"A generosidade e a perfeição devem ser suas metas contínuas"

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

PREPARAÇÃO CONCURSO PROCURADORIA GERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Futuros Procuradores,

como prometido, segue material de questões de Direito Administrativo.

Para aqueles que preferirem, é possível fazer o download das questões em PDF, clicando aqui.

Bons estudos!


1. Origens, objeto e conceito do Direito Administrativo. Função administrativa. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração: a) Poder normativo; b) regulamentar; c) Poder de polícia; d) Poder discricionário; e) Poder hierárquico.



01 - Prova: FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Regime jurídico administrativo;
No que diz respeito ao regime jurídico administrativo, considere as seguintes afirmações:

I. Há, neste tipo de regime, traços de autoridade, de supremacia da Administração, sendo possível, inclusive, que nele se restrinja o exercício de liberdades individuais.

II. As chamadas prerrogativas públicas, para que sejam válidas, devem vir respaldadas em princípios constitucionais explícitos na Constituição Federal.

III. Via de regra, também integram o regime jurídico administrativo de um município as leis, os decretos, os regulamentos e as portarias do Estado em que ele se localiza.

IV. É tendência da maioria da doutrina administrativista contemporânea não mais falar em “restrições” ou “sujeições” como traço característico do regime jurídico administrativo, em razão dessas expressões poderem levar à falsa conclusão de que as atividades da Administração que visam a beneficiar a coletividade podem estar sujeitas a limites.

Está correto o que se afirma APENAS em

 a) IV.
 b) I
 c) I e III.
 d) II e IV.
 e) I, II e III.

02 - Prova: FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Regime jurídico administrativo;  Poderes da Administração;  Poder de polícia;
O poder de polícia expressa-se, em sentido amplo, por meio de
 a) medidas repressivas, não compreendendo medidas preventivas.
 b) medidas gerais preventivas de limitação de direitos, podendo ser discricionárias quando não previstas em lei.
 c) atos administrativos concretos limitadores do exercício de direitos e atividades individuais em caráter geral e abstrato.
 d) atos administrativos normativos gerais e atos administrativos de aplicação da lei ao caso concreto.
 e) medidas preventivas abstratas, tais como vistorias e licenças.

03 - Prova: FCC - 2010 - TCE-AP - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Regime jurídico administrativo;  Princípios - Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência;
O princípio constitucional da eficiência, que rege a Administração Pública, apresenta-se em
 a) nível materialmente superior ao princípio da legalidade, uma vez que autoriza a Administração Pública a adotar medidas formalmente em desacordo com a lei em prol do aumento de produtividade e agilidade.
 b) hierarquia superior aos demais princípios constitucionais, uma vez que deve nortear toda a atuação da Administração Pública.
 c) relação ao modo de estruturação da Administração Pública, uma vez que autoriza a derrogação do regime jurídico de direito público e a aplicação do direito privado quando este se mostrar financeiramente mais atrativo.
 d) mesmo nível de hierarquia do princípio da supremacia do interesse público, eis que também possui prevalência superior apriorística.
 e) relação ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administração Pública, não apenas em relação a atuação do agente público.

04 - Prova: FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Regime jurídico administrativo;  Princípios - Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência;
NÃO é situação que configura nepotismo, a sofrer a incidência da Súmula Vinculante no 13, editada pelo Supremo Tribunal Federal, a nomeação de

 a) sobrinho de Secretário de Estado para cargo de dirigente de autarquia estadual.
 b) cunhado de Presidente da Assembleia Legislativa para cargo de assessor da Presidência do Tribunal de Justiça.
 c) irmão adotivo de Secretário de Estado para cargo de diretor na respectiva Secretaria.
 d) cônjuge de Governador para cargo de Secretário de Estado.
 e) sogro de Deputado Estadual, para cargo de assessor em gabinete de outro Deputado Estadual.

05 - Prova: FCC - 2008 - TCE-AL - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Regime jurídico administrativo;  Princípios - Proporcionalidade, Razoabilidade, Motivação, Autotutela e Outros Princípios;
O regime jurídico administrativo possui peculiaridades, dentre as quais podem ser destacados alguns princípios fundamentais que o tipificam. Em relação a estes, pode-se afirmar que o princípio da
 a) supremacia do interesse público informa as atividades da administração pública, tendo evoluído para somente ser aplicado aos atos discricionários.
 b) supremacia do interesse público informa as atividades da administração pública e pode ser aplicado para excepcionar o princípio da legalidade estrita, a fim de melhor representar a tutela do interesse comum.
 c) legalidade estrita significa que a administração pública deve observar o conteúdo das normas impostas exclusivamente por meio de leis formais.
 d) indisponibilidade do interesse público destina-se a restringir a edição de atos discricionários, que só podem ser realizados com expressa autorização legislativa.
 e) indisponibilidade do interesse público destina-se a restringir a atuação da administração pública, que deve agir nas hipóteses e limites constitucionais e legais.

06 - Prova: FCC - 2006 - PGE-RR - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Regime jurídico administrativo;  Princípios - Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência;  Princípios - Proporcionalidade, Razoabilidade, Motivação, Autotutela e Outros Princípios;
Em relação aos princípios constitucionais aplicáveis à Administração Pública é correto afirmar que o princípio da

 a) supremacia do interesse público é hierarquicamente superior aos demais, devendo ser aplicado sempre que houver embate entre direito público e direito privado.
 b) publicidade dispensa publicação no Diário Oficial do Estado, desde que o particular interessado tenha sido notificado sobre o ato administrativo que lhe seja pertinente.
 c) autotutela abrange a faculdade que possui a Administração Pública de rever seus próprios atos.
 d) moralidade administrativa, embora previsto de forma individualizada na Constituição Federal, somente é aplicável à Administração Pública quando o ato praticado revestir-se de ilegalidade.
 e) eficiência autoriza a mitigação do princípio da legalidade sempre que houver necessidade de privilegiar o alcance de melhores resultados na prestação de serviços públicos.

07 - Prova: FCC - 2014 - Prefeitura de Recife - PE - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder vinculado e discricionário;  Poder normativo, poder hierárquico e poder disciplinar ;
Sobre Poderes da Administração, considere os seguintes itens:

I. A nomeação de pessoa para um cargo de provimento em comissão é expressão do exercício do poder discricionário.

II. É possível que um ato administrativo consubstancie o exercício concomitante de mais de um poder pela Administração pública.

III. A Súmula vinculante nº 13, relativa à vedação ao nepotismo, é expressão dos poderes normativo e disciplinar da Administração pública.

Está correto o que consta em

 a) I, II e III.
 b) I, apenas.
 c) III, apenas.
 d) I e II, apenas.
 e) II e III, apenas.

08 - Prova: FCC - 2013 - AL-PB - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder normativo, poder hierárquico e poder disciplinar ;
O chamado poder regulamentar autônomo, trata-se de
 a) exercício de atividade normativa pelo Executivo, disciplinando matéria não regulada em lei, de controversa existência no direito nacional.
 b) poder conferido aos entes federados para legislar em matéria administrativa de seu próprio interesse.
 c) atividade normativa exercida pelas agências reguladoras, nos setores sob sua responsabilidade.
 d) prerrogativa conferida a todos os Poderes para disciplinar seus assuntos interna corporis.
 e) atividade normativa excepcional, conferida ao Conselho de Defesa Nacional, na vigência de estado de defesa ou estado de sítio.

09 - Prova: FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder normativo, poder hierárquico e poder disciplinar ;
Em relação aos poderes da Administração Pública, é correto afirmar que o poder
 a) normativo é decorrência do poder vinculado da Administração, na medida em que só admite a prática de atos expressamente previstos em lei.
 b) normativo é reflexo do poder discricionário nos casos em que é dado à Administração Pública o poder de substituir a lei em determinada matéria.
 c) disciplinar é decorrente do poder de polícia administrativo, na medida em que admite a aplicação de sanções a todos os particulares.
 d) disciplinar, no que diz respeito aos servidores públicos, é decorrente do poder hierárquico, na medida em que se traduz no poder da Administração de apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos sujeitos à sua disciplina.
 e) regulamentar, quando decorrente do poder hierárquico, é discricionário, porque não encontra estabelecidos em lei as hipóteses taxativas de sua incidência.

10 - Prova: FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Regime jurídico administrativo;  Poderes da Administração;  Poder de polícia;
O poder de polícia expressa-se, em sentido amplo, por meio de
 a) medidas repressivas, não compreendendo medidas preventivas.
 b) medidas gerais preventivas de limitação de direitos, podendo ser discricionárias quando não previstas em lei.
 c) atos administrativos concretos limitadores do exercício de direitos e atividades individuais em caráter geral e abstrato.
 d) atos administrativos normativos gerais e atos administrativos de aplicação da lei ao caso concreto.
 e) medidas preventivas abstratas, tais como vistorias e licenças.

11 - Prova: FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder normativo, poder hierárquico e poder disciplinar ;
O poder normativo conferido à Administração Pública compreende a
 a) edição de decretos autônomos para criação e extinção de órgãos públicos, na medida em que são tradução de seu poder de auto-organização.
 b) edição de atos normativos de competência exclusiva do Chefe do Executivo, tais como, decretos regulamentares, resoluções, portarias, deliberações e instruções.
 c) promulgação de atos normativos originários e derivados, sendo os primeiros os regulamentos executivos e os segundos, os regulamentos autônomos.
 d) promulgação de atos legislativos de efeitos concretos, desde que se refiram a objeto passível de ser disposto por meio de decreto regulamentar.
 e) edição de decretos autônomos, restringindo-se estes às hipóteses decorrentes de exercício de competência própria, outorgada diretamente pela Constituição.

12 - Prova: FCC - 2008 - TCE-AL - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder normativo, poder hierárquico e poder disciplinar ;
O poder regulamentar atribuído pela Constituição Federal ao Chefe do Poder Executivo
 a) aplica-se para regular qualquer matéria em relação a qual o Poder Legislativo não tenha legislado.
 b) define a atividade do Poder Legislativo quando se exercer sobre matéria originariamente atribuída ao Poder Executivo, em termos de iniciativa legislativa.
 c) retira fundamento diretamente da Constituição federal, prescindindo, portanto, de legislação ordinária que lhe seja preexistente.
 d) limita-se à atividade de viabilizar a aplicação de lei ordinária.
 e) compreende a edição de atos normativos com conteúdo material de lei, mas de hierarquia infralegal.

13 - Prova: FCC - 2006 - PGE-RR - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder de polícia;
Durante fiscalização em determinado estabelecimento comercial foi constatada a realização de atividade de venda de remédios manipulados no local, sem autorização dos órgãos estaduais competentes para tanto. Neste caso, os fiscais estaduais, dotados de poder de polícia administrativa deverão, dentre outras medidas eventualmente cabíveis em face da natureza da infração,

 a) autuar o comerciante, facultada a concessão de prazo para apresentação defesa, bem como recolher amostra do medicamento para análise de sua lesividade.
 b) notificar o comerciante a apresentar defesa, no prazo legal, para posterior análise do cabimento da lavratura do auto de infração, bem como solicitar às autoridades superiores que requeiram autorização judicial para apreensão das mercadorias irregulares.
 c) autuar o comerciante e comunicar as autoridades superiores para requerimento de ordem judicial para apreensão das mercadorias.
 d) apreender as mercadorias e notificar o comerciante para apresentação de defesa, no prazo legal, apenas após o quê poderá ser lavrado, se for o caso, o auto de infração cabível.
 e) apreender as mercadorias irregulares encontradas no local, lavrando auto de apreensão, bem como autuar o comerciante pelas infrações cometidas, concedendo-lhe prazo para apresentação de defesa.

14 - Prova: FCC - 2006 - BACEN - Procurador - Prova 1
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder de polícia;
Nos termos do conceito aceito pela doutrina nacional, caracteriza exercício de poder de polícia a
 a) prisão em flagrante de um criminoso.
 b) defesa do território nacional contra invasão estrangeira.
 c) interdição de um estabelecimento por agentes de vigilância sanitária.
 d) suspensão dos direitos políticos de servidor que incida em improbidade administrativa.
 e) defesa de terras públicas contra a invasão por terceiros.

15 - Prova: FCC - 2006 - BACEN - Procurador - Prova 1
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder normativo, poder hierárquico e poder disciplinar ;
NÃO é decorrência do exercício do poder hierárquico, no âmbito da Administração pública, a
 a) avocação, feita por um Ministro de Estado, de competência de subordinado seu.
 b) alteração, por dirigente de autarquia, de ato praticado por subordinado seu.
 c) revisão, por Ministro de Estado, de ato praticado por subordinado seu.
 d) delegação de competências do Presidente da República para um Ministro de Estado.
 e) revisão, pelo Presidente da República, de ato praticado por dirigente de fundação pública.

16 - Prova: FCC - 2006 - BACEN - Procurador - Prova 1
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder de polícia;
Segundo a regra geral legalmente estabelecida, a ação punitiva da Administração Pública Federal, direta e indireta, no exercício do poder de polícia, objetivando apurar infração à legislação em vigor,
 a) é imprescritível.
 b) prescreve em 5 anos, comportando interrupção ou suspensão.
 c) prescreve em 5 anos, não comportando interrupção ou suspensão.
 d) prescreve em 5 anos, comportando interrupção, mas não suspensão.
 e) prescreve em 5 anos, comportando suspensão, mas não interrupção.

17 - Prova: FCC - 2005 - PGE-SE - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder normativo, poder hierárquico e poder disciplinar ;
Sobre o poder normativo da Administração, é correto afirmar que
 a) é deferido a entidades da Administração Direta e Indireta, nos limites das suas respectivas competências.
 b) pode se manifestar em caráter originário, mesmo que contra a lei.
 c) seu exercício representa legítima delegação de competência legislativa à Administração.
 d) se resume ao poder regulamentar previsto no art. 84, IV, da Constituição Federal.
 e) tem como titular o Presidente da República, que pode delegá-lo a outros níveis inferiores da federação.

18 - Prova: FCC - 2005 - PGE-SE - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder de polícia;
Definido o poder de polícia administrativa como a atividade pública de condicionamento e limitação de direitos dos particulares, em nome do interesse público, é correto afirmar que
 a) seu exercício decorre da supremacia geral deferida à Administração, o que permite a atividade policial à margem das competências legalmente atribuídas.
 b) não compete às entidades da Administração Indireta exercer o poder de polícia, ainda que autorizadas legalmente.
 c) sempre que o poder de polícia for exercido, ali estará também o interesse público, por conta da aplicação do princípio da supremacia do interesse público sobre o particular.
 d) apenas pode esse poder ser exercido por pessoas jurídicas de direito público, por causa da sua incompatibilidade com o regime jurídico das pessoas jurídicas de direito privado, ainda que integrantes da Administração.
 e) se manifesta em todas as atividades administrativas, mesmo nas áreas de fomento e de intervenção no domínio econômico.

19 - Prova: FCC - 2002 - PGE-SP - Procurador
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração;  Poder de polícia;
As medidas de polícia administrativa
 a) são marcadas pelo atributo da exigibilidade, que dispensa a Administração de recorrer ao Poder Judiciário para executá-las.
 b) podem ser apenas implementadas mediante prévia autorização judicial, por não serem auto-executórias.
 c) podem ser auto-executórias, de acordo com a decisão arbitrária da autoridade administrativa.
 d) são auto-executórias, se necessárias para a defesa urgente do interesse público.
 e) tipificam hipótese de indevida coação administrativa, quando auto-executadas pelo administrador sem autorização legal.

01 - B
02 - D
03 - E
04 - D
05 - E
06 - C
07 - D
08 - A
09 - D
10 - D
11 - E
12 - E
13 - E
14 - C
15 - E
16 - B
17 - A
18 - D

19 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário