos
rendimentos de seu trabalho e de seus bens, salvo estipulação em contrário no
pacto antenupcial.
Sobre o regime de bens do casamento, é correto o
que se afirma APENAS em
a) III, IV e V.
b) I, III e V.
c) I, IV e V.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
88 - FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz /
No seguro de vida ou de acidentes pessoais para o
caso de morte,
a) a indenização sempre beneficiará o cônjuge
sobrevivente casado sob o regime da comunhão universal ou parcial de bens.
b) o capital estipulado só fica sujeito às dívidas
do segurado que gozem de privilégio geral ou especial.
c) é obrigatória a indicação de beneficiário, sob
pena de ineficácia, revertendo o prêmio pago à herança do segurado falecido.
d) o capital estipulado não está sujeito às dívidas
do segurado, nem se considera herança para todos os efeitos de direito.
e) o capital segurado só pode ser pago a herdeiros
legítimos, não se admitindo a indicação de pessoa estranha à ordem de vocação
hereditária para recebê- lo.
89 - VUNESP - 2014 - UNICAMP - Procurador
Tratando-se de processo cujo objeto verse sobre
complementação de aposentadoria, suportada por entidade privada de previdência
complementar, decorrente de pacto celebrado durante o contrato de trabalho, a
atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal entende ser competente
materialmente para
a) julgar o mérito a Justiça do Trabalho.
b) julgar o mérito a Justiça Comum.
c) executar as sentenças de mérito, prolatadas após
20.02.2013, a Justiça do Trabalho.
d) executar as sentenças de mérito, prolatadas até
20.02.2013, a Justiça Comum.
e) executar as sentenças de mérito,
independentemente de quando prolatadas, a Justiça Comum.
90 - VUNESP - 2014 - UNICAMP - Procurador
Em razão de um mesmo fato que ocasionou danos a
interesses difusos de trabalhadores exclusivamente nas cidades de Campinas,
Santos e São Paulo, o sindicato, ao tomar conhecimento, resolve ajuizar ação
civil pública. Nessa hipótese, à luz da atual redação da OJ 130 da SDI – II do
TST, a ação deverá ser endereçada
a) ao Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região,
por se tratar de dissídio coletivo.
b) ao Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região
ou ao Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região.
c) a uma das varas do trabalho localizadas em Campinas,
Santos ou São Paulo.
d) exclusivamente a uma das varas do trabalho
localizadas na Capital de São Paulo.
e) tanto a uma das varas do trabalho localizadas na
Capital de São Paulo quanto na cidade de Campinas.
91 - VUNESP - 2014 - UNICAMP - Procurador
Postada notificação para que o reclamado pratique
determinado ato no dia 22.11.2013 (sexta-feira) e considerando que não houve
feriado na semana imediatamente posterior à postagem da notificação,
presume-se que o início do prazo ocorreu no dia
a) 22.11.2013, começando a contagem do prazo no dia
25.11.2013.
b) 23.11.2013, começando a contagem do prazo no dia
26.11.2013.
c) 25.11.2013, começando a contagem do prazo no dia
26.11.2013.
d) 26.11.2013, começando a contagem do prazo no dia
27.11.2013.
e) 26.11.2013, começando a contagem do prazo nesse
mesmo dia.
92 - VUNESP - 2014 - UNICAMP - Procurador
De acordo com OJ 113 da SDIII do TST, ajuizada
ação cautelar, com pedido liminar, cujo objeto seja a concessão de efeito
suspensivo a recurso ordinário em mandado de
segurança, o Judiciário
a) extinguirá o processo sem resolução de mérito,
por ausência de interesse de agir.
b) julgará o mérito do pleito, extinguindo o
processo com resolução de mérito.
c) determinará a citação do réu, antes de analisar
o pedido liminar.
d) apreciará o pedido liminar, antes da audiência
de justificação prévia.
e) determinará audiência de justificação prévia e,
em seguida, julgará o mérito do pleito.
93 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
A sujeição de determinadas atividades ao
licenciamento ambiental é tida como manifestação do poder de polícia voltada à
proteção do meio ambiente porque
a) a outorga de licença é ato de império da
Administração, de caráter discricionário e não sujeito a controle
jurisdicional.
b) a ausência do licenciamento, quando devido,
implica a prática de crime ambiental, passível de persecução por órgãos
policiais.
c) existe, no curso do licenciamento, a
possibilidade de negociação e concertação entre o interesse público e o
particular, de modo que em certos casos possa haver o afastamento da supremacia
do primeiro.
d) se trata do condicionamento do exercício de
direitos individuais por razões de interesse público, o que corresponde à
definição do poder de polícia administrativa.
e) é instituto disciplinado pela Constituição e
pelas leis estaduais, voltado à atividade da Administração Pública.
94 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
No que diz respeito à forma de constituição, as
áreas de preservação permanente
a) e das unidades de conservação são
necessariamente criadas por ato do poder executivo.
b) e das unidades de conservação são
necessariamente criadas por ato do poder legislativo.
c) são sempre criadas por lei, ao passo que as
unidades de conservação são sempre criadas por ato administrativo.
d) são criadas por ato do poder executivo mediante
prévia autorização legislativa, ao passo que as unidades de conservação podem
ser criadas diretamente por lei.
e) podem ser criadas por previsão legislativa
genérica, enquanto as unidades de conservação dependem de ato concreto do poder
público.
95 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
Dentre os instrumentos de proteção do conhecimento
tradicional associado ao patrimônio genético, NÃO se inclui
a) a indicação de origem do conhecimento
tradicional em publicações de caráter científico.
b) a aprovação do uso do conhecimento tradicional
pelo Conselho Nacional de Biossegurança - CNBS.
c) o direito à percepção de royalties ou qualquer
outra remuneração pela exploração econômica do conhecimento tradicional por
terceiros.
d) a extensão da proteção jurídica a toda a
comunidade indígena ou local, ainda que apenas um membro da comunidade seja
detentor do conhecimento tradicional.
e) o direito de impedir a utilização não autorizada
do conhecimento tradicional.
96 - FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de
Contas
Considere as afirmações abaixo, a respeito do
estudo de impacto ambiental (EIA):
I. O estudo de impacto ambiental é obrigatório em
qualquer hipótese de realização de obra ou atividade que cause risco de dano
ambiental, independentemente de sua magnitude.
II. O diagnóstico ambiental da área de influência
do projeto e a definição de medidas mitigadoras dos eventuais impactos
negativos estão entre os elementos obrigatórios do estudo de impacto ambiental.
III. O órgão ambiental licenciador não está
obrigado a aceitar as conclusões do estudo de impacto ambiental e poderá
solicitar esclarecimentos e complementações.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I.
b) I e II.
c) II e III.
d) II.
e) III.
97 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
a) No caso de morte presumida, a pensão por morte
será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou
não, a contar da data do requerimento.
b) Os dependentes têm direito ao recebimento desse
benefício se o segurado, à época do seu falecimento, já possuir os requisitos
necessários para obter qualquer das aposentadorias do RGPS, mesmo que tenha
perdido a condição de segurado.
c) A concessão da pensão por morte não será
protelada pela falta de habilitação de outro possível dependente; no entanto,
qualquer inscrição ou habilitação legítima posterior que importe em exclusão ou
inclusão de dependente produzirá efeito retroativo, sendo de responsabilidade
do primeiro beneficiário arcar com os valores pretéritos em favor da parte
legitimamente habilitada.
d) Mediante prova do desaparecimento do segurado em
consequência de acidente, desastre ou catástrofe, seus dependentes farão jus a
pensão provisória. Verificado o reaparecimento do segurado, o pagamento da
pensão cessará imediatamente, ficando os dependentes obrigados à reposição dos
valores recebidos, mesmo na hipótese de boa-fé.
e) Ainda que comprovada a necessidade econômica
superveniente, a mulher que renunciou aos alimentos na separação judicial não
tem direito à pensão previdenciária por morte do ex-marido, conforme
entendimento do STJ.
98 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
Acerca dos segurados da previdência social e de
seus dependentes, assinale a opção correta.
a) O brasileiro civil que trabalha no exterior para
organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá
domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de
previdência, é segurado obrigatório da previdência social, na qualidade de
empregado.
b) Mantém a qualidade de segurado,
independentemente de contribuições, até doze meses após a cessação das
contribuições, o segurado facultativo.
c) A dependência econômica do cônjuge, da
companheira, do companheiro, dos pais e do filho não emancipado, de qualquer
condição, menor de 21 anos de idade ou inválido, em relação ao segurado, é
presumida.
d) O ministro de confissão religiosa e o membro de
instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa, é segurado
obrigatório da previdência social, na qualidade de contribuinte individual.
e) Todos aqueles que prestam serviço de natureza
urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de
emprego, são segurados obrigatórios da previdência social, na qualidade de
trabalhadores avulsos.
99 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de
Contas
Em relação às disposições constitucionais relativas
à previdência social, assinale a opção correta.
a) É assegurada aposentadoria por idade no RGPS aos
65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, reduzido em cinco
anos o limite para os professores de ambos os sexos.
b) É assegurada aposentadoria por tempo de
contribuição no RGPS aos 35 anos de contribuição, se homem, e 30 anos de
contribuição, se mulher, reduzido tal prazo em cinco anos para os trabalhadores
rurais e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar.
c) O sistema de inclusão previdenciária dos
trabalhadores de baixa renda deve ter alíquotas e carências inferiores às
vigentes para os demais segurados do RGPS.
d) Segundo previsão constitucional, exceto na
hipótese de profissionais da saúde, é vedada a filiação ao RGPS, na qualidade
de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de
previdência.
e) As contribuições do empregador, os benefícios e
as condições contratuais previstas nos estatutos, regulamentos e planos de
benefícios das entidades de previdência privada integram o contrato de trabalho
e a remuneração dos participantes.
100 - CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial
de Contas
Em relação ao custeio da seguridade social,
assinale a opção correta.
a) O contribuinte individual que pretenda contar
como tempo de contribuição, para fins de obtenção de benefício no RGPS ou de
contagem recíproca do tempo de contribuição, período de atividade remunerada
alcançada pela decadência deverá indenizar o INSS.
b) O direito da seguridade social de apurar e
constituir seus créditos extingue-se após dez anos contados do primeiro dia do
exercício seguinte àquele em que o crédito poderia ter sido constituído.
c) Por se inserir na hipótese constitucional de
competência residual da União, a instituição de contribuição para o seguro de
acidente do trabalho dar-se-á por lei complementar.
d) Segundo a jurisprudência do STF, norma legal que
altera o prazo de recolhimento da obrigação tributária se sujeita ao princípio
da anterioridade.
e) Nas ações trabalhistas de que resultar o
pagamento de direitos sujeitos à incidência de contribuição previdenciária, as
sentenças judiciais ou os acordos homologados em que não figurarem, discriminadamente,
as parcelas legais relativas às contribuições sociais só poderão ser exigidas
em nova ação judicial autônoma a ser ajuizada pela fazenda nacional.
JURISPRUDÊNCIA SELECIONADA
SIMULADO 01: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO - RANKING
SIMULADO 02: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO - RANKING SIMULADO 03: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO - RANKING - ERRATA
SIMULADO 04: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO
SIMULADO 05: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO
SIMULADO 06: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO
SIMULADO 07: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO
COMPILAÇÃO DA SEMANA SEMANA 01 SEMANA 02
TEMAS IMPORTANTES:
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