"A generosidade e a perfeição devem ser suas metas contínuas"

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PREPARAÇÃO CONCURSO PGE RN: QUESTÕES DE DIREITO AMBIENTAL - PONTO 07

Futuros Procuradores,


como prometido, segue material de questões de Direito Ambiental - Ponto 07.

Para aqueles que preferirem, é possível fazer o download das questões em PDF, clicando AQUI.


Para download do calendário, clique aqui.


Aqueles que estiverem com dificuldades em realizar o download, favor enviar uma solicitação para aprovacaopge@hotmail.com. Dentro de 24 horas enviarei por e-mail.



TABELA DE CONTEÚDO – PGE/RN


QUESTÕES FCC
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Processual Civil
Direito e Proc. Do Trabalho
 Direito Ambiental
 Direito Tributário
JURISPRUDÊNCIA SELECIONADA



TEMAS IMPORTANTES:


PONTO 07 - Meio Ambiente Cultural. Tombamento e outros instrumentos de defesa do patrimônio cultural brasileiro.


PARTE I

1 - CESPE - 2012 - TJ-CE - Juiz 
Considerando os diversos aspectos que envolvem o conceito de meio ambiente, particularmente o cultural e o do trabalho, assinale a opção correta.
a) Considera-se meio ambiente cultural o ambiente integrado pelos equipamentos urbanos e edifícios comunitários, como as bibliotecas, pinacotecas, museus e instalações científicas ou similares.
b) O meio ambiente é um bem público classificado pela CF como de uso comum do povo, razão pela qual não se admite que o seu uso seja oneroso ou imponha a necessidade de qualquer contraprestação de ordem pecuniária.
c) Ao estabelecer a tutela do meio ambiente, a CF dispõe que a proteção do meio ambiente, nele compreendido o meio ambiente do trabalho, constitui um dos objetivos do Sistema Único de Saúde.
d) A todos os entes federativos compete a proteção de documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico, cultural e paisagístico, mas a competência para legislar sobre esses temas pertence, privativamente, à União.
e) A definição legal de recursos ambientais compreende a fauna e a flora, as águas superficiais e subterrâneas, o solo e o subsolo, mas não o mar territorial e os demais elementos da biosfera.


2 - CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem - 3 - Primeira Fase 
Considerando a tutela do meio ambiente cultural, assinale a opção correta.

a) O tombamento, como instrumento de proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, pode recair em bens particulares, mas não em bens públicos.
b) Um bem somente pode ter reconhecido seu valor cultural e ser, portanto, objeto de tombamento, por via legislativa ou por intermédio de procedimento administrativo, não admitindo a legislação que o tombamento seja feito por determinação jurisdicional.
c) São bens sujeitos a tombamento os provenientes da atividade humana, como os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural. Os bens naturais, como os sítios arqueológicos e as paisagens naturais, não podem ser objeto de tombamento ambiental.
d) Compete à União, aos estados e ao DF legislar concorrentemente sobre a proteção do patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico.


GABARITOS:

1 - C     2 - D


PARTE II


1 - FEPESE - 2014 - MPE-SC - Procurador do Estado         
Assinale a alternativa incorreta.

a) A Servidão Administrativa tem caráter acessório e inalienável.
b) Retrocessão é a devolução do domínio expropriado, para que regresse ao patrimônio da administração pública
c) Tombamento é ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial, levando em conta sua função social.
d) A Servidão Administrativa consiste no direito real de gozo, de natureza pública, instituído sobre imóvel de propriedade alheia com base em lei.
e) Limitação administrativa é toda imposição geral, gratuita, unilateral e de ordem pública condicionadora do exercício de direitos ou de atividades particulares às exigências do bem-estar social.


2 - TRF - 2ª Região - 2014 - TRF - 2ª REGIÃO - Juiz Federal   
Sobre o instituto do tombamento, assinale a alternativa correta:

a) O tombamento tem por objetivo primordial a manutenção da destinação do bem e das suas características físicas ou arquitetônicas.
b) O mesmo bem pode ser objeto de tombamento por mais de um ente da federação
c) A competência para legislar sobre tombamento é privativa da União.
d) O proprietário da coisa tombada que não tiver condições financeiras e recursos para proceder as obras de conservação e reparação deve obrigatoriamente providenciar a sua alienação.
e) No caso de alienação onerosa dos bens tombados pertencentes a pessoas naturais ou as pessoas jurídicas de direito privado, não há direito de preferência em favor das pessoas jurídicas de direito público.


3 - CESPE - 2014 - PGE-PI - Procurador do Estado Substituto        
A respeito de poder de polícia, limitações administrativas, direito de propriedade e desapropriação, assinale a opção correta.

a) A desapropriação se dará por motivos de utilidade pública ou interesse social, uma vez que se restringe à transferência de bem imóvel de terceiro para o poder público.
b) A prerrogativa do poder de polícia permite à administração o condicionamento e a restrição de uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais e é exercida, no âmbito de cada estado-membro, pelos órgãos de controle interno e pela polícia civil do estado.
c) No exercício da atividade de polícia, a administração pode atuar tanto por meio de atos normativos dotados de alcance geral, quanto por meio de atos concretos, a exemplo dos atos sancionatórios.
d) Se, em determinado município, nas obras de implantação de rede elétrica, em certo trecho, for necessário passar o cabeamento por baixo de um imóvel de propriedade do estado, o município poderá instituir servidão administrativa sobre esse imóvel, em razão do interesse público envolvido.
e) Caso um imóvel antigo, de propriedade de um cidadão, se situe no centro histórico de um município e retrate a arquitetura de determinada época do país, a anuência desse cidadão será condição de procedibilidade de eventual processo de tombamento do citado imóvel, tendo em vista que o direito constitucional de propriedade impede que se processe ao tombamento de forma compulsória.


4 - TRF - 4ª REGIÃO - 2014 - TRF - 4ª REGIÃO - Juiz Substituto       
Assinale a alternativa INCORRETA.

a) O ato do Poder Legislativo que efetive o tombamento e, de igual modo, aquele que pretenda alterar as condições de tombamento regularmente instituído pelo Poder Executivo são inconstitucionais, dada a sua incompatibilidade com o princípio da harmonia dos poderes.
b) A ação que busca a reparação de danos causados por imposição de limitação administrativa está sujeita à prescrição quinquenal, pois tem natureza pessoal.
c) O sistema minerário vigente no Brasil atribui à concessão de lavra – que constitui verdadeira res in comercio – caráter negocial e conteúdo de natureza econômico- financeira. O impedimento causado pelo Poder Público na exploração empresarial das jazidas legitimamente concedidas gera o dever estatal de indenizar o minerador que detém, por efeito de regular delegação presidencial, o direito de industrializar e de aproveitar o produto resultante da extração mineral.
d) Na desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária o valor referente às benfeitorias úteis e necessárias deve ser depositado em dinheiro pelo expropriante à ordem do juízo, e o referente à terra nua, em Títulos da Dívida Agrária.
e) Na desapropriação por utilidade pública, a eventual improdutividade do imóvel não afasta o direito aos juros compensatórios, pois esses restituem não só o que o expropriado deixou de ganhar com a perda antecipada, mas também a expectativa de renda, considerando a possibilidade de o imóvel ser aproveitado a qualquer momento de forma racional e adequada, ou até ser vendido com o recebimento do seu valor à vista.


5 - FJG - RIO - 2014 - Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Analista Legislativo - Direito   
O tombamento é uma forma de intervenção na propriedade pela qual o Poder Público procura proteger o patrimônio cultural brasileiro. Em relação aos efeitos do tombamento, é possível afirmar que:

a) o tombamento não impede o proprietário de gravar o bem livremente através de penhor, anticrese ou hipoteca
b) é vedado ao proprietário reparar, pintar ou restaurar o bem tombado
c) não há restrições para a vizinhança do prédio tombado
d) importa supressão da propriedade privada, devendo ser levado a registro no Ofício de Registro de Imóveis respectivo


6 - FEPESE - 2014 - MPE-SC - Analista do Ministério Público   
Quanto às limitações ao direito de propriedade, assinale a alternativa correta.

a) A servidão administrativa é direito real que incide sobre bem imóvel visando a execução de obra ou serviço público.
b) A limitação administrativa tem caráter individual e oneroso por comportar indenização.
c) O tombamento não recai sobre bens móveis.
d) A desapropriação é forma derivada da aquisição da propriedade.
e) A requisição administrativa é direito pessoal que incide somente sobre bens imóveis em caso de iminente perigo ou calamidade pública.


7 - IBFC - 2014 - TJ-PR - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento   
Sobre    o             tombamento    é             correto afrmar:

a) Os     bens      cuja       conservação      seja       de          interesse            público serão    considerados    parte                integrante          do          patrimônio         histórico              e             artístico               nacional a partir da edição do decreto do chefe do Poder Executivo.
b) No caso da alienação onerosa de bens tombados pertencentes a pessoas naturais ou a pessoas jurídicas de direito privado,               terão     direito  de          preferência        a             União,  os           Estados                e             os Municípios,                nesta    ordem.
c) O        tombamento    é             modalidade       de          intervenção       do          Estado  na           propriedade      de                particulares,      mediante            indenização,      não        se           aplicando a bens públicos.
d) As     coisas    tombadas           não        poderão,             em         caso       nenhum              ser         destruídas,                demolidas          ou          mutiladas,          sem       prévia   autorização        especial               do          Serviço do                Patrimônio         Histórico              e             Artístico Nacional,           podendo,           todavia,               ser                reparadas           e             pintadas              pelos     proprietários     para       fns         de          conservação,     com                subsequente    comunicação     ao           órgão    competente.


8 - FMP-RS - 2014 - PGE-AC - Procurador do Estado   
Um imóvel, nas proximidades da Casa Blanca, em Xapuri – AC, onde teria morado um importante cronista esportivo nascido na cidade, foi tombado como patrimônio cultural, histórico e arquitetônico. Sobre o tombamento, é CORRETO afirmar que o ato

a) não retira a propriedade do titular e não tem a indenização como requisito de validade.
b) não retira a propriedade do titular, mas só tem eficácia se previamente indenizado.
c) retira a propriedade do titular, mas está sujeito à prévia indenização.
d) retira a propriedade do titular e não está sujeito à indenização.


9 - CESPE - 2013 - TJ-ES - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção   
Com base na interpretação doutrinária do direito administrativo, assinale a opção correta no que diz respeito ao poder de polícia.

a) A discricionariedade, um dos atributos do poder de polícia, apresenta-se em maior ou menor grau em todos os atos administrativos que externam o exercício desse poder.
b) A limitação administrativa, mesmo que advinda de normas gerais e abstratas, decorre do poder de polícia propriamente dito.
c) Uma das formas de extinção da servidão administrativa é a prescrição, incorrida em decorrência da não utilização.
d) O tombamento é ato administrativo de poder de polícia que, se incidido sobre imóveis, deve ser averbado ao lado da transcrição do domínio no registro de imóveis.
e) Em sentido restrito, o poder de polícia constitui-se de atos do Poder Legislativo e do Executivo bem como consiste na atividade estatal que visa a condicionar a liberdade e a propriedade, ajustando-as aos interesses coletivos.


10 - CESPE - 2013 - TRF - 1ª REGIÃO - Juiz Federal   
Assinale a opção correta no que diz respeito às limitações administrativas, à requisição e ao tombamento como formas de intervenção do Estado na propriedade.
a) O tombamento, forma de intervenção do poder público na propriedade, pode incidir tanto sobre bens móveis quanto sobre bens imóveis.
b) Ainda que haja inconformismo e resistência do proprietário, o poder público poderá promover o tombamento de determinado bem, razão pela qual se diz que o tombamento é, quanto à constituição, um ato compulsório, visto que sua realização independe do consentimento do particular.
c) As limitações administrativas são determinações por meio das quais o Estado impõe ao proprietário obrigações de caráter positivo, que implicam o dever de fazer algo em prol do interesse público.
d) A passagem subterrânea, por determinado terreno particular, de dutos para o transporte de gás configura exemplo de limitação administrativa.
e) A requisição é modalidade de intervenção por meio da qual o Estado, em face de perigo iminente, utiliza serviços, mas não bens, de particulares.


GABARITOS:

1 - B     2 - B     3 - C     4 - D     5 - A     6 - C     7 - B     8 - A     9 - B     10 - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário