"A generosidade e a perfeição devem ser suas metas contínuas"

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PREPARAÇÃO CONCURSO PGE RN: QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL - PONTO 10

Futuros Procuradores,


como prometido, segue material de questões de Direito Constitucional - Ponto 09.

Para aqueles que preferirem, é possível fazer o download das questões em PDF, clicando AQUI.

Para download do calendário, clique aqui.

Aqueles que estiverem com dificuldades em realizar o download, favor enviar uma solicitação para aprovacaopge@hotmail.com. Dentro de 24 horas enviarei por e-mail.


TABELA DE CONTEÚDO – PGE/RN


QUESTÕES FCC

Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Processual Civil
PONTO 10

JURISPRUDÊNCIA SELECIONADA

PONTO 05


TEMAS IMPORTANTES:


PONTO 10. Sistema tributário nacional: a) princípios constitucionais tributários; b) limitações constitucionais ao poder de tributar; espécies tributárias; d) imunidades tributárias; e) repartição de competências e receitas tributárias.

1 - FCC - 2012 - PGE-SP - Procurador
Referente à modificação formal da Constituição, é correto afirmar:
a) A anterioridade tributária, prevista no artigo 150, inciso III, “b”, da Constituição Federal configura cláusula pétrea e, assim, não pode ser afastada por Emenda Constitucional.
b) O Supremo Tribunal Federal admite a legitimidade de parlamentar e de Partido Político para impetrar mandado de segurança com a finalidade de coibir atos praticados, durante o processo de discussão e votação de proposta de emenda constitucional, incompatíveis com as disposições constitucionais que disciplinam o processo legislativo.
c) A Constituição Federal estabeleceu limites materiais, temporais e circunstanciais ao poder constituinte derivado.
d) As Emendas Constitucionais de Revisão, decorrentes da Revisão Constitucional prevista no artigo 3o do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, não estão sujeitas ao controle de constitucionalidade.
e) É necessária a reapreciação, pela Câmara dos Deputados, de expressão suprimida pelo Senado Federal em texto de proposta de emenda constitucional que, na redação remanescente, aprovada por ambas as Casas do Congresso Nacional, não perdeu sentido normativo.

2 - FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
Seria considerada incompatível com a Constituição da República, em matéria tributária, a
a) cobrança de pedágio pela utilização de vias intermunicipais conservadas pelo Poder Público estadual.
b) fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores em um exercício para cobrança no seguinte, antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei respectiva.
c) cobrança de imposto municipal sobre serviços prestados por autarquia estadual que tenha por finalidade a prestação desses serviços.
d) concessão de incentivos fiscais pela União a determinados Estados da federação, ainda que com o fim de promover o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico entre as diferentes regiões do País.
e) instituição de impostos sobre o patrimônio ou a renda das instituições de ensino, ainda que com fins lucrativos.

3 - FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
É aplicação do princípio da igualdade sob o aspecto material, em âmbito tributário, a disposição constitucional segundo a qual
a) os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
b) o Governo poderá estabelecer critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência.
c) a União poderá instituir impostos para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.
d) cabe à lei complementar estabelecer normas gerais sobre definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e empresas de pequeno porte.
e) compete à União estabelecer normas gerais sobre a instituição de contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas.

4 - FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
Em relação às limitações ao poder de tributar, é correto afirmar que
a) a majoração de uma alíquota tributária deve estar expressamente prevista em lei, todavia a própria Constituição prevê casos em que este princípio pode ser excepcionado.
b) é vedado às unidades federadas instituir tratamento desigual entre contribuintes que estejam em situação equivalente, salvo em razão de ocupação profissional.
c) um tributo não pode ser cobrado no mesmo exercício financeiro no qual tenha sido publicada a lei que o instituiu ou majorou, exceto no caso de medida provisória editada pelo Presidente da República.
d) as unidades federadas estão impedidas de instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros, com exceção daqueles relacionados à propriedade de imóveis cedidos.
e) um tributo não pode ser utilizado com efeito de confisco, exceto em situações de calamidade pública e de guerra declarada.

5 - Prova: FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador
Os pagamentos devidos pela Fazenda Pública, em virtude de sentença judiciária,

a) podem ser feitos mediante a especificação na dotação orçamentária respectiva dos processos a que se referem.
b) devem ser feitos mediante a expedição de precatórios, mesmo no caso das entidades privadas da Administração indireta.
c) que não contem com respaldo orçamentário, mesmo tendo sido apresentados até 1o de julho do ano anterior, ensejam intervenção federal ou estadual por descumprimento de ordem judicial.
d) que não forem feitos até o final do exercício seguinte ao da apresentação do precatório, importam no sequestro da quantia necessária à satisfação do débito.
e) devem ser feitos, necessariamente, por meio de precatórios, sendo vedada a criação de regime mais célere para as condenações de pequeno valor.

6 - FCC - 2008 - TCE-AL - Procurador
Projeto de lei versando sobre alíquota de tributo federal é de iniciativa
a) privativa do Presidente da República.
b) privativa de membro da Câmara dos Deputados.
c) privativa de membro do Senado Federal.
d) privativa da mesa do Congresso Nacional.
e) comum a qualquer membro do Congresso Nacional, ao Presidente da República e aos cidadãos, neste último caso observados os requisitos constitucionais.

7 - FCC - 2006 - PGE-RR - Procurador
A imunidade recíproca consiste em vedação constitucional de que a União, os Estados e os Municípios

a) instituam tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente.
b) utilizem tributo com efeito de confisco.
c) instituam impostos sobre patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos.
d) cobrem tributos no mesmo exercício financeiro em que publicada a lei que os aumentou.
e) instituam impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros.


GABARITOS:

1 - A     2 - C     3 - D     4 - A     5 - C     6 - E     7 - E   

Nenhum comentário:

Postar um comentário