como prometido, segue o segundo simulado.
SIMULADO 04 - 05/10/2014
FOLHA DE RESPOSTA
PARA EVITAR PROBLEMAS NO DOWNLOAD NO ARQUIVO, RECOMENDAMOS O ACESSO ATRAVÉS DO GOOGLE CHROME E CRIAÇÃO DE CONTA NO DROPBOX.
REGRAS DO CONCURSO
O Concurso Público para provimento de cargos de Procurador do Estado constará de:
1ª Fase – Prova Objetiva;
2ª Fase – Prova Discursiva;
3ª Fase – Prova Prática;
4ª Fase – Avaliação de Títulos.
A 1ª Fase – Prova Objetiva constará de 100 (cem) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada questão, com duração de 5 (cinco) horas, e abrangerá todo o conteúdo programático, contendo, preferencialmente, a seguinte distribuição de questões por disciplina:
Direito Constitucional 20
Direito Administrativo 20
Direito Processual Civil 20
Direito Tributário 18
Direito Civil 10
Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 04
Direito Ambiental 04
Direito Previdenciário 04
Aconselho que tentem fazer o simulado dentro das 05 (cinco) horas previstas no edital.
Aqueles que quiserem participar do ranking deste simulado, favor preencher o gabarito em arquivo EXCEL disponibilizado no Blog, imprimir em .pdf e enviar para aprovacaopge@hotmail.com.
Neste segundo simulado, a correção através da planilha EXCEL será automática.
01 - FCC - 2010 -
PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal
A
arguição de descumprimento de preceito fundamental é um instrumento que tem
como característica
a) possuir
caráter subsidiário, sendo admitida a propositura quando for relevante o
fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal,
estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição.
b) ter
como objeto exclusivo a proteção dos direitos fundamentais previstos na
Constituição Federal.
c) conferir
legitimidade ativa a qualquer cidadão, ao lado dos legitimados para propor a
ação direta de inconstitucionalidade.
d) gerar
efeito vinculante para os demais órgãos judiciais e da administração, quando a
decisão for tomada pela maioria simples dos membros do Supremo Tribunal
Federal.
e) validar
decisão somente para o julgamento do caso concreto.
02 - FCC - 2010 -
PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal
O
Supremo Tribunal Federal poderá aprovar súmula com efeito vinculante, sendo
correto afirmar:
a) Acolhida
pelo Supremo Tribunal Federal a reclamação fundada em violação ao enunciado da
súmula vinculante, será dada ciência à autoridade prolatora, judicial ou
administrativa que deverá cumpri-la no caso concreto, sob pena de
responsabilização pessoal nas esferas cível, administrativa e penal.
b) Configurada
reiteradas decisões sobre determinada matéria constitucional, o Presidente do
Tribunal, após ouvir o Procurador-Geral da República, poderá aprovar súmula com
efeito vinculante.
c) O
pedido de cancelamento ou revisão dos enunciados de súmulas vinculantes poderá
ser feito por qualquer cidadão, com o título de eleitor válido, através de
reclamação ao Supremo Tribunal Federal.
d) O
Município poderá propor, em qualquer hipótese, a edição, revisão ou cancelamento
de enunciado da súmula vinculante aprovada desde que demonstre a consequência
da grave insegurança jurídica na esfera administrativa.
e) O
relator poderá admitir o amicus
curiae no procedimento de edição, revisão ou cancelamento de
enunciado da súmula vinculante, por decisão irrecorrível.
03 - FCC - 2010 -
PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal
A
intervenção do Estado nos seus Municípios poderá ocorrer
a) para
assegurar a observância dos princípios constitucionais de direitos da pessoa
humana.
b) com
o fim de manter a integridade nacional.
c) quando
o Tribunal de Justiça der provimento à representação para assegurar a
observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para promover
a execução de lei, de ordem ou da decisão judicial.
d) para
pôr termo a grave comprometimento da ordem pública.
e) para
garantir a autonomia Municipal.
04 - FCC - 2010 -
PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal
A
ordem econômica é fundada na valorização do trabalho humano e na livre
iniciativa, observados os princípios da
a) função
social da propriedade e da busca do pleno emprego.
b) defesa
do consumidor e do paralelismo.
c) livre
concorrência e da concessão de garantias pelas entidades públicas.
d) hierarquização
e da verticalidade.
e) indivisibilidade
e da independência.
05 - FCC - 2010 -
PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal
Assinale
a alternativa correta quanto aos direitos políticos.
a) A
lei que altera o processo eleitoral só entrará em vigor um ano após sua
promulgação.
b) Não
podem alistar-se como eleitores os estrangeiros, analfabetos e, durante o
período militar obrigatório, os conscritos.
c) A
idade mínima para elegibilidade do Presidente e Vice-Presidente da República é
de 30 (trinta) anos.
d) São
inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes
consanguíneos ou afins, até terceiro grau ou por adoção, do Presidente da
República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal ou de
Prefeito.
e) A
perda ou suspensão de direitos políticos pode ocorrer por incapacidade civil
absoluta, por recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação
alternativa ou por improbidade administrativa.
06 - FCC - 2010 - PGM-TERESINA-PI
- Procurador Municipal
Os
pagamentos devidos pela Fazenda Pública Federal, Estadual ou Municipal em
virtude de sentença judicial farse- ão
a) por
tabela fixa válida para todos os entes da federação no caso de precatórios de
pequenos valor.
b) através
de dotações orçamentárias e créditos abertos consignados pelo Poder Executivo,
cabendo ao Presidente do Tribunal determinar o pagamento dos precatórios
segundo as possibilidades do depósito.
c) por
precatórios de débitos de pequeno valor que devem compor a ordem cronológica
das requisições judiciais de pagamento de créditos de natureza alimentícia.
d) por
ordem cronológica de apresentação do precatório e à conta dos créditos
respectivos, com a designação do caso ou de pessoas nas dotações orçamentárias
e nos créditos adicionais abertos para este fim.
e) como
requisições de débitos de natureza alimentícia no caso das indenizações com
fundamento em morte ou invalidez, fundadas na responsabilidade civil.
07 - FCC - 2010 -
PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal
Determinada
publicação de âmbito nacional expôs aspectos da vida íntima de um artista, o
qual ingressou com uma ação indenizatória por danos materiais, morais e de
imagem contra o veículo de comunicação, tendo por objeto as consequências
negativas do teor da reportagem em sua vida pessoal e profissional. A lide
envolve o conflito entre a liberdade de imprensa, o direito de acesso à
informação e a proteção da intimidade. Neste contexto, é correto afirmar:
a) A
publicação deve respeitar os valores éticos e sociais da família, sendo
assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo e indenização a danos
morais, exclusivamente.
b) O
anonimato é garantido de forma ampla com o fim de assegurar a livre manifestação
do pensamento.
c) Há
o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano
material, moral ou à imagem, fato que deverá ser sopesado pelo juiz na análise
do caso concreto.
d) A
liberdade de informação jornalística deve ser ampla e irrestrita e prevalece
sobre a proteção da intimidade e da honra, que se torna um verdadeiro limite ao
acesso à informação.
e) É
vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística,
sendo livre a informação, que não poderá sofrer restrições de qualquer
natureza.
08 - FCC - 2010 -
PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal
Sobre
o reconhecimento da nacionalidade brasileira, é correto afirmar:
a) A
aquisição da nacionalidade ocorre pelo critério ius solis, de modo que qualquer pessoa nascida no território
brasileiro, mesmo que filho de estrangeiros, terá a nacionalidade primária
imposta, independentemente de sua vontade.
b) Não
pode haver distinção entre brasileiros natos e naturalizados, inclusive para
efeitos das condições de elegibilidade, com base no princípio da igualdade.
c) O
brasileiro naturalizado pode ser extraditado somente em caso de comprovado
envolvimento em tráfico de entorpecentes e drogas afins.
d) O
cancelamento da naturalização em virtude de atividade nociva ao interesse
nacional por sentença judicial leva à declaração da perda da nacionalidade
brasileira.
e) Brasileiros
natos ou pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham
sede no País são os únicos com direito a concessão de propriedade de empresa
jornalística, de radiodifusão sonora, de sons e de imagens.
09 - FCC - 2010 -
PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal
A
competência para legislar sobre educação e ensino é
a) concorrente
da União, dos Estados e do Distrito Federal.
b) privativa
da União.
c) privativa
dos Estados e do Distrito Federal.
d) comum
da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
e) privativa
do Município.
10 - FCC - 2010 -
PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal
É
correto afirmar, sobre os juizados especiais:
a) Os
juizados especiais devem ser providos exclusivamente por juízes togados, com
poderes para conciliar, julgar e executar causas cíveis de menor complexidade e
infrações penais de menor potencial ofensivo.
b) Os
recursos devem ser julgados por órgão colegiado criado exclusivamente para este
fim perante os Tribunais estaduais ou federais, de acordo com as regras gerais
de competência.
c) Compete
à União legislar exclusivamente sobre a criação, funcionamento e processo dos
juizados especiais.
d) Compete
à União, no Distrito Federal e Territórios, e aos Estados legislar sobre a
criação, funcionamento e procedimentos dos juizados especiais.
e) O
Poder Legislativo pode delegar ao Presidente da República o poder de organizar
os juizados especiais.
11 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
A
Constituição Federal estabelece que as guardas municipais
a) são
órgãos estaduais, instituídos pelas Constituições dos Estados, destinados à
proteção dos bens, serviços e instalações municipais.
b) poderão
ser constituídas pelos Municípios para, entre outros fins, exercer, em
colaboração com a Polícia Militar, a polícia ostensiva e a preservação da ordem
pública.
c) são,
juntamente com as polícias e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e
reserva do Exército.
d) poderão
ser constituídas pelos Municípios para, entre outros fins, exercer a proteção
de seus bens e dos bens dos munícipes.
e) poderão
ser constituídas pelos Municípios para, entre outros fins, exercer a proteção
de seus serviços, conforme dispuser a lei.
12 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
Considerando
a disciplina da Constituição Federal a respeito da intervenção do Estado-membro
em Município é correto afirmar que
a) a
intervenção somente será decretada, em qualquer das hipóteses autorizadoras da
medida, mediante prévia determinação do órgão competente do Poder
Judiciário.
b) a
intervenção pode ser decretada, entre outras hipóteses, quando o Tribunal de
Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de
princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de
lei, de ordem ou de decisão judicial.
c) a
intervenção pode ser decretada, entre outras hipóteses, para pôr termo a grave
comprometimento da ordem pública, mediante prévia solicitação do Poder
Executivo ou do Poder Legislativo local.
d) o
decreto interventivo, em qualquer das hipóteses autorizadoras da medida, não
produzirá efeitos sem prévia autorização da Assembleia Legislativa.
e) o
decreto de intervenção deverá nomear interventor, em qualquer das hipóteses
autorizadoras da medida, a fim de que sejam tomadas providências para sanar o
descumprimento da obrigação constitucionalmente imposta ao Município.
13 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
A
Constituição Federal faculta ao poder público municipal, mediante lei
específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei
federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não
utilizado, que promova seu adequado aproveitamento,
a) mediante
prévia manifestação do órgão estadual competente, a quem cabe opinar pela
aplicação da penalidade mais apropriada ao proprietário infrator, dentre as
sanções previstas na Constituição Federal.
b) sob
pena de aplicação de sanções ao proprietário, dentre as quais a Constituição
Federal não admite a cobrança de imposto sobre propriedade predial e
territorial urbana progressivo no tempo, já que esse tributo não tem finalidade
extrafiscal.
c) sob
pena de, entre outras medidas, parcelamento compulsório do imóvel, estando
vedada pela Constituição Federal a aplicação da sanção de edificação
compulsória pela administração pública municipal, já que esta última somente
poderá ser determinada por ordem judicial.
d) sob
pena de, entre outras medidas, desapropriação com pagamento mediante títulos da
dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, nos termos
previstos pela Constituição Federal.
e) sob
pena de, entre outras medidas, confisco do bem, mediante processo judicial em
que sejam asseguradas ao proprietário a ampla defesa e o contraditório.
14 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
A
fim de facilitar o exercício de direitos, a Constituição Federal garantiu a
gratuidade
a) do
registro civil de nascimento e da certidão de óbito, independentemente da
condição financeira do interessado.
b) aos
reconhecidamente pobres na forma da lei, do registro civil de nascimento, mas
não da certidão de óbito.
c) das
ações de habeas corpus e habeas data, somente aos
reconhecidamente pobres na forma da lei.
d) do habeas data, somente aos
reconhecidamente pobres na forma da lei, ao contrário do habeas corpus, cuja gratuidade foi
garantida independentemente da condição financeira do impetrante.
e) do habeas corpus e do habeas data, independentemente da
condição financeira do impetrante.
15 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
Suponha
que lei federal, editada em 2012, tenha incluído na condição de segurados
obrigatórios do regime geral da seguridade social, os ocupantes de empregos
públicos junto a Estados-membros e Municípios. Considerando as disposições da
Constituição Federal, essa lei
a) é
inconstitucional, uma vez que a competência para legislar inteiramente sobre a
matéria é dos Estados- membros e Municípios, cada qual a respeito de seus
servidores.
b) é
inconstitucional, uma vez que os Estados-membros e os Municípios não podem ser
obrigados a pagar contribuição previdenciária ao regime geral da previdência,
em razão do princípio da imunidade recíproca.
c) é
inconstitucional uma vez que a esses empregados é assegurado o regime oficial
de previdência social, instituído no âmbito dos Estados e dos Municípios.
d) é
constitucional apenas para os empregados públicos de Estados e de Municípios
que não tenham optado por incluí-los no regime oficial de previdência do ente
federativo respectivo.
e) é
constitucional, na medida em que a Constituição Federal determina que os
empregados públicos sejam submetidos ao regime geral da previdência
social.
16 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
Suponha
que membro do Ministério Público Estadual tenha ajuizado perante o Poder
Judiciário Estadual ação civil pública contra determinado Município, pleiteando
sua condenação na obrigação de matricular, em estabelecimento de ensino público
municipal, todas as crianças com idade para cursar o ensino infantil.
Considerando as atribuições constitucionais do Ministério Público, é correto
dizer que a pretensão
a) não
poderia ser formulada judicialmente pelo Ministério Público, mas apenas pelas
próprias crianças interessadas, representadas por seus genitores.
b) não
poderia ser formulada judicialmente pelo Ministério Público, ainda que pudesse
ser formulada pela Defensoria Pública em benefício das crianças cujos pais não
tivessem recursos para arcar com as despesas do processo.
c) somente
poderia ser formulada judicialmente pelo Ministério Público em favor das
crianças cujos pais expressamente requisitassem a propositura da demanda.
d) somente
poderia ser formulada judicialmente pelo Ministério Público em prol de crianças
indígenas, que residam em reservas indígenas regularmente reconhecidas.
e) poderia
ser formulada pelo Ministério Público, uma vez que lhe cabe a propositura de
demanda judicial visando exigir o cumprimento de direitos assegurados na
Constituição Federal a essas crianças.
17 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
Recentemente,
um historiador que investiga a participação do Brasil na 2a Guerra
Mundial (1942-1945) solicitou ao Gabinete do Ministério da Defesa informações
referentes ao material bélico adquirido pelo Brasil na ocasião do conflito.
Como resposta, recebeu ofício assinado pelo Ministro da Defesa, recusando o
acesso a tais informações, sob alegação de que se trata de tema sigiloso, em
razão da preservação da segurança nacional. Inconformado diante de tal
resposta, o historiador
a) nada
poderá fazer, visto que o direito à informação não é absoluto, sendo que a
Constituição determina a proteção das informações cujo sigilo seja
imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
b) poderá
ajuizar habeas data perante o Superior Tribunal Militar, apontando como
autoridade coatora o Ministro da Defesa.
c) poderá
ajuizar mandado de segurança perante o Superior Tribunal de Justiça, apontando
como autoridade coatora o Ministro da Defesa.
d) poderá
ajuizar arguição de descumprimento de preceito fundamental perante o Supremo
Tribunal Federal, em face da União Federal, diante da violação direta de
direito fundamental de acesso à informação.
e) poderá
ajuizar mandado de injunção junto ao Supremo Tribunal Federal, por se tratar de
direito fundamental dependente da edição de norma regulamentadora.
18 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
Sobre
o procedimento de edição de enunciado de Súmula Vinculante pelo Supremo
Tribunal Federal, é correto afirmar:
a) O
Município não é, em nenhuma hipótese, parte legítima para propor a edição de
enunciado de súmula vinculante ao Supremo Tribunal Federal.
b) Contra
ato administrativo da administração pública que contrariar enunciado de súmula
vinculante, o uso da reclamação ao Supremo Tribunal Federal será admitido,
independentemente do esgotamento das vias administrativas.
c) A
proposta de edição de enunciado de súmula vinculante não autoriza a suspensão
dos processos em que se discuta a mesma questão.
d) A
edição de enunciado de súmula com efeito vinculante dependerá de decisão tomada
pela unanimidade dos membros do Supremo Tribunal Federal, em sessão
plenária.
e) O
Procurador-Geral da República não se manifestará durante o procedimento de
edição de enunciado de súmula vinculante nas propostas que não houver
formulado.
19 - FCC - 2010 -
PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal
Em
relação à matéria orçamentária, é correto afirmar:
a) Não
é possível a apresentação de emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou
aos projetos que o modifiquem.
b) A
sessão legislativa tem duração de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto
a 22 de dezembro, não podendo ser interrompida sem a aprovação do projeto lei
de diretrizes orçamentárias.
c) Pelo
princípio universal, a iniciativa da lei do plano plurianual é sempre do
Congresso Nacional.
d) Lei
ordinária deve dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a
elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes
orçamentárias e da lei orçamentária anual.
e) A
lei orçamentária anual compreende exclusivamente o orçamento da seguridade
social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da
administração direta ou indireta.
20 - FCC - 2010 -
PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal
Para
interpretar e aplicar os preceitos constitucionais é essencial adentrar ao
âmbito da dogmática para diferenciar princípios e regras, assim, quanto aos
métodos de interpretação constitucional está correto afirmar:
a) O
"Princípio da Interpretação Conforme a Constituição" é uma diretriz
para aplicação dos princípios constitucionais fundamentais que devem ser
interpretados no sentido de chegar a uma integração política e social.
b) O
"Princípio da Unidade da Constituição" permite ao intérprete dar
coesão ao texto constitucional ao definir princípios como standards juridicamente
relevantes, abertos, apartado das regras.
c) O
"Princípio da Máxima Efetividade" autoriza a alteração do conteúdo
dos direitos fundamentais da norma com o fim de garantir o sentido que lhe dê a
maior eficácia possível.
d) O
"Princípio da Concordância Prática" indica que diante de um conflito
entre bens constitucionalmente protegidos, deve-se optar por um deles em nome
da coerência lógica e segurança jurídica.
e) O
"Princípio da Força Normativa da Constituição" alude para a
priorização de soluções hermenêuticas que possibilitem a atualização normativa
e, ao mesmo tempo, edifique sua eficácia e permanência.
21 - VUNESP - 2014 - DESENVOLVESP - Advogado
No que diz respeito ao decreto de desapropriação,
assinale a alternativa correta.
a) O decreto produz a extinção da propriedade
privada e restringe a posse do particular.
b) A ausência do ajuizamento da ação configura a
caducidade do decreto, o que não impede que outro seja produzido no intervalo
mínimo de um ano.
c) O decreto declaratório de interesse social não
se aplica a áreas urbanas.
d) A edição do decreto não autoriza às autoridades
penetrarem no prédio expropriado.
e) O prazo para ser exercitada a ação de
desapropriação para fins de utilidade pública é de dois anos a contar da edição
do decreto.
22- - VUNESP - 2013 - ITESP - Advogado
Assinale a alternativa correta sobre o princípio da
continuidade do serviço público.
a) Também traduz o poder que a Administração
Pública tem de zelar pelos bens que integram o seu patrimônio, por meio de
medidas para impedir quaisquer atos que o ponham em risco.
b) Tem como uma das consequências a necessidade de
institutos como a suplência, a delegação e a substituição para preencher as
funções públicas temporariamente vagas.
c) Assegura a todos o acesso à informação e o
resguardo do sigilo da fonte, quando necessário ao exercício da atividade
pública, a fim de resguardar a segurança da sociedade.
d) Permite a desapropriação para o fomento de
atividades consideradas particularmente benéficas ao progresso material do
país, assim como a possibilidade de encampação de concessão.
e) Assegura à Administração Pública a utilização de
equipamentos e instalações da empresa com quem contrata, para observar a
necessária adequação da indisponibilidade do interesse público.
23- - FGV - 2013 - CONDER - Advogado
Diante
da classificação das
pessoas jurídicas em
entidades políticas e
entidades administrativas, assinale
a afirmativa correta.
a) As
entidades administrativas encontram-se
subordinadas às entidades políticas com base na hierarquia.
b) As
entidades políticas podem
possuir poder normativo
ao contrário das entidades
administrativas.
c) As
entidades políticas e
as entidades administrativas têm
o poder de produzir lei em
sentido estrito.
d) As
entidades administrativas nunca
estarão subordinadas hierarquicamente a uma entidade política.
e) As
entidades administrativas e
as entidades políticas
se diferenciam em
função da obrigatoriedade ou
dispensa de realizar licitações nas contratações que
realizam.
24 - FCC - 2014 - SABESP - Advogado
Aquele que possuir, como sua, área ou edificação
urbana de, até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos,
ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua
família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro
imóvel urbano ou rural. Trata-se da denominada usucapião especial de imóvel
urbano. A propósito do tema,
a) na pendência da ação de usucapião especial
urbana, ficarão sobrestadas quaisquer outras ações possessórias que venham a
ser propostas relativamente ao imóvel usucapiendo, exceto as ações petitórias.
b) o direito narrado poderá ser reconhecido ao
mesmo possuidor mais de uma vez.
c) o herdeiro legítimo do possuidor continua, de
pleno direito, a posse de seu antecessor, ainda que não resida no imóvel por
ocasião da abertura da sucessão.
d) é parte legítima para a propositura da ação de
usucapião especial urbana, dentre outros, o possuidor, isoladamente ou em
litisconsórcio originário ou superveniente.
e) na ação judicial de usucapião especial de imóvel
urbano, o rito processual a ser observado é o ordinário.
25 - FCC - 2011 - NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
A desapropriação indireta
a) pode ser obstada por meio de ação possessória.
b) não impede a reivindicação do bem, ainda que já
incorporado ao patrimônio público.
c) incide diretamente sobre um bem, impondo-lhe
limitações que impedem total ou parcialmente o exercício dos poderes inerentes
ao domínio.
d) gera direito à indenização; todavia, não há
direito à percepção de juros compensatórios.
e) processa-se com observância do procedimento
legal, ou seja, observa os requisitos da declaração - de utilidade pública ou
interesse social -, e da indenização prévia.
26 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE -
Procurador
Um servidor aposentado obtivera os benefícios de
isenção integral do imposto de renda e redução da base de cálculo da
contribuição previdenciária em decorrência de ter contraído neoplasia maligna,
conforme previsto abstratamente em lei especial. Aproximadamente, um ano após
ter se submetido a tratamento cirúrgico, o referido servidor realizou exame
pericial, em que se constatou não haver mais sinais ou sintomas de continuidade
da doença. Pautando- se neste laudo pericial e considerando-o prova bastante de
inexistência atual do motivo que havia ensejado o ato administrativo de
concessão dos benefícios, o órgão administrativo competente expediu
automaticamente portaria de revisão, cancelando-os. No presente caso e tendo-se
por base recente entendimento do STF,
a) os benefícios fiscais concedidos ao servidor não
deveriam ter sido revogados por meio de portaria, mas sim, mediante lei, em
respeito ao princípio da igualdade das formas
b) os benefícios fiscais concedidos ao servidor não
deveriam ter sido revogados sem antes ter-se conferido a esta oportunidade de
defesa, inclusive para questionar o laudo pericial.
c) o laudo pericial, em si, é ato administrativo e,
como tal, é suficiente para fundamentar a automática revogação dos benefícios
fiscais concedidos, eis que dotado de presunção absoluta de veracidade e
legitimidade.
d) o laudo pericial, em si, é ato administrativo e,
como tal, é dotado de autoexecutoriedade, sendo apto a revogar tacitamente os
benefícios fiscais concedidos, independentemente de outro ato.
e) o laudo pericial não tem valor probante para
fins de cancelamento dos benefícios fiscais em comento, eis que produzido sem o
respaldo de uma ordem judicial.
27 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE -
Procurador
Considere:
I. É característica recorrente nas agências
reguladoras estabelecidas no Brasil a partir da década de 90 a definição de
mandato aos seus dirigentes, com duração fixada em suas respectivas leis
instituidoras.
II. Para as empresas públicas, a Constituição
Federal prevê uma espécie de investidura especial aos seus diretores, que
dependerá de prévia aprovação do poder legislativo respectivo.
III. Nas sociedades de economia mista, desde que se
preservem o capital social exclusivamente público e a maioria do capital
votante nas mãos da União, é possível a transferência das demais ações a outros
entes federados.
Está correto o que consta em
a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.
28 - FCC - 2013 - AL-PB - Procurador
Trata-se de ato administrativo que NÃO depende de
prévia manifestação de vontade do Poder Legislativo para ser praticado:
a) alienação de um imóvel pertencente à
Administração Direta Estadual.
b) encampação de um serviço público concedido a um
particular, pelo respectivo poder concedente.
c) celebração de um convênio de colaboração entre
Estado e Município, pelos respectivos Chefes do Poder Executivo, em que não
haja gravame ao patrimônio dos partícipes.
d) desapropriação de um bem público pertencente ao
Município pelo Estado-Membro em que ele se situa.
e) nomeação para o cargo de Conselheiro do Tribunal
de Contas Estadual, por indicação do Chefe do Poder Executivo.
29 - FCC - 2013 - AL-PB - Procurador
O chamado poder regulamentar autônomo, trata-se de
a) exercício de atividade normativa pelo Executivo,
disciplinando matéria não regulada em lei, de controversa existência no direito
nacional.
b) poder conferido aos entes federados para
legislar em matéria administrativa de seu próprio interesse.
c) atividade normativa exercida pelas agências
reguladoras, nos setores sob sua responsabilidade.
d) prerrogativa conferida a todos os Poderes para
disciplinar seus assuntos interna corporis.
e) atividade normativa excepcional, conferida ao
Conselho de Defesa Nacional, na vigência de estado de defesa ou estado de
sítio.
30 - FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
A desapropriação realizada pelos entes públicos
legalmente habilitados a fazê-lo possui traço característico, qual seja
a) pertinência temática com as competências
materiais que lhes são constitucional e legalmente atribuídas.
b) possibilidade de expropriação de quaisquer bens
públicos inservíveis.
c) necessidade de observância do direito de
reversão dos expropriados caso não seja dado ao bem desapropriado nenhuma
finalidade pública.
d) obrigatoriedade da eleição da via judicial
sempre que o pagamento da indenização ultrapasse um exercício fiscal.
e) obrigatoriedade de celebração de escritura
pública para as desapropriações em que os expropriados concordam com o preço.
31 - FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
A União Federal pretende implantar um gasoduto
subterrâneo para transporte da produção de gás de uma região para outra. O
trajeto do gasoduto atinge parcialmente imóveis particulares e imóveis
públicos. Para materialização da obra pretendida, que acarretará restrição
parcial do aproveitamento dos imóveis, a União deverá
a) desapropriar os imóveis de particulares e
requisitar temporariamente os imóveis públicos.
b) instituir servidão administrativa sobre as
áreas, observadas as formalidades legais, inclusive para os imóveis públicos.
c) instituir servidão administrativa sobre os
imóveis particulares e desapropriar os imóveis públicos, que não podem ser
objeto de servidão administrativa.
d) requisitar administrativamente os imóveis
públicos e desapropriar os imóveis particulares.
e) adquirir as parcelas dos imóveis públicos
atingidas pela obra e desapropriar o perímetro necessário dos imóveis
particulares.
32 - FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
Uma autoridade pública determinou a realização de
procedimento de licitação sob a modalidade de concorrência para hipótese em que
a lei de licitações estabelecia a modalidade de convite. Em razão de exoneração
a pedido, a autoridade pública foi substituída. Ao tomar conhecimento do
procedimento instaurado, a nova autoridade pública entendeu que a licitação sob
a modalidade escolhida, de procedimento mais longo, caracterizava ofensa ao
princípio da eficiência. Nessa situação, a autoridade pública
a) deverá anular o procedimento, em razão da
violação ao princípio constitucional da eficiência.
b) deverá revogar o procedimento, em razão do vício
de ilegalidade, determinando a abertura de leilão.
c) poderá, em razão da fungibilidade de
procedimentos, transformar o procedimento de concorrência em leilão.
d) poderá revogar o procedimento, por critérios de
conveniência e oportunidade, se constatado fato superveniente que motive o ato
para preservação do interesse público.
e) deverá manter o procedimento, pois embora haja
vício de ilegalidade, haveria sensível alongamento da conclusão do certame.
33 - FCC - 2012 - PGE-SP - Procurador
Autarquia regularmente instituída para desempenhar
funções atinentes ao setor de saúde pública, incluindo fiscalização, recebeu
denúncia sobre possível vazamento de gás tóxico, com risco de explosão, em
bueiro localizado em determinada rua constituída exclusivamente por estabelecimentos
comerciais de pequeno porte. A autarquia, por cautela, determinou a regular
interdição de uma quadra da rua, impedindo o trânsito de pessoas aos
estabelecimentos localizados na área. O risco foi confirmado, e o problema,
devidamente identificado, foi solucionado em período pouco superior a 60
(sessenta) dias. Os comerciantes pretendem obter provimento jurisdicional que
determine o ressarcimento, pela autarquia, dos danos que entendem terem
experimentado, incluindo lucros cessantes pelo período em que seus
estabelecimentos permaneceram fechados. A atuação do poder público, nos termos
do acima descrito e do que dispõe a Constituição Federal,
a) não pode ensejar indenização aos particulares,
na medida em que a atuação do poder público se consubstanciou em expressão de
seu poder de polícia, o que afasta a responsabilidade extracontratual.
b) pode ensejar indenização aos particulares,
comprovado o nexo de causalidade e a ocorrência de danos específicos e
anormais, tendo em vista que a conduta dos agentes públicos, ainda que lícita,
pode ensejar a responsabilidade extracontratual do ente público.
c) não pode ensejar indenização aos particulares,
na medida em que não foram comprovados a prática de ato ilícito doloso por
agente público e o nexo de causalidade entre os prejuízos alegados e a conduta
dos representantes do poder público.
d) pode ensejar indenização aos particulares, uma
vez que restou configurado excesso na atuação dos agentes públicos, estes que,
no exercício do poder de polícia, somente estão autorizados a praticar medidas
repressivas, e desde que legalmente previstas.
e) pode ensejar indenização aos particulares, desde
que comprovados o nexo de causalidade e os danos sofridos, respondendo a
autarquia sob a modalidade subjetiva, uma vez que se tratou de falha do
serviço.
34 - FCC - 2012 - PGE-SP - Procurador
A prestação de serviços não exclusivos, realizada
de forma a alcançar maior eficiência, mantido o financiamento do Estado, pode
se dar por meio da celebração de
a) contrato de gestão ou termo de parceria com
entidades privadas sem fins lucrativos, sob a forma de organizações sociais ou
organizações da sociedade civil de interesse público, cabendo o estabelecimento
de metas de desempenho e critérios de avaliação pela agência reguladora do
setor onde se insere o serviço público prestado.
b) contrato de gestão com organizações sociais,
entidades de direito público que recebem aquela qualificação e, por essa razão,
podem se valer da mitigação do regime jurídico de direito público.
c) contratos de gestão firmados com organizações da
sociedade civil de interesse público, entidades de natureza privada às quais
pode ser delegada a prestação de serviços públicos exclusivamente nos setores
regulados, cabendo o controle do contrato à respectiva agência reguladora.
d) termo de parceria com organizações da sociedade
civil de interesse público, entidades de natureza pública, que gozam de maior
autonomia administrativa e que podem prestar serviços públicos, desde que não
essenciais.
e) contratos de gestão com organizações sociais,
entidades de direito privado sem fins lucrativos que recebem aquela
qualificação, podendo atuar nos setores de cultura e saúde.
35 - FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador
Em todo e qualquer ato administrativo pode-se
observar a presença do seguinte atributo:
a) retratabilidade.
b) imperatividade.
c) autoexecutoriedade.
d) coercibilidade.
e) presunção de legitimidade.
36 - FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador
NÃO é um efeito imediato da declaração de utilidade
pública para fim de desapropriação
a) a submissão do bem à força expropriatória do
Estado.
b) a fixação do estado do bem, para efeito de
futura indenização.
c) a transferência compulsória da propriedade do
bem expropriado.
d) a possibilidade de o expropriante penetrar no
imóvel para efetuar as vistorias e medições necessárias.
e) o início do prazo de caducidade para execução da
desapropriação.
37 - FCC - 2010 - TCE-AP - Procurador
A caracterização de determinado ato como
improbidade, nos termos da Lei no 8.429/92, exige, necessariamente,
a) enriquecimento ilícito por parte do agente
público.
b) dolo ou culpa.
c) agente público como sujeito ativo do ato.
d) prejuízo a entidade da administração direta ou
indireta.
e) prejuízo financeiro a uma das entidades
definidas como sujeito passivo na lei.
38 - FCC - 2012 - PGE-SP - Procurador
Servidor público estadual, ocupante de dois cargos
efetivos de professor, pretende se aposentar em ambos os cargos, percebendo
proventos de aposentadoria a eles relativos. O pleito do servidor deve ser
a) deferido, porque é possível a acumulação de dois
cargos de professor.
b) indeferido, porque embora seja possível a
acumulação de dois cargos de professor em atividade, é vedada a percepção de
mais de uma aposentadoria à conta do Regime Próprio de Previdência Social.
c) indeferido, porque não é possível a acumulação
de dois cargos de professor no mesmo ente federativo.
d) deferido, porque o servidor tem direito público
subjetivo à percepção dos proventos relativos a todos os cargos por ele
ocupados em atividade, independente da natureza deles.
e) deferido se o servidor puder acrescer ao tempo
de serviço de um dos cargos, tempo de serviço prestado perante o Regime Geral
de Previdência Social, porque, nessa hipótese, haveria compensação de regimes.
39 - FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
De acordo com a Constituição Federal, o controle
externo exercido com o auxílio do Tribunal de Contas contempla a
a) apreciação da legalidade dos atos de admissão de
pessoal na Administração direta e indireta, excetuadas as nomeações para cargo
de provimento em comissão.
b) fixação de limites, aplicáveis à Administração
direta e empresas dependentes de recursos do Tesouro, para despesas com pessoal
e custeio.
c) fixação de limites, aplicáveis à Administração
direta e empresas dependentes de recursos do Tesouro, para operações de crédito
e concessão de garantias.
d) fiscalização da aplicação de recursos públicos,
por entidades privadas, exceto se recebidos na forma de contratos de gestão.
e) aplicação de multa proporcional ao dano causado
ao erário, independentemente de previsão legal específica
40 - FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
Os bens imóveis pertencentes à Administração
Pública
a) são inalienáveis, quando de uso comum do povo e
de uso especial, enquanto mantida a afetação ao serviço público.
b) podem ser alienados mediante autorização legal
prévia, exceto os bens dominicais.
c) são impenhoráveis, exceto os de titularidade de
autarquias e fundações.
d) não podem ser objeto de subsequente afetação a
serviço público, quando anteriormente de uso privativo da Administração.
e) podem ser objeto de utilização por particular,
total ou parcial, desde que em caráter precário e a título oneroso.
41 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE -
Procurador
Analise as proposições abaixo.
I. A decisão que indefere a petição inicial do
mandado de segurança desafia recurso de agravo de instrumento.
II. Admite-se, no mandado de segurança, o litisconsórcio
ativo facultativo ulterior.
III. A sentença que denega a ordem, no mandado de
segurança, está sujeita ao duplo grau de jurisdição.
Está INCORRETO o que se afirma em
a) I e III, apenas.
b) I, II e III.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) II e III, apenas.
42 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE -
Procurador
Fábio ajuizou ação contra Marcelo em razão de ato
ilícito. Alegou Fábio, na petição inicial, que Marcelo lhe desferiu um soco no
abdome, causando danos materiais consis- tentes em lucros cessantes. Citado,
Marcelo apresentou contestação. Ato contínuo, o feito foi saneado. Depois deste
ato, porém, Fábio requereu o aditamento da petição inicial para dois fins:
primeiro, mencionar, na causa de pedir, que o golpe se deu na presença de
várias pessoas; segundo, postular, além da indenização pelos danos materiais,
compensação por danos morais. Intimado a se manifestar, Marcelo aceitou o
pedido de emenda. Neste caso, o juiz deverá.
a) indeferir em parte o pedido de emenda da petição
inicial, pois, depois do saneamento do processo, a lei veda a alteração da
causa de pedir, mas não do pedido.
b) deferir o pedido de emenda da petição inicial,
abrin- do oportunidade para nova contestação de Marcelo, sob pena de ofensa ao
princípio do contraditório.
c) indeferir o pedido de emenda da petição inicial,
pois, depois do saneamento do processo, a lei veda a alteração do pedido e da
causa de pedir, mesmo que tenha havido concordância da parte contrária.
d) deferir o pedido de emenda da petição inicial,
mas sem abrir oportunidade para nova contestação de Marcelo, tendo em vista que
tal manifestação já poderia ter sido feita quando intimado a se manifestar
sobre o pedido formulado por Fábio.
e) indeferir em parte o pedido de emenda da petição
inicial, pois, depois do saneamento do processo, a lei veda a alteração do
pedido, mas não da causa de pedir.
43 - FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
É extintiva do direito de recorrer a
a) aceitação da decisão.
b) ausência do depósito de multa processual de
pagamento imediato.
c) renúncia ao direito sobre que se funda ação.
d) desistência do recurso.
e) desistência do pedido.
44 - FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador
O mandado de segurança
a) não é cabível contra os atos de gestão comercial
praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedades de
economia mista e de con cessionárias de serviço público.
b) não cabe de nenhuma decisão judicial, mesmo que
terceiro seja prejudicado, podendo este apenas interpor o recurso cabível,
antes de transitar em julga do a sentença, ou propor ação rescisória.
c) não é cabível contra ato de representantes ou ór
gãos de partidos políticos.
d) é cabível de decisão judicial transitada em
julgado proferida a favor da Fazenda Pública, como suce dâneo da ação
rescisória.
e) é cabível contra atos de dirigentes de entidades
de proteção ao crédito, para liberação ou esclarecimento de dados, que
constarem de seus assentamentos, negativos a respeito de consumidor.
45 - FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador
Do ato do juiz que indeferir a petição inicial
caberá recurso de
a) embargos de declaração somente, com efeitos
modificativos, ressalvada a possibilidade de o autor ajuizar ação idêntica,
desde que corrigidos os vícios que deram causa ao indeferimento da petição inicial.
b) apelação, podendo o magistrado reformar o ato,
mas se não o reconsiderar, o recurso será julgado no Tribunal sem revisão se o
procedimento for sumário e com revisão, se ordinário ou especial.
c) agravo de instrumento, que será recebido nos efeitos
suspensivo e devolutivo.
d) apelação, podendo o magistrado reformar o ato,
mas se não o reconsiderar o recurso será julgado no Tribunal sem revisão.
e) apelação, não podendo o magistrado reformar seu
próprio ato, e será julgado no Tribunal sem revisão.
46 - FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
O prazo para resposta do Estado estrangeiro em ação
que tramita pelo rito comum sumário é computado
a) de forma simples.
b) em dobro.
c) em triplo.
d) em quádruplo.
e) em sêxtuplo.
47 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE -
Procurador
Eduardo ajuíza ação de indenização contra Pedro,
que apresenta contestação e reconvenção. Depois da resposta, porém, Eduardo
formula pedido de desistência, sem contestar a reconvenção. Pedro aceita o
pedido de desistência, mas requer o prosseguimento da reconvenção. O juiz
deverá
a) homologar a desistência e dar prosseguimento à
reconvenção, mas sem declarar a revelia de Eduardo.
b) homologar a desistência e julgar o processo
extinto sem julgamento de mérito, deixando de apreciar o pedido reconvencional.
c) indeferir o pedido de desistência e dar
prossegui- mento à reconvenção, declarando a revelia de Eduardo.
d) homologar a desistência, dar prosseguimento à
reconvenção e declarar a revelia de Eduardo.
e) indeferir o pedido de desistência e dar
prosseguimento à reconvenção, mas sem declarar a revelia de Eduardo.
48 - FCC - 2013 - AL-PB - Procurador
Analise as afirmações abaixo, referentes aos
procedimentos especiais de jurisdição voluntária.
I. Nesses procedimentos, os interessados podem
produzir as provas destinadas a demonstrar suas alegações, não cabendo ao juiz
ordenar de ofício a produção de provas.
II. Os pedidos de jurisdição voluntária devem ser
decididos no prazo de dez dias; o juiz, porém, não é obrigado a observar
critério de legalidade estrita, podendo adotar em cada caso a solução que
reputar mais conveniente ou oportuna.
III. Da sentença em tais procedimentos caberá
apelação, não podendo a decisão ser modificada, ainda que ocorram
circunstâncias supervenientes.
Está correto o que se afirma em
a) I e II, apenas.
b) II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III.
49 - FCC - 2013 - AL-PB - Procurador
Em relação à ação, é correto afirmar que
a) se considera ter sido ela proposta a partir do
momento em que o réu é citado.
b) o juiz deve extinguir o processo, com resolução
do mérito, quando não concorrer qualquer de suas condições.
c) há litispendência, quando se repete a ação que
está em curso, com mesmas partes, pedido e causa de pedir.
d) se a inicial contiver irregularidades formais,
deve o processo ser imediatamente extinto, sem resolução do mérito.
e) a legitimidade para agir diz respeito à
utilidade e necessidade da ação a ser proposta.
50 - FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
Se, na decisão, o magistrado, sem analisar o pedido
deduzido, delibera sobre pedido não formulado, a decisão será
a) válida.
b) ultra petita.
c) extra petita.
d) citra petita.
e) condicional.
51 - FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
A garantia do juiz natural
a) permite a criação de tribunal para julgar
determinado caso.
b) confere aos tribunais, indiscriminadamente, o
poder de avocação de processos.
c) possibilita a derrogação e a disponibilidade das
competências.
d) inviabiliza a edição de regras de competência
determinada por prerrogativa de função.
e) admite a pré-constituição, por lei, de critérios
objetivos de determinação da competência.
52 - FCC -
2012 - PGE-SP - Procurador
Na decisão interlocutória onde saneado o processo,
várias objeções processuais foram rejeitadas pelo magistrado. O réu interpôs
recurso de agravo, no terceiro dia de seu pra- zo, impugnando apenas uma parte
da decisão. Ao perceber que o recurso não se insurgiu contra a preliminar de
falta de interesse processual, peticionou em juízo solicitando a reconsideração
dessa questão, ou, em contrário, o seu recebimento como aditamento ao recurso.
Nesta situação é correto afirmar que
a) deve o juiz indeferir o pedido de aditamento ao
recurso, em razão da preclusão consumativa, mas a reapreciação da matéria lhe é
possível fazer.
b) deve o juiz indeferir a petição, em razão da
preclusão lógica havida com a interposição do recurso.
c) o juiz apreciará a petição desde que verificado
o seu protocolo no prazo de 10 (dez) dias.
d) com o recurso, a preclusão da matéria não
impugnada prevalece tanto para a parte como para o juiz.
e) é possível o aditamento ao recurso por não ser
mais aplicável o princípio da unirrecorribilidade.
53 - FCC - 2010 - TCE-AP - Procurador
A prova pericial
a) é renovável se a matéria de fato não estiver
suficientemente esclarecida.
b) é obrigatória, se houver controvérsia sobre a
matéria de fato discutida no processo.
c) vincula o juiz ao seu resultado, salvo quando
ocorrer corrupção do perito.
d) é sempre dispensável quando ocorrer a revelia.
e) não se compatibiliza com o procedimento sumário.
54 - FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
Considere os seguintes documentos:
I. Duplicata sem aceite.
II. Crédito decorrente de laudêmio.
III. Crédito, documentalmente comprovado,
decorrente de encargos acessórios de aluguel de imóvel.
IV. Nota promissória vinculada a contrato de
abertura de crédito.
V. Contrato de seguro de vida.
São títulos executivos extrajudiciais os indicados
APENAS em
a) I, II, III e IV.
b) I, II e V.
c) I, IV e V.
d) II, III e V.
e) III e IV.
55 - FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
Uma ação ordinária foi julgada improcedente e o
autor, inconformado, interpôs recurso de apelação, deixando, porém, de recolher
o preparo, tendo o juiz, por esse motivo, julgado deserto o recurso. O autor
provou justo impedimento e providenciou o recolhimento, tendo o juiz relevado a
pena de deserção. Essa decisão
a) pode ser impugnada pelo réu através de agravo
retido.
b) pode ser impugnada pelo réu através de agravo de
instrumento.
c) é irrecorrível, cabendo ao tribunal apreciar-lhe
a legitimidade quando do julgamento da apelação.
d) só pode ser impugnada pelo Ministério Público,
através de agravo, se estiver atuando no feito como parte.
e) só pode ser impugnada pelo Ministério Público,
através de agravo, se estiver atuando no feito como fiscal da lei.
56 - FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
Considere as seguintes situações:
I. João ajuizou ação ordinária de indenização
contra o Plano de Saúde Alpha, por erro de médico credenciado. O médico
credenciado José, está obrigado, por contrato, a indenizar, em ação regressiva,
o prejuízo que culposamente tiver causado ao referido Plano de Saúde.
II. Paulo, locador de imóvel, ajuizou ação
ordinária de cobrança de aluguéis em atraso contra Pedro, fiador do locatário
Cícero.
III. Maria, credora de Mara e Ana, devedoras
solidárias, ajuizou ação ordinária de cobrança apenas contra Mara, exigindo o
pagamento total da dívida comum.
No que concerne à intervenção de terceiros, nas
referidas situações, a intervenção de José, Cícero e Ana se dará,
respectivamente, através de
a) denunciação da lide, nomeação à autoria e
chamamento ao processo.
b) chamamento ao processo, denunciação da lide e
chamamento ao processo.
c) nomeação à autoria, denunciação da lide e
chamamento ao processo.
d) chamamento ao processo, chamamento ao processo e
denunciação à lide.
e) denunciação da lide, chamamento ao processo e
chamamento do processo.
57 - FCC - 2012 - PGE-SP - Procurador
O sindicato de determinada categoria de servidores
públicos impetrou mandado de segurança coletivo para obstar a alteração da base
de cálculo de determinada gratificação funcional que beneficiava parte de seus
associados. O juiz concedeu a liminar e determinou a reunião de todos os
processos de natureza individual na sua jurisdição, bem como determinou que o
sindicato demonstrasse funcionamento há mais de um ano e apresentasse a
autorização para o ajuizamento da ação.
Nesse contexto,
a) a demonstração de tempo de funcionamento ou de
autorização dos associados para a entidade de classe impetrar mandado de
segurança coletivo não deveria ser exigida.
b) o juiz, para conceder a liminar, não depende da
oitiva prévia do representante judicial da pessoa jurídica de direito público.
c) a reunião dos processos foi bem determinada
diante da litispendência que se opera entre a ação coletiva e as ações
individuais.
d) a exigência de autorização dos associados é
indevida, mesmo quando a pretensão abranja apenas parte da categoria.
e) a pertinência entre o objeto do litígio e os
fins institucionais da entidade não é exigida no mandado de segurança coletivo
e, consequentemente, para concessão da liminar.
58 - FCC - 2012 - PGE-SP - Procurador
É INCORRETO afirmar:
a) A revelia do réu na ação de desapropriação gera
a presunção de que o preço oferecido é justo, dispensando-se a realização de
perícia.
b) É possível a exceção de pré-executividade para
arguir prescrição da ação na execução fiscal.
c) O sequestro de verbas públicas, a pedido do
credor, é possível em duas hipóteses: preterição do direito de precedência na
ordem cronológica de precatórios e falta de alocação no orçamento do valor
necessário à satisfação do crédito.
d) A ação judicial envolvendo duas pessoas
jurídicas de direito público de esferas diversas de poder e que implique
conflito federativo será processada e julgada pelo Supremo Tribunal Federal.
e) Não viola a cláusula de reserva de plenário d
59 - FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
Quanto aos embargos do devedor, de acordo com o
Código de Processo Civil, é correto afirmar que
a) a concessão de efeito suspensivo impedirá a
efetivação dos atos de penhora e de avaliação dos bens.
b) nas execuções por carta precatória a citação do
executado será imediatamente comunicada pelo juiz deprecado ao juiz deprecante,
contando-se o prazo para os embargos sempre a partir da juntada da carta precatória
devidamente cumprida.
c) quando os litisconsortes tiverem diferentes
procuradores, será contado em dobro o prazo para oposição de embargos do
devedor.
d) se houver litisconsórcio passivo na execução
entre cônjuges, o prazo para propositura dos embargos flui a partir da juntada
aos autos do último mandado de citação cumprido.
e) o juiz imporá, em favor do exequente, multa ao
embargante em valor não superior a 10% (dez por cento) do valor em execução se
os embargos forem manifestamente protelatórios.
60 - FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
Na execução de título extrajudicial, de acordo com
o Código de Processo Civil, é INCORRETO afirmar:
a) O exequente poderá, no ato da distribuição,
obter certidão comprobatória do ajuizamento da execução, com identificação das
partes e valor da causa, para fins de averbação no registro de imóveis,
registro de veículos ou registro de outros bens sujeitos à penhora ou arresto,
devendo comunicar ao juízo as averbações efetivadas, no prazo máximo de 5 dias
de sua concretização.
b) A propositura de qualquer ação relativa ao
débito constante do título executivo não inibe o credor de promover-lhe a
execução.
c) O executado que, intimado, não indica ao juiz,
em 5 (cinco) dias, quais são e onde se encontram os bens sujeitos à penhora e
seus respectivos valores comete ato atentatório à dignidade da Justiça e
incidirá em multa fixada pelo juiz, em montante não superior a 20% do valor
atualizado do débito em execução, revertida em proveito do credor.
d) Não dependem de homologação pelo Superior
Tribunal de Justiça, para serem executados, os títulos executivos
extrajudiciais, oriundos de país estrangeiro, mas deverá indicar o Brasil como
lugar de cumprimento da obrigação, devendo satisfazer, ainda, os requisitos de
formação exigidos pela lei do lugar de sua celebração.
e) O credor, que estiver, por direito de retenção,
na posse de coisa pertencente ao devedor, não poderá promover a execução sobre
outros bens senão depois de excutida a coisa que se achar em seu poder.
61 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
Visando ao aumento da arrecadação municipal, a
Secretaria de Finanças de Cuiabá elaborou diversas propostas de lei ordinária a
serem encaminhadas à Câmara Municipal. A proposta que NÃO afronta o disposto na
Constituição Federal é:
a)
Instituir em 2014 e cobrar em 2015 nova taxa
específica sobre o serviço de coleta de lixo de materiais eletrônicos dos
proprietários de imóveis localizados tanto no perímetro urbano, como na área
rural do município, cuja base de cálculo não pode ser a mesma utilizada para a
cobrança do IPTU.
b)
Instituir e cobrar em 2014 nova taxa específica
sobre o serviço de coleta de lixo de materiais eletrônicos dos proprietários de
imóveis localizados no perímetro urbano do município, cuja base de cálculo será
o valor venal dos imóveis que vierem a ser beneficiados com o serviço de coleta
c)
Instituir em 2014 e cobrar somente em 2015 nova
taxa específica sobre o serviço de coleta de lixo de materiais eletrônicos dos
proprietários de imóveis localizados tanto no perímetro urbano, como na área
rural do município, cuja base de cálculo será o valor venal dos imóveis que
vierem a ser beneficiados com o serviço de coleta.
d)
Instituir e cobrar em 2014 nova taxa específica
sobre o serviço de coleta de lixo de materiais eletrônicos dos proprietários de
imóveis localizados no perímetro urbano do município, cuja base de cálculo não
pode ser a mesma utilizada para a cobrança do IPTU.
e)
Instituir em 2014 e cobrar em 2015 nova taxa
específica sobre o serviço de coleta de lixo de materiais eletrônicos dos
proprietários de imóveis localizados no perímetro urbano do município, cuja
base de cálculo será o valor venal dos imóveis que vierem a ser beneficiados
com o serviço de coleta.
62 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
Considere as seguintes afirmações:
I.
Compete à União, aos Estados, ao Distrito
Federal e aos Municípios, instituir contribuições de intervenção no domínio
econômico, observados os princípios da legalidade e da anterioridade, como
previsto na Constituição Federal.
II.
Tendo em vista a proximidade da Copa do Mundo e
sendo Cuiabá uma das cidades-sede escolhidas para a realização de jogos do
mundial, verificou-se a necessidade urgente de ampliação da sua rede de
transporte de passageiros. Para fazer face aos custos deste investimento,
considerado de caráter urgente, o Município de Cuiabá poderia, mediante lei
complementar municipal, instituir empréstimo compulsório, desde que observado o
princípio da anterioridade.
III.
A cobrança da contribuição para o custeio do
serviço de iluminação pública, passível de instituição pelo município de
Cuiabá, pode ser feita na fatura de consumo de energia elétrica.
Está correto o que se afirma APENAS em
a)
II e III.
b)
I e III.
c)
III.
d)
II.
e)
I.
63 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
Considere as afirmações abaixo.
I.
A pessoa obrigada ao pagamento da penalidade
pecuniária é sujeito passivo de obrigação principal ou de obrigação acessória.
II.
Em regra, as convenções particulares, relativas
à responsabilidade pelo pagamento de tributos, podem ser opostas à Fazenda
Pública, para modificar a definição legal do sujeito passivo das obrigações
tributárias correspondentes, desde que sejam acordadas em cartório.
III.
Ambos, contribuinte e responsável, são
considerados sujeitos passivos de obrigação principal, dependendo do grau de
relação (direta ou indireta), com a situação que constitua o respectivo fato
gerador.
Os sujeitos passivos das relações jurídicas de
natureza tributária são definidos APENAS em
a)
I e III.
b)
I e II.
c)
III.
d)
II
e)
I
64 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
Considere os seguintes itens:
I.
Tratando-se de ato não definitivamente julgado,
quando lhe comine penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao
tempo da sua prática.
II.
Em qualquer caso, quando deixe de tratá-lo como
contrário a qualquer exigência de ação ou omissão, desde que não tenha sido
fraudulento e não tenha implicado em falta de pagamento de tributo.
III.
Em qualquer caso, quando a lei seja
expressamente interpretativa, excluída a aplicação de penalidade à infração dos
dispositivos interpretados.
De acordo com o Código Tributário Nacional, há
possibilidade de retroatividade da aplicação da lei APENAS em:
a)
II e III.
b)
I e III.
c)
III.
d)
II.
e)
I.
65 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
É uma proposta que visa ao aumento da arrecadação
municipal e que não afronta o disposto na Constituição Federal:
a)
Proposta de lei complementar a ser levada ao
Congresso Nacional para que seja aumentado para setenta e cinco por cento o
repasse aos municípios do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a
propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios municipais.
b)
Inclusão por lei complementar municipal da
prestação de serviços de transporte intermunicipal na lista de serviços
alcançadas pela incidência do imposto sobre serviços de qualquer natureza.
c)
Aumento, por meio de lei ordinária municipal,
das alíquotas do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana para
os imóveis localizados em determinados bairros do perímetro urbano do
município.
d)
Acréscimo de 2% ao limite máximo da alíquota
aplicável ao imposto sobre serviços de qualquer natureza, por meio de lei
ordinária municipal.
e)
Revogação por Portaria do Executivo Municipal de
benefícios fiscais relativos ao imposto sobre serviços de qualquer natureza
anteriormente concedidos a determinados setores de prestações de serviços.
66 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
No intuito de aumentar a arrecadação municipal, a
Secretaria de Finanças de Cuiabá elaborou estudo propondo medidas viáveis a tal
mister. Considere as seguintes propostas, em relação à cobrança de IPTU
I.
de instituições religiosas, cujos imóveis
estejam localizados no perímetro urbano do município de Cuiabá e que não
estejam relacionados com suas finalidades essenciais;
II.
de instituições de educação que estejam
localizadas no perímetro urbano do município de Cuiabá, com ou sem fins
lucrativos, independentemente do atendimento aos requisitos referidos no artigo
14 do Código Tributário Nacional;
III.
relativo a imóveis de pessoas físicas ou
jurídicas localizados no perímetro urbano de Cuiabá e que estejam locados a
órgãos públicos da União ou do Estado.
É constitucionalmente possível o que se afirma
APENAS em:
a)
II e III.
b)
I e III.
c)
II.
d)
III.
e)
I
67 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
Procurador do município de Cuiabá consultado sobre
possibilidades legislativas de iniciativa do executivo municipal que
propiciassem um aumento da arrecadação, elaborou parecer indicando quais seriam
as espécies tributárias de competência do município passíveis de serem
alteradas. São tributos de competência da União, dos Estados e dos Municípios,
respectivamente:
a)
Imposto sobre a propriedade territorial rural;
Imposto sobre a prestação de Serviços de qualquer natureza, não compreendidos
no art. 155, II, definidos em lei ordinária federal; Imposto sobre operações
relativas à circulação de mercadorias.
b)
Imposto sobre a transmissão causa mortis e
doação, de quaisquer bens ou direitos; Imposto sobre a transmissão inter vivos,
a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis por acessão física; Imposto
sobre a propriedade de veículos automotores.
c)
Impostos extraordinários, no caso de iminência
de guerra externa ou interna; Imposto sobre a propriedade predial e territorial
urbana; Imposto sobre a prestação de serviços de comunicação
d)
Imposto sobre serviços de qualquer natureza, não
compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar; Imposto sobre
grandes fortunas, nos termos de lei ordinária federal; Imposto sobre a
prestação de serviços de transporte interestadual.
e)
Imposto sobre operações relativas a valores
mobiliários; Imposto sobre operações relativas à circuação de mercadorias;
Imposto sobre a transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de
bens imóveis, por natureza.
68 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
Projeto de lei municipal visando atrair empresas
prestadoras de serviço para os bairros menos favorecidos do perímetro urbano de
Cuiabá prescreve isenções de IPTU, de ISSQN, de quaisquer taxas municipais e de
eventuais contribuições de melhoria, durante três anos consecutivos, para
aqueles que ali se estabelecerem até 31/12/2014, dispensando-os nesse período,
inclusive, do cumprimento de quaisquer obrigações acessórias relativas às
isenções concedidas. Em relação ao projeto de lei citado, deve ser feita
ressalva, por ilegalidade ou inconstitucionalidade, à
a)
isenção para taxas e contribuições de melhoria,
dispensa do cumprimento de obrigações acessórias.
b)
isenção para taxas e contribuições de melhoria e
dispensa do cumprimento de obrigações acessórias.
c)
isenção para taxas instituídas posteriormente à
sua concessão.
d)
isenção para contribuições de melhoria.
e)
isenção do ISSQN sem observância da forma e das
condições previstas para a concessão conforme lei complementar respectiva.
69 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
Lei municipal extingue crédito tributário referente
a principal, multas, juros e honorários relativos às cobranças de IPTU
ajuizadas e não pagos nos últimos 5 anos, para aqueles contribuintes que
demonstrem, neste período, renda familiar inferior a 10 salários-mínimos e que
de- sistam de eventuais litígios tributários em face do município de Cuiabá em
relação ao imposto e que se comprometam a efetuar os pagamentos tempestivos do
IPTU vincendo. É modalidade de extinção de crédito tributário tratada nessa lei
municipal:
a)
compensação.
b)
remissão.
c)
prescrição.
d)
dação em pagamento
e)
consignação em pagamento.
70 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
Em face de rescisão de decisão condenatória, cujo
trânsito em julgado ocorrera em 29 de junho de 2013, contribuinte do ISSQN do
município de Cuiabá pretende pedir a restituição do crédito tributário já pago,
tanto em relação ao tributo, como aos juros e às penalidades pecuniárias. Com
base nestas informações, considere as assertivas a seguir:
I.
Haverá necessidade de que o contribuinte prove
não ter repassado a terceiro o encargo financeiro do ISSQN já pago ou que tenha
autorização expressa deste para solicitar a restituição.
II.
O contribuinte tem 5 anos da data do trânsito em
julgado da decisão rescisória para formular seu pedido de restituição.
III.
A restituição total do tributo dá lugar à
restituição na mesma proporção, dos juros de mora e de quaisquer penalidades
pecuniárias.
Em relação ao pedido de restituição a ser formulado
está correto o que se afirma APENAS em
a)
I e III.
b)
I e II.
c)
III.
d)
II.
e)
I
71 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
Manoel Truco, conhecido jogador profissional do
município de Cuiabá, é dono de diversos imóveis residenciais e estabelecimentos
prestadores de serviços da região. Em débito de IPTU e de ISSQN com a Fazenda
Pública municipal, ao ter contra si lavrados diversos autos de infração e
verificando que seriam precários seus argumentos em eventual impugnação
administrativa, apressou-se em alienar todos os seus imóveis e
estabelecimentos, antes do crédito tributário constituído ser regularmente
inscrito em dívida ativa. Em relação à atitude de Manoel Truco em face do
disposto no Código Tributário Nacional, é correto afirmar:
a)
Se o crédito tributário já tivesse sido
regularmente inscrito em dívida ativa, haveria a presunção de fraude em
qualquer circunstância.
b)
A fraude cometida pelo contribuinte é patente,
tendo em vista que uma vez lavrado auto de infração não se pode alienar
qualquer bem, tendo em vista a garantia do crédito tributário regularmente
constituído.
c)
Não há a presunção de fraude, tendo em vista que
o crédito tributário não fora regularmente inscrito em dívida ativa.
d)
Não há a presunção de fraude, tendo em vista que
o crédito tributário não fora regularmente inscrito em dívida ativa, contanto
que tenha rendas suficientes para pagar integralmente a dívida
administrativamente constituída.
e)
Deve haver apenas a presunção de fraude, tendo
em vista a alienação de seus bens quando já constituído regularmente o crédito
tributário.
72 - FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT -
Procurador Municipal
Ao analisar auto de infração, cujo termo de início
de fiscalização e lavratura deu-se em 2013 por autoridade administrativa
fazendária municipal, em face de infração cometida em 2009 por contribuinte do
ISSQN, verifica-se que a legislação aplicável ao contribuinte à época do fato
gerador fora revogada em 2011, e a legislação instituindo novos critérios de
apuração e processos de fiscalização fora alterada em 2012. Com base nestas
informações, considere as assertivas a seguir:
A legislação aplicável ao lançamento referente ao
contribuinte infrator deve ser a vigente em 2009.
I.
A legislação aplicável ao lançamento referente
ao contribuinte infrator deve ser a de 2009 e a aplicável à autoridade
administrativa, em sua fiscalização e procedimento de lavratura, deve ser a
vigente em 2013.
II.
A legislação aplicável à autoridade administrativa
em sua fiscalização e procedimento de lavratura deve ser a vigente em 2009.
III.
Estão de acordo com os dispositivos do Código
Tributário Nacional em relação ao lançamento tributário, o que se afirma APENAS
em
a)
I e II.
b)
I
c)
II
d)
III
e)
I e III
73 - FCC - 2012 - PGM - João Pessoa-PB - Procurador
Municipal
Um tributo que tenha por características ser não
vinculado a uma atividade estatal, admita, por expressa e excepcional previsão
constitucional, destinação específica do produto da arrecadação e não admita previsão
de restituição ao final de determinado período classifica-se como
a)
taxa.
b)
contribuição de intervenção no domínio
econômico.
c)
imposto.
d)
empréstimo compulsório.
e)
contribuição social.
74 - FCC - 2012 - PGM - João Pessoa-PB - Procurador
Municipal
Sobre a responsabilidade dos sucessores, analise os
itens abaixo.
I.
O arrematante de imóvel em hasta pública não é
responsável pelos tributos incidentes sobre o bem cujos fatos geradores sejam
anteriores à arrematação.
II.
O espólio não é responsável tributário pelos
tributos cujos fatos geradores sejam anteriores à abertura da sucessão, assim
como pelos tributos cujos fatos geradores tenham ocorrido durante o inventário.
III.
O adquirente de estabelecimento comercial é
sempre responsável integralmente pelos tributos cujos fatos geradores sejam
anteriores à aquisição, ainda que a mesma se dê judicialmente em processo de
falência.
Está correto o que se afirma APENAS em
a)
I.
b)
I e II.
c)
II.
d)
II e III.
e)
III.
75 - FCC - 2012 - PGM - João Pessoa-PB - Procurador
Municipal
Sobre lei complementar em matéria tributária, é
correto afirmar que
a)
o fato gerador, a base de cálculo e os
contribuintes do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS estão
definidos no Código Tributário Nacional, recepcionado como lei complementar.
b)
é a única fonte para instituir as contribuições
de intervenção no domínio econômico, de competência federal e estadual.
c)
o Imposto Residual, de competência da União, é
instituído por lei complementar, tal qual o Imposto Extraordinário instituído
em caso de guerra externa ou sua iminência.
d)
é a fonte legislativa prevista na Constituição
Federal para estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, tal
como definição de obrigação e crédito tributário.
e)
é fonte instituidora de impostos e taxas não
discriminados na Constituição Federal, desde que atrelados à competência
residual da União.
76 - FCC - 2012 - PGM - João Pessoa-PB - Procurador
Municipal
Quando se afirma que “o conceito de obrigação
principal é, portanto, mais amplo do que o de tributo propriamente dito”
(DERZI, Misabel Abreu Machado. In: BALLEIRO, Aliomar. Direito tributário
brasileiro. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003, p. 701), o trecho faz menção
ao objeto de obrigação tributária principal e significa que obrigação principal
a)
e obrigação acessória têm objetos coincidentes
no que se refere ao tributo pois, enquanto a obrigação principal tem por objeto
pagamento de tributo, a obrigação acessória tem por objeto deveres
instrumentais.
b)
tem por objeto o pagamento de tributo ou
penalidade e, por si só, tributo não se confunde com penalidade, muito embora
ambos integrem o objeto da obrigação principal.
c)
e obrigação acessória têm objetos distintos,
pois a primeira tem por objeto o tributo e a segunda a penalidade.
d)
e obrigação acessória têm objetos distintos,
pois a primeira tem por objeto a penalidade e a segunda o tributo.
e)
pressupõe a obrigação acessória, pois enquanto a
obrigação principal tem por objeto o pagamento de tributo, a obrigação
acessória tem por objeto o pagamento de penalidade.
77 - FCC - 2012 - PGM - João Pessoa-PB - Procurador
Municipal
Considera-se ocorrido o fato gerador desde o
momento
a)
em que se verifiquem as circunstâncias materiais
necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são próprios,
tratando-se de situação jurídica.
b)
do implemento da condição, tratando-se de
negócio jurídico gravado com condição resolutiva.
c)
da prática do ato ou celebração do negócio,
tratando-se de negócio jurídico gravado com condição suspensiva.
d)
em que esteja definitivamente constituída, nos
termos do direito aplicável, tratando-se de situação de fato.
e)
em que se verifique as circunstâncias materiais
necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são próprios,
tratando-se de situação de fato.
78 - FCC - 2012 - PGM - João Pessoa-PB - Procurador
Municipal
Uma vez notificado o sujeito passivo da realização
do lançamento tributário, este
a)
constitui o crédito tributário em definitivo,
não sendo mais possível sua revisão ou modificação administrativa.
b)
só pode ser alterado na hipótese exclusiva de
impugnação do sujeito passivo.
c)
constitui a obrigação tributária em definitivo,
somente sendo possível sua revisão ou modificação de ofício pela autoridade
administrativa, em caso de erro evidente.
d)
somente pode ser alterado nas hipóteses de
impugnação do sujeito passivo, em decorrência de recurso de ofício ou em
virtude de iniciativa de ofício da autoridade administrativa, nos casos
previstos no Código Tributário Nacional.
e)
não pode ser revisto ou modificado, mas admite
sua anulação por decisão judicial ou por ato de ofício de autoridade
administrativa competente.
79 - FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador / Direito
Civil / Prescrição e Decadência; Parte
Geral; )
Em tema de prescrição, é correto afirmar:
a) Não corre prescrição pendendo condição
resolutiva expressa.
b) Quando a ação se originar de fato que deva ser
apurado no juízo criminal, a prescrição terá seu curso normal, devendo ser
comunicado àquele juízo eventual apuração de responsabilidade civil para fins
probatórios.
c) A prescrição ocorre em 20 (vinte) anos, quando a
lei não lhe haja fixado prazo menor.
d) Suspensa a prescrição em favor de um dos
credores solidários, só aproveitam os outros se a obrigação for indivisível.
e) Serão os da lei anterior os prazos, quando
reduzidos pelo Código Civil, e se, na data de sua entrada em vigor, já houver
transcorrido mais de 1/3 (um terço) do tempo decorrido estabelecido na lei
revogada.
80 - FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador / Direito
Civil / Domicílio e Bens; Direito das
Coisas / Direitos Reais; Parte
Geral; )
São imóveis por definição legal
a) somente os bens móveis pertencentes à herança,
enquanto não for partilhada.
b) o direito à sucessão aberta e os direitos reais
sobre bens imóveis.
c) somente os direitos reais sobre bens imóveis e
as ações que os asseguram.
d) tudo quanto se incorpora natural ou
artificialmente ao solo.
e) os materiais separados de um prédio para nele ou
em outro prédio serem reempregados.
81 - FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
O negócio jurídico
a) é, como regra geral, formal, salvo se a lei
dispuser de modo contrário.
b) benéfico, bem como a renúncia, interpretam-se
ampliativamente.
c) deve ser interpretado em conformidade com a
boa-fé e os usos do lugar de sua celebração.
d) é invalidado pela impossibilidade inicial do
objeto em qualquer hipótese.
e) relativo à constituição, transferência,
modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis exige sempre escritura
pública para sua validade e eficácia.
82 - FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
É nulo o negócio jurídico
a) simulado, mas subsistirá o que se dissimulou,
salvo se válido for na substância ou na forma.
b) celebrado por pessoa relativamente incapaz.
c) celebrado por vício resultante de erro, dolo,
coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.
d) não revestido da forma escrita, ainda que a lei
não exija tal formalidade.
e) celebrado por pessoa que, mesmo por causa
transitória, não puder exprimir sua vontade.
83 - FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
NÃO corre a prescrição
a) pendendo condição resolutiva.
b) pendendo condição suspensiva.
c) contra os relativamente incapazes.
d) contra todos os ausentes do País
e) enquanto não prolatada a respectiva sentença
penal recorrível quando a ação se originar de fato que deva ser apurado no
juízo criminal.
84 - FCC - 2012 - PGE-SP - Procurador
Celebrado negócio jurídico não oneroso pelo
devedor, que o reduza à insolvência, será ele considerado
a) ineficaz por fraude contra credores, por se
tratar de ato gratuito.
b) nulo por fraude à execução, por presunção
absoluta de consilium fraudis.
c) anulável por fraude à execução, ante a clara
intenção de frustrar o cumprimento das suas obrigações.
d) nulo por fraude contra credores, por revelar ato
atentatório contra a dignidade da justiça.
e) anulável por fraude contra credores, por
iniciativa do credor quirografário com crédito anterior à alienação.
85 - FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
Qualquer que seja o regime de bens, tanto o marido
quanto a mulher sempre podem livremente
a) praticar todos os atos de disposição e de
administração necessários ao desempenho de sua profissão.
b) administrar os bens próprios do outro cônjuge.
c) desobrigar ou reivindicar os imóveis que tenham
si- do gravados ou alienados com o seu consentimento.
d) reivindicar os bens imóveis comuns, doados pelo
outro cônjuge ao concubino, desde que provado que os bens não foram adquiridos
pelo esforço comum destes, se o casal estiver separado de fato por mais de
cinco anos.
e) demandar a rescisão dos contratos de fiança e
doação, ou a invalidação do aval, realizados pelo outro cônjuge, ainda que com
o seu consentimento.
86 - FCC - 2012 - PGE-SP - Procurador
Em matéria de compromisso de compra e venda,
a) é inadmissível o compromisso de compra e venda
como justo título para efeito de usucapião ordinária, por não corresponder a
negócio jurídico capaz de, em tese, transferir propriedade imóvel.
b) não tendo por objeto imóvel inserido em
loteamento ou incorporação imobiliária, permite-se o exercício, pelo
compromitente vendedor, do direito ao arrependimento, desde que pactuadas arras
confirmatórias e não iniciada a execução do contrato.
c) hipoteca constituída em favor de instituição
financeira por financiamento concedido à incorporadora produz efeitos sobre
unidades habitacionais objeto de compromissos de compra e venda celebrados após
o registro da garantia.
d) admite-se o uso da ação reivindicatória por iniciativa
de adquirente titular de compromisso de compra e venda quitado e registrado.
e) segundo orientação jurisprudencial dominante, o
direito à adjudicação compulsória é exclusivo do compromissário comprador
titular de direito real.
87 - FCC - 2012 - PGE-SP - Procurador
“A” era casada sob o regime da comunhão parcial de
bens com “B”. “B” faleceu em 2011 e deixou um imóvel por ele adquirido antes do
casamento, usado como moradia do casal. Não há descendentes, mas dois
ascendentes em primeiro grau vivos. Neste caso,
a) além de receber fração ideal de 1/3 do imóvel
como herdeira necessária, “A” tem direito real de habitação, que se constitui a
partir do registro do formal de partilha no Cartório de Imóveis.
b) “A” tem direito real de habitação, participa da
herança na qualidade de herdeira necessária e recebe a metade ideal do imóvel,
cabendo a cada ascendente fração ideal de 1/4 do bem.
c) “A” tem direito real de habitação, cabendo a
cada herdeiro fração ideal de 1/3 do imóvel.
d) por se tratar de bem incomunicável, “A” não
participa da sucessão, mas tem direito real de habitação, cabendo a cada
ascendente metade ideal do imóvel.
e) em razão do regime de bens que regeu o
casamento, “A” tem direito ao usufruto da metade do imóvel, cabendo, a cada
herdeiro, fração ideal de 1/3 do bem.
88 - FCC - 2013 - AL-PB - Procurador
Em relação às obrigações solidárias, analise as
seguintes afirmações:
I. Importará renúncia da solidariedade a
propositura de ação pelo credor contra um ou alguns dos devedores, não
demandando de imediato os demais.
II. A obrigação solidária pode ser pura e simples
para um dos cocredores ou codevedores, e condicional, ou a prazo, ou pagável em
lugar diferente, para o outro.
III. Se um dos credores solidários falecer deixando
herdeiros, cada um destes só terá direito a exigir e receber a quota do crédito
que corresponder ao seu quinhão hereditário, salvo se a obrigação for
indivisível.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) II e III.
b) I e III.
c) II.
d) I e II.
e) I.
89 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
Mariana
e Tavares, noivos, marcaram casamento para o primeiro domingo do mês de
dezembro de 2012. Mariana é advogada autônoma e Tavares é empregado da empresa
“C”. Considerando que a empregadora de Tavares não irá conceder suas férias no
mês de dezembro, a viagem de lua de mel dos noivos terá que ser curta, já que a
Consolidação das Leis do Trabalho prevê que, com o casamento, Tavares, poderá
faltar, sem prejuízo de seu salário,
a) por
até seis dias consecutivos, suspendendo-se o contrato de trabalho.
b) por
até dois dias consecutivos, suspendendo-se o contrato de trabalho.
c) por
até cinco dias consecutivos, interrompendo-se o contrato de trabalho.
d) por
até três dias consecutivos, interrompendo-se o contrato de trabalho.
e) somente
no dia posterior ao matrimônio, hipótese de suspensão de seu contrato de
trabalho.
90 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
Considere
que a Comissão de Conciliação Prévia instituída no âmbito da
I. Empresa “X” é composta por Mariana (eleita pelos empregados) e Gabriela (indicada pela empresa), e seus respectivos suplentes.
II. Empresa “Y” é composta por Dorotéia, Carmen, Fábio e Gustavo (eleitos pelos empregados) e Júlia e Camilo (indicados pela empresa), e seus respectivos suplentes.
III. Empresa “W” é composta por Simone, Dado, Hortência, Bruna e Fernanda (eleitos pelos empregados) e Vera, Marta, Dinei, Romualdo e Ronaldo (indicados pela empresa), e seus respectivos suplentes.
IV. Empresa “Z” é composta por Norma, Noêmia e Dino (eleitos pelos empregados) e Rubinéia, Clotilde e Durval (indicados pela empresa), e seus respectivos suplentes.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, apresentam composição legal, respeitando as normas previstas no referido ordenamento jurídico, as Comissões indicadas APENAS em
I. Empresa “X” é composta por Mariana (eleita pelos empregados) e Gabriela (indicada pela empresa), e seus respectivos suplentes.
II. Empresa “Y” é composta por Dorotéia, Carmen, Fábio e Gustavo (eleitos pelos empregados) e Júlia e Camilo (indicados pela empresa), e seus respectivos suplentes.
III. Empresa “W” é composta por Simone, Dado, Hortência, Bruna e Fernanda (eleitos pelos empregados) e Vera, Marta, Dinei, Romualdo e Ronaldo (indicados pela empresa), e seus respectivos suplentes.
IV. Empresa “Z” é composta por Norma, Noêmia e Dino (eleitos pelos empregados) e Rubinéia, Clotilde e Durval (indicados pela empresa), e seus respectivos suplentes.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, apresentam composição legal, respeitando as normas previstas no referido ordenamento jurídico, as Comissões indicadas APENAS em
a) I
e III.
b) II
e IV.
c) III
e IV.
d) I,
II e III.
e) I,
III e IV.
91 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
No
tocante ao Aviso Prévio é INCORRETO afirmar que
a) o
empregador poderá substituir o período que se reduz da jornada de trabalho, no
competente aviso prévio, pelo pagamento das horas correspondentes, desde que as
pague acrescidas de no mínimo 50%.
b) o
aviso prévio é devido na sua integralidade na hipótese de despedida indireta, e
na proporção de 50% quando reconhecida a culpa recíproca na rescisão do
contrato de trabalho.
c) a
gratificação semestral não repercute no cálculo do aviso prévio, ainda que
indenizado.
d) o
reajustamento salarial coletivo, determinado no curso do aviso prévio,
beneficia o empregado pré- avisado da despedida, inclusive quando o aviso
prévio for indenizado.
e) a
ocorrência de justa causa, salvo a de abandono de emprego, no decurso do prazo
do aviso prévio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito às
verbas rescisórias de natureza indenizatória.
92 - FCC - 2012 - PGM - João
Pessoa-PB - Procurador Municipal
No
tocante às Convenções Coletivas do Trabalho, considere:
I. As Convenções Coletivas do Trabalho, em âmbito constitucional, foram reconhecidas pela primeira vez no Brasil pela Constituição Federal de 1934.
II. Poderá constar no conteúdo das Convenções Coletivas do Trabalho, de forma facultativa, disposições sobre o processo de prorrogação e de revisão de seus preceitos.
III. É inválida, naquilo que ultrapassar o prazo total de dois anos, a cláusula de termo aditivo que prorroga a vigência do instrumento coletivo originário por prazo indeterminado.
IV. O processo de prorrogação, revisão, denúncia ou revogação total ou parcial de Convenção Coletiva do Trabalho ficará subordinado à aprovação de Assembleia Geral dos Sindicatos convenentes ou partes acordantes.
Está correto o que se afirma APENAS em
I. As Convenções Coletivas do Trabalho, em âmbito constitucional, foram reconhecidas pela primeira vez no Brasil pela Constituição Federal de 1934.
II. Poderá constar no conteúdo das Convenções Coletivas do Trabalho, de forma facultativa, disposições sobre o processo de prorrogação e de revisão de seus preceitos.
III. É inválida, naquilo que ultrapassar o prazo total de dois anos, a cláusula de termo aditivo que prorroga a vigência do instrumento coletivo originário por prazo indeterminado.
IV. O processo de prorrogação, revisão, denúncia ou revogação total ou parcial de Convenção Coletiva do Trabalho ficará subordinado à aprovação de Assembleia Geral dos Sindicatos convenentes ou partes acordantes.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I
e III.
b) I
e IV.
c) II
e III.
d) I,
III e IV.
e) II,
III e IV.
93 - FCC - 2014 - Prefeitura
de Cuiabá - MT - Procurador Municipal
A
ordem econômica tem por princípio a defesa do meio ambiente, a qual será
concretizada
a) pela
implementação técnica dos processos produtivos.
b) de
forma igualitária, independentemente da atividade exercida.
c) por
meio de ações sociais voltadas ao desenvolvimento econômico da população.
d) mediante
tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e
de seus processos de elaboração e prestação.
e) mediante
plano de ação econômica com diretrizes estabelecidas para a utilização de
recursos naturais segundo a demanda do mercado consumidor.
94 - FCC - 2014 - Prefeitura
de Cuiabá - MT - Procurador Municipal
Joaquim
é proprietário de imóvel rural no Município Gama. Há quatro exemplares arbóreos
em seu imóvel que precisam ser suprimidos. A competência para autorizar esta
supressão é
a) do
Estado ou do Município.
b) do
Município, pelo baixo impacto.
c) da
União.
d) do
Município, por ser assunto de interesse local.
e) do
Estado.
95 - FCC - 2014 - Prefeitura
de Cuiabá - MT - Procurador Municipal
A
Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo
a) a
proteção da saúde pública e da qualidade ambiental.
b) a
prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou
decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.
c) assegurar
os direitos sociais.
d) o
desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso
racional de recursos ambientais.
e) a
redução das emissões antrópicas de gases de efeito estufa em relação às suas
diferentes fontes.
96 - FCC - 2014 - Prefeitura
de Cuiabá - MT - Procurador Municipal
O
Município criou por decreto uma Reserva Extrativista em áreas particulares sem
ajuizar as ações de desapropriação dos imóveis abrangidos. Neste caso, os
proprietários
a) continuarão
titulares de domínio, mas serão indenizados apenas pelas restrições impostas às
respectivas propriedades.
b) continuarão
titulares de domínio, pois a Reserva Extrativista é uma unidade de conservação
de uso sustentável.
c) poderão
ajuizar ações de desapropriação indireta, diante da inércia do Município, sendo
possível discutir apenas o valor das indenizações.
d) poderão
ajuizar ações declaratórias de nulidade do ato administrativo do Chefe do
Executivo Municipal, porquanto não ser possível a criação de unidade de
conservação por Decreto.
e) continuarão
titulares de domínio, mas terão restrições impostas às respectivas propriedades
sem direito à indenização, diante do princípio da função social da propriedade.
97 - FCC - 2014 - TRT - 2ª
REGIÃO (SP) - Analista Judiciário - Área Judiciária
Segundo
a chamada regra constitucional da contrapartida:
a) nenhuma
contribuição previdenciária é devida sem que tenha havido efetiva prestação de
trabalho pelo segurado.
b) nenhuma
contribuição patronal é devida sem que o segurado tenha trazido regular prova
de sua documentação pessoal ao empregador.
c) nenhum
benefício ou serviço da seguridade social pode ser criado, majorado ou
estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
d) nenhuma
contribuição de seguridade social pode ser exigida antes de 90 dias da data de
publicação da lei que a houver instituído ou diminuído.
e) nenhum
benefício previdenciário ou assistencial pode ser deferido sem que tenha havido
prova das contribuições previdenciárias exigidas a título de carência.
98 - FCC - 2014 - TRT - 2ª
REGIÃO (SP) - Analista Judiciário - Área Judiciária
Uma
vez criados por lei do ente federativo, vinculam-se aos regimes próprios de
previdência social os servidores
a) requisitados
para o serviço eleitoral pela Justiça respectiva.
b) empregados
temporários na Administração direta e indireta da União.
c) ocupantes
exclusivamente de cargos comissionados da União, Estados e Municípios da
Administração direta.
d) ocupantes
de cargos efetivos de autarquias da União, Estados e Municípios.
e) empregados
de empresas públicas da União, Estados e Municípios.
99 - FCC - 2014 - TRT - 2ª
REGIÃO (SP) - Analista Judiciário - Área Judiciária
As
ações e serviços públicos de saúde constituem um sistema único, organizado de
acordo com diretrizes determinadas. Dentre elas, está
a) o
caráter contributivo e de filiação obrigatória.
b) a
promoção da integração ao mercado de trabalho.
c) a
centralização, com direção única no Governo Federal.
d) a
observância de critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.
e) o
atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas
100 - FCC - 2014 - TRT - 2ª
REGIÃO (SP) - Analista Judiciário - Área Judiciária
Sobre
os proventos de aposentadoria e pensão dos servidores públicos vinculados a
regimes próprios de previdência social,
a) incidem
contribuições previdenciárias, independentemente de quaisquer valores de
referência do regime geral.
b) incide
ordinariamente contribuição sobre o valor que supere o teto do regime geral, em
percentual igual ao que incide sobre a remuneração dos servidores em atividade.
c) não
podem incidir contribuições sociais.
d) incide
ordinariamente contribuição sobre o valor que supere o dobro do teto do regime
geral.
e) incide
contribuição sobre o valor que supere o teto do regime geral, quando o
beneficiário for portador de doença incapacitante.
fiz 70
ResponderExcluir