como prometido, segue material de questões de Direito e Processo do Trabalho - Ponto 07.
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TABELA DE CONTEÚDO – PGE/RN
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QUESTÕES FCC
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Direito Constitucional
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Direito Administrativo
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Direito Processual Civil
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Direito e Proc. Do Trabalho
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Direito Ambiental
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Direito Tributário
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JURISPRUDÊNCIA SELECIONADA
SIMULADO 01: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO - RANKING
SIMULADO 02: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO - RANKING SIMULADO 03: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO - RANKING - ERRATA
SIMULADO 04: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO
SIMULADO 05: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO
SIMULADO 06: CADERNO DE QUESTÕES - FOLHA DE RESPOSTA - GABARITO
COMPILAÇÃO DA SEMANA SEMANA 01 SEMANA 02
TEMAS IMPORTANTES:
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PONTO 07 - A Fazenda Pública perante a
Justiça do Trabalho. Responsabilidade solidária e subsidiária na Justiça do
Trabalho.
OBRIGATÓRIA A LEITURA
DA ADC 16
A respeito da Terceirização na Administração
Pública, assinale a alternativa correta em consonância com a lei e
entendimento sumulado do TST.
a) Considerandose que o § único do artigo 442 da
CLT prevê expressamente que em qualquer ramo de atividade da sociedade
cooperativa não existe vínculo
empregatício entre ela e seus associados, nem entre
estes e os tomadores de serviços daquela, é lícita a utilização deste sistema
pela Administração Pública como forma de terceirização de serviços.
b) Considerandose que o inciso II da súmula 331 do
TST prevê que a contratação irregular de trabalhador, mediante empresa
interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública
direta, indireta ou fundacional, é possível concluir que a terceirização neste
segmento, obedecidos os parâmetros da Lei n.º 8.666/93, exime aqueles da
responsabilidade pelos créditos trabalhistas sonegados aos trabalhadores na
vigência do pacto laboral.
c) Há autorização constitucional para a
terceirização por tempo determinado para atender a necessidade temporária de
excepcional interesse público.
d) A Lei n.º 8.745/93, que trata da contratação por
tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional
interesse público, autoriza expressamente a terceirização dos serviços públicos
nos parâmetros da Lei n.º 8.666/93.
e) Para o reconhecimento da responsabilidade
subsidiária dos entes da Administração Pública em caso de terceirização de
serviços, necessário que reste comprovada a sua culpa no cumprimento das obrigações
da Lei n.º 8.666/93, especialmente na fiscalização do cumprimento das
obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora.
2 - CESPE - 2013 - BACEN - Procurador
Com base no entendimento sumulado do TST, assinale
a opção correta.
a) O inadimplemento do empregador em relação às
obrigações trabalhistas implica a responsabilidade solidária do tomador dos
serviços quanto a tais obrigações, inclusive quanto aos órgãos da administração
direta, desde que hajam participado da relação processual e constem também do
título executivo judicial.
b) A contratação de trabalhadores por empresa
interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos
serviços, mesmo na hipótese de trabalho temporário.
c) A contratação irregular de trabalhador pela
administração pública direta indireta ou fundacional, mediante empresa
interposta, gera vínculo de emprego com o poder público, desde que existentes
os pressupostos caracterizadores do vínculo laboral.
d) A responsabilidade subsidiária do tomador de
serviços abrange apenas os salários e parcelas do FGTS que se refiram ao
período da prestação laboral.
e) Caso sejam inexistentes a subordinação direta e
a pessoalidade, a contratação de serviço de vigilância, de conservação e
limpeza e de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador não
forma vínculo entre este e os prestadores de tais serviços.
3 - MPT - 2013 - MPT - Procurador
Em relação ao trabalho temporário (Lei nº
6.019/74), assinale a alternativa CORRETA:
a) Em conformidade com a Súmula 331 do TST, o
trabalho temporário constitui hipótese de terceirização de serviços, não
podendo ocorrer nas atividades-fins da empresa tomadora, ou em atividades-meio
desta, se presentes a pessoalidade e a subordinação.
b) Para a validade da prestação de serviço
temporário, é obrigatória a celebração dois contratos necessariamente escritos:
a) entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora; b) entre o
trabalhador e a empresa de trabalho temporário.
c) Pode o empregador, em relação ao período de
experiência, optar pela contratação direta, por meio de contrato de
experiência, ou por empresa de trabalho temporário, desde que, observado o
período máximo de 90 (noventa) dias em ambos os casos.
d) É vedada às empresas de trabalho temporário a
contratação de estrangeiros.
e) não respondida.
4 - MPT - 2012 - MPT - Procurador
Assinale a alternativa INCORRETA:
a) O trabalhador avulso é um trabalhador eventual,
que se ativa por curtos períodos de tempo a distintos tomadores, sem se fixar a
nenhum deles, com a intermediação de um órgão de gestão de mão de obra. A
anotação da CTPS do trabalhador avulso é feita pelo Órgão Gestor de Mão de
Obra.
b) No trabalho voluntário não há contraprestação do
trabalho, o que não impede que sejam repassados valores de ressarcimento de
despesas comprovadamente realizadas, como as despesas de deslocamento.
c) O assédio moral organizacional extrapola a
esfera de interesses do trabalhador assediado, exigindo a tutela coletiva para
que a prática seja extirpada dos métodos de administração e gestão da empresa,
para além da tutela das situações individuais.
d) Para que o contrato de trabalho temporário seja
válido é preciso que haja contrato escrito entre o empregado e a empresa de
trabalho temporário, com duração de até três meses, prorrogáveis por mais três,
além de haver contrato escrito, de natureza civil, entre as empresas prestadora
e tomadora dos serviços, do qual conste o motivo da contratação.
5 - UEPA - 2012 - SEAD-PA - Procurador - Autárquico
e Fundacional
Em face do que consta na Orientação Jurisprudencial
do Tribunal Superior do Trabalho, em relação à responsabilidade decorrente do
processo de terceirização, é correto afirmar que:
a) a contratação de trabalhadores por empresa
interposta é ilegal. O vínculo se forma com o prestador, gerando
responsabilização subsidiária do tomador dos serviços, inclusive em relação aos
órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II,
da CF/1988).
b) o inadimplemento das obrigações trabalhistas,
por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos
serviços privados quanto àquelas obrigações, sob a condição de que tenha sido
evidenciada sua conduta culposa na contratação, haja participado da relação
processual e conste também do título executivo judicial.
c) a regra da responsabilização aplica-se aos entes
integrantes da Administração Pública direta e indireta se for observado o
inadimplemento e apenas na hipótese de evidenciada a conduta culposa na
contratação, relevando condições essências para a validade da celebração do
contrato entre a Administração e a prestadora do serviço.
d) não é possível o ajuizamento de ação autônoma
pleiteando a responsabilidade subsidiária do tomador de serviços quando há
sentença condenatória definitiva, prolatada em ação anteriormente proposta pelo
mesmo reclamante, em que figurou como parte apenas o prestador de serviços. A
impossibilidade decorre da afronta à coisa julgada produzida na primeira ação e
o direito à ampla defesa e ao contraditório, resguardado ao tomador de
serviços.
e) a Orientação Jurisprudencial consolidada na
Súmula nº 331 do TST-Tribunal Superior do Trabalho- está harmônica com a
decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal que, em 24/11/2010, declarou,
por votação majoritária, a inconstitucionalidade do artigo 71, parágrafo 1º, da
Lei 8.666/93.
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