"A generosidade e a perfeição devem ser suas metas contínuas"

sábado, 4 de outubro de 2014

PREPARAÇÃO CONCURSO PGE RN: QUESTÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL - PONTO 11

Futuros Procuradores,


como prometido, segue material de questões de Direito Processual Civil - Ponto 11.

Para aqueles que preferirem, é possível fazer o download das questões em PDF, clicando AQUI.

Para download do calendário, clique aqui.

Aqueles que estiverem com dificuldades em realizar o download, favor enviar uma solicitação para aprovacaopge@hotmail.com. Dentro de 24 horas enviarei por e-mail.

TABELA DE CONTEÚDO – PGE/RN


QUESTÕES FCC

Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Processual Civil

JURISPRUDÊNCIA SELECIONADA

PONTO 06
PONTO 07


TEMAS IMPORTANTES:


PONTO - 11. Homologação de sentença estrangeira. Cabimento. Procedimento. Execução e processo de execução. Cumprimento de título executivo judicial. Título executivo judicial. Liquidação. Espécies de cumprimento e procedimento. Impugnação. Da viabilidade de manejo da exceção de pré-executividade.


1 - FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE - Procurador
Considerando que Carlos e Daniel foram citados em exe- cução de título executivo extrajudicial, analise as proposições abaixo.

I. Se reconhecerem o crédito, Carlos e Daniel pode- rão, no prazo dos embargos, depositar 30% do valor da execução, incluindo custas e honorários, pagando o saldo remanescente em até 6 parcelas mensais, corrigidas monetariamente e acrescidas de juros de 1% ao mês.

II. Caso tenham procuradores diferentes, Carlos e Daniel gozarão do prazo em dobro para apresentação de embargos.

III. Carlos e Daniel poderão, uma vez garantido o juízo, apresentar embargos, no prazo de quinze dias, contado da data da juntada do último mandado aos autos.

Está correto o que se afirma em
a) I, II e III. 
b) I, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) I e II, apenas. 
e) I e III, apenas.


2 - FCC - 2013 - AL-PB - Procurador
Os embargos do devedor 
a) são recebidos, em regra, somente no efeito devolutivo, excepcionalmente admitindo-se seu recebimento no duplo efeito.
b) são cabíveis, como defesa, tanto no cumprimento de sentença como na execução por título extrajudicial.
c) exigem somente julgamento meritório, não havendo hipótese de rejeição liminar, por sua natureza.
d) para serem opostos, necessariamente, o executado terá garantido previamente o Juízo.
e) seguem rito especial, não havendo possibilidade de audiência instrutória.


3 - FCC - 2012 - PGE-SP - Procurador
Em relação à tutela executiva, é correto afirmar:
a) Admitida a tutela executiva específica em cognição sumária, a multa prevista no Código de Processo Civil tem natureza coercitiva indireta, cumulável com perdas e danos e não limitada ao valor da execução.
b) Na execução, o credor pode desistir da ação independentemente da anuência do devedor, em qualquer hipótese.
c) O princípio da tipicidade dos atos executivos remanesce íntegro como norteador da tutela executiva, sem discricionariedade do magistrado.
d) Na execução fiscal, para o juiz deferir a penhora on-line, a Fazenda Pública deve comprovar que realizou todas as diligências para localizar bens livres e desembaraçados de titularidade do devedor.
e) Sentença que estabeleça o direito à percepção de vantagem pecuniária a servidor público pode ser executada de imediato.


4 - FCC - 2012 - PGE-SP - Procurador
É INCORRETO afirmar: 
a) A revelia do réu na ação de desapropriação gera a presunção de que o preço oferecido é justo, dispensando-se a realização de perícia.
b) É possível a exceção de pré-executividade para arguir prescrição da ação na execução fiscal.
c) O sequestro de verbas públicas, a pedido do credor, é possível em duas hipóteses: preterição do direito de precedência na ordem cronológica de precatórios e falta de alocação no orçamento do valor necessário à satisfação do crédito.
d) A ação judicial envolvendo duas pessoas jurídicas de direito público de esferas diversas de poder e que implique conflito federativo será processada e julgada pelo Supremo Tribunal Federal.
e) Não viola a cláusula de reserva de plenário deixar de submeter ao pleno ou órgão especial do tribunal a arguição de inconstitucionalidade de lei a respeito da qual já houve prévia manifestação do referido órgão.


5 - FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
Considere os seguintes documentos:

I. Duplicata sem aceite.

II. Crédito decorrente de laudêmio.

III. Crédito, documentalmente comprovado, decorrente de encargos acessórios de aluguel de imóvel.

IV. Nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito.

V. Contrato de seguro de vida.

São títulos executivos extrajudiciais os indicados APENAS em 
a) I, II, III e IV.
b) I, II e V.
c) I, IV e V.
d) II, III e V.
e) III e IV.


6 - FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
Quanto aos embargos do devedor, de acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar que 
a) a concessão de efeito suspensivo impedirá a efetivação dos atos de penhora e de avaliação dos bens.
b) nas execuções por carta precatória a citação do executado será imediatamente comunicada pelo juiz deprecado ao juiz deprecante, contando-se o prazo para os embargos sempre a partir da juntada da carta precatória devidamente cumprida.
c) quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, será contado em dobro o prazo para oposição de embargos do devedor.
d) se houver litisconsórcio passivo na execução entre cônjuges, o prazo para propositura dos embargos flui a partir da juntada aos autos do último mandado de citação cumprido.
e) o juiz imporá, em favor do exequente, multa ao embargante em valor não superior a 10% (dez por cento) do valor em execução se os embargos forem manifestamente protelatórios.


7 - FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
Na execução de título extrajudicial, de acordo com o Código de Processo Civil, é INCORRETO afirmar: 
a) O exequente poderá, no ato da distribuição, obter certidão comprobatória do ajuizamento da execução, com identificação das partes e valor da causa, para fins de averbação no registro de imóveis, registro de veículos ou registro de outros bens sujeitos à penhora ou arresto, devendo comunicar ao juízo as averbações efetivadas, no prazo máximo de 5 dias de sua concretização.
b) A propositura de qualquer ação relativa ao débito constante do título executivo não inibe o credor de promover-lhe a execução.
c) O executado que, intimado, não indica ao juiz, em 5 (cinco) dias, quais são e onde se encontram os bens sujeitos à penhora e seus respectivos valores comete ato atentatório à dignidade da Justiça e incidirá em multa fixada pelo juiz, em montante não superior a 20% do valor atualizado do débito em execução, revertida em proveito do credor.
d) Não dependem de homologação pelo Superior Tribunal de Justiça, para serem executados, os títulos executivos extrajudiciais, oriundos de país estrangeiro, mas deverá indicar o Brasil como lugar de cumprimento da obrigação, devendo satisfazer, ainda, os requisitos de formação exigidos pela lei do lugar de sua celebração.
e) O credor, que estiver, por direito de retenção, na posse de coisa pertencente ao devedor, não poderá promover a execução sobre outros bens senão depois de excutida a coisa que se achar em seu poder.


8 - FCC - 2010 - TCE-AP - Procurador
Em matéria de embargos do devedor, é correto afirmar:
a) O prazo para embargar será de 30 dias, contados da juntada do último mandado citatório, quando os executados, em litisconsórcio, tiverem diferentes procuradores.
b) Curador especial não tem legitimidade para opor embargos do devedor nas situação em que o executado é citado por hora certa e permanece revel.
c) Quando houver mais de um executado, o prazo para cada um deles embargar conta-se a partir da juntada do último mandado de citação, salvo tratando-se de cônjuges.
d) A citação do executado nas execuções por carta precatória será imediatamente comunicada pelo juiz deprecado ao juiz deprecante, inclusive por meios eletrônicos, contando-se o prazo para embargos a partir da juntada dos autos de tal comunicação.
e) Os embargos serão apresentados no prazo de 15 dias, contados do termo de penhora, depósito ou caução, e instruído com as cópias relevantes do processo de execução.


9 - FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
O acórdão do Tribunal de Contas, do qual resulte imputação de débito a administradores públicos tem, no processo civil, eficácia de
a) título executivo judicial, de natureza condenatória.
b) título executivo judicial, de natureza declaratória.
c) título executivo judicial, de natureza constitutiva.
d) título executivo extrajudicial.
e) decisão administrativa, sem configurar título executivo.


10 - FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
A e B são credores de C. O crédito de A se funda no título executivo extrajudicial X e o crédito de B se funda no título executivo extrajudicial Y. Nesse caso, no pólo ativo, da execução, entre os credores,
a) pode ser formado litisconsórcio necessário simples.
b) pode ser formado litisconsórcio necessário unitário.
c) pode ser formado litisconsórcio facultativo simples.
d) pode ser formado litisconsórcio facultativo unitário.
e) não pode ser formado litisconsórcio.


11- FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE - Procurador
Alberto é condenado a pagar a Heitor determinada quantia em dinheiro, por decisão transitada em julgado. Intimado, Heitor apresenta impugnação, que, de acordo com o Código de Processo Civil, quando trata da impugnação ao cumprimento de sentença

a) deve ser precedida de garantia do juízo, pode versar sobre todas as questões tratadas no processo de conhecimento e, em regra, não possui efeito suspensivo.
b) independe de garantia do juízo, pode versar sobre todas as questões tratadas no processo de conhecimento e, em regra, possui efeito suspensivo
c) deve ser precedida de garantia do juízo, pode versar, entre outros, sobre excesso de execução, e, em regra, não possui efeito suspensivo.
d) deve ser precedida de garantia do juízo, pode versar, entre outros, sobre excesso de execução, e, em regra, possui efeito suspensivo.
e) independe de garantia do juízo, pode versar, entre outros, sobre excesso de execução, e, em regra, possui efeito suspensivo


12 - FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
A respeito do cumprimento da sentença, é correto afirmar:
a) A impugnação ao cumprimento de sentença é uma demanda incidental, sujeita a distribuição e preparo.
b) A impugnação por excesso de execução exige a imediata declaração do valor que o executado entende correto.
c) O ajuizamento de ação rescisória impede, em regra, o cumprimento da sentença ou acórdão rescindendo.
d) O juiz tem o poder de majorar ou reduzir a multa de 10% sobre o valor da condenação para compelir o executado a cumprir a sentença no prazo de 15 dias.
e) Quando na sentença houver parte líquida e parte ilíquida, o cumprimento da sentença fica suspenso até a liquidação da parte ilíquida para preservar a unidade do processo.


13 - FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
No que concerne à impugnação ao cumprimento voluntário da sentença é correto afirmar que
a) a decisão que resolver a impugnação é recorrível sempre mediante agravo de instrumento.
b) se o executado alegar excesso de execução deverá indicar o valor que entende correto sob pena de rejeição liminar da impugnação.
c) ela será instruída e decidida nos próprios autos, deferindo-se ou não o efeito suspensivo.
d) ela poderá versar sobre nulidade de citação, ainda que o processo não tenha corrido à revelia.
e) quando versar sobre inexigibilidade do título não se considera inexigível o título judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal.


14 - FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador

No cumprimento de sentença

a) são incabíveis novos honorários advocatícios, mesmo que a impugnação do devedor seja rejeitada, em virtude de ser o processo sincrético.
b) o devedor condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação terá ao débito acrescida multa de quinze por cento, se não cumprir a obrigação no prazo de dez dias.
c) o devedor deverá indicar bens à penhora e, não o fazendo, devolve-se a faculdade ao credor.
d) pode o exequente indicar desde logo os bens a serem penhorados.
e) o devedor será citado pessoalmente para pagar a dívida ou oferecer bens a penhora, quando a execução tiver por objeto quantia certa.


15 - FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador
Quanto ao cumprimento de título executivo judicial, que imponha obrigação de pagar ao devedor,

a) é sempre descabida a citação do executado.
b) é cabível a fixação de honorários advocatícios em desfavor do executado, ainda que haja cumprimento voluntário da obrigação.
c) o credor, prestando caução suficiente e idônea, pode dar prosseguimento na execução, ainda que isso cause grave dano ao executado e à impugnação tenha sido concedido efeito suspensivo.
d) com o trânsito em julgado da sentença ou acórdão, não havendo cumprimento voluntário, é necessária a intimação do devedor para a aplicação da multa prevista no artigo 475-J do Código de Processo Civil.
e) o deferimento da penhora on line de quantias depositadas em instituição financeira está condicionado à comprovação do exaurimento da busca pelo credor por outros bens do devedor, livres e desembaraçados, sobre os quais possa recair a constrição.

GABARITOS:

1 - B     2 - A     3 - A     4 - A     5 - D     6 - D     7 - A     8 - D     9 – D 10 - E  11 - C     12 - B     13 - B     14 - D     15 - C

Nenhum comentário:

Postar um comentário