tentarei, de acordo com o calendário postado ontem, postar diariamente questões da FCC que abordam a matéria estudada.
Para aqueles que preferirem, é possível fazer o download das questões em PDF, clicando aqui.
Bons estudos!
PONTO 01 - Poder Constituinte.
Constituição: conceito, concepções, classificação e elementos. Normas
constitucionais: conceito, forma, conteúdo, finalidade, estrutura lógica, classificações,
eficácia e aplicabilidade. Hermenêutica constitucional: especificidades,
elementos de interpretação, princípios metódicos.
01 - Prova: FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador
Os textos da Convenção sobre os Direitos das
Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova
Iorque, em março de 2007, tramitaram perante as Casas do Congresso Nacional nos
anos de 2007 e 2008, com vistas à sua aprovação, por meio de Decreto
Legislativo. O então projeto de Decreto Legislativo foi aprovado, inicialmente,
na Câmara dos Deputados, pelo voto de 418 e 353 de seus membros, em primeiro e
segundo turnos, respectivamente; na sequência, encaminhado ao Senado Federal,
foi aprovado pelo voto de 59 e 56 de seus membros, em primeiro e segundo
turnos, respectivamente. Promulgado e publicado o Decreto Legislativo no 186,
de 2008, o Governo brasileiro depositou o instrumento de ratificação dos atos
junto ao Secretário-Geral das Nações Unidas em agosto de 2008, ocorrendo, ao
final, a edição do Decreto no 6.949, de 2009, pelo Presidente da República,
promulgando a referida Convenção e seu Protocolo Facultativo.
Diante disso, a Convenção sobre os Direitos das
Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo
a) estão
aptos a produzir efeitos no ordenamento jurídico brasileiro, ao qual se
integraram como norma equivalente às leis ordinárias.
b) estão
aptos a produzir efeitos no ordenamento jurídico brasileiro, em que serão
considerados equivalentes às emendas à Constituição.
c) estão
aptos a produzir efeitos no plano jurídico externo, mas não no ordenamento
interno brasileiro.
d) estariam
aptos a produzir efeitos no ordenamento jurídico brasileiro se houvessem sido
aprovados como proposta de emenda à Constituição de iniciativa do Presidente da
República, promulgada pelas Mesas das Casas do Congresso Nacional.
e) não estão
aptos a produzir efeitos no plano jurídico externo, tampouco no ordenamento
interno brasileiro, uma vez que não foram observados os procedimentos
necessários à sua ratificação e promulgação.
02 - Prova: FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
O artigo 69, caput, da Constituição do Estado do
Rio de Janeiro dispõe que “as ações de sociedades de economia mista
pertencentes ao Estado não poderão ser alienadas a qualquer título, sem
expressa autorização legislativa”. Referido dispositivo foi objeto da Ação
Direta de Inconstitucionalidade no 234, na qual o Supremo Tribunal Federal
(STF) decidiu que a autorização legislativa exigida pela Constituição estadual
“há de fazer-se por lei formal, mas só será necessária, quando se cuide de
alienar o controle acionário da sociedade de economia mista” (Rel. Min. Néri da
Silveira, publ. DJ 09/05/1997).
Na decisão em questão, relativamente ao dispositivo
impugnado, o STF procedeu à
a)
declaração de inconstitucionalidade com redução de texto.
b)
revogação.
c)
declaração parcial de inconstitucionalidade com redução de texto.
d)
declaração de inconstitucionalidade sem redução de texto.
e)
interpretação conforme à Constituição.
03 - Prova: FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador
Considera-se de eficácia limitada a norma
constitucional segundo a qual
a) os
trabalhadores urbanos e rurais têm direito à participação nos lucros, ou
resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na
gestão da empresa, conforme definido em lei.
b) não será
concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião, assim
definido em lei.
c) ninguém
será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
d) é livre o
exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações
profissionais que a lei estabelecer.
e) os
trabalhadores urbanos e rurais têm direito à duração do trabalho normal não
superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a
compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção
coletiva de trabalho.
04 - Prova: FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
O Poder Constituinte Reformador, no Brasil,
a) é
fundamento de validade para que os Estados- Membros da Federação promulguem
Constituições próprias com a aprovação das respectivas Assembleias Legislativas.
b) permite
que a Constituição Federal seja emendada, por meio de revisão constitucional,
desde que haja o voto favorável de três quintos de Deputados e Senadores, em
sessão unicameral
c) está
materialmente limitado à forma federativa de Estado, à separação de poderes, à
forma republicana, ao sistema presidencialista, bem como aos direitos e
garantias fundamentais segundo disposição expressa do texto constitucional.
d) pode se
manifestar por meio de emendas à Constituição, cujo projeto pode ser proposto
por mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação,
manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
e) é
caracterizado como derivado, limitado, circunstanciado e inicial.
05 - Prova: FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
De acordo com a jurisprudência do STF, se houver
dispositivos constitucionais com conteúdo incompatível dentro do texto
constitucional,
a) deve-se
buscar uma interpretação conciliatória entre os dispositivos, pois não é
possível considerar a existência de normas inconstitucionais no texto da
Constituição.
b) será
descartada a norma que afronta as cláusulas pétreas com mais intensidade, pois
estas exercem um papel de meta-controle da ordem constitucional.
c) aplica-se
o princípio da ponderação, como técnica de hermenêutica constitucional, para
que, por meio do sopesamento dos princípios constitucionais, elimine- se a
norma incompatível com o sistema.
d) deve-se
buscar uma norma hierarquicamente superior à Constituição, presente em Tratados
Internacionais, a qual aponte uma referência valorativa que solucione o
conflito normativo nacional.
e) os dois
dispositivos constitucionais que entram em contradição devem ser eliminados do
sistema, por meio da interpretação do STF, a fim de se garantir o princípio da
unidade da Constituição e o da máxima eficiência.
06 - Prova: FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
A interpretação conforme a Constituição é uma
técnica que pode ser aplicada pelo
a) Poder
Legislativo, para preservar a vigência da lei, quando é chamado pelo STF, em
ação declaratória de constitucionalidade, a prestar informações sobre a vontade
autêntica do legislador que embasou a fase de deliberação parlamentar do
projeto de lei aprovado.
b) Poder
Legislativo, para justificar a derrubada de veto jurídico oposto pelo
Presidente da República com base em declaração de inconstitucionalidade parcial
sem redução de texto.
c) Supremo
Tribunal Federal, em controle de constitucionalidade, apenas para normas que
possibilitem mais de uma interpretação, a fim de preservar a lei no ordenamento
jurídico e adequá-la aos valores da ordem constitucional.
d) Poder
Judiciário, como uma técnica de hermenêutica constitucional, para que promova
um aperfeiçoamento da lei e amolde a vontade do legislador aos ditames das
regras e dos princípios constitucionais.
e) Poder
Executivo, para justificar a adequação dos pressupostos constitucionais da
urgência e da relevância, quando questionada a constitucionalidade de medida
provisória em ação direta de inconstitucionalidade.
07 - Prova: FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador
Em fevereiro de 2010, o artigo 6o da Constituição
Federal foi alterado para que, ao rol dos direitos fundamentais que prevê,
fosse acrescentado o direito à alimentação. A eficácia desse direito é
classificada como
a) plena.
b) contida
de princípio programático.
c) limitada
de princípio institutivo.
d) contida
de princípio institutivo.
e) limitada
de princípio programático.
08 - Prova: FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador
Considerando a história do constitucionalismo
brasileiro, é correto afirmar que
a) o
bicameralismo no Poder Legislativo brasileiro foi instituído apenas com a
Constituição de 1946, como modo de assegurar a participação dos Estadosmembros
no processo legislativo federal.
b) a
primeira Constituição brasileira que previu expressamente direitos fundamentais
foi a de 1988.
c) a
primeira Constituição brasileira que previu a forma federativa de Estado foi a
de 1891, ainda que não se tenha, na ocasião, garantido aos Municípios autonomia
de ente federativo.
d) o Supremo
Tribunal Federal foi criado com a Constituição de 1946, que também previu a
ação direta de inconstitucionalidade, atribuindo àquele Tribunal a competência
para julgá-la originariamente.
e) o
exercício do controle de constitucionalidade pelo Poder Judiciário somente foi
permitido no Brasil a partir da criação da representação interventiva pela
Constituição de 1946.
09 - Prova: FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador
Considere as seguintes afirmações:
I. Liberdade, Igualdade e Fraternidade, ideais da
Revolução Francesa, podem ser relacionados, respectivamente, com os direitos
humanos de primeira, segunda e terceira gerações.
II. O direito à paz inclui-se entre os direitos
humanos de segunda geração.
III. Os direitos humanos de primeira geração foram
construídos, em oposição ao absolutismo, como liberdades negativas; os de
segunda geração exigem ações destinadas a dar efetividade à autonomia dos
indivíduos, o que autoriza relacioná-los com o conceito de liberdade positiva e
com a igualdade.
IV. A indivisibilidade dos direitos humanos
significa que, ao apreciar uma violação a direito fundamental, o juiz deverá
apreciar todas as violações conexas a ela.
V. A positivação da dignidade humana nas
Constituições do pós-guerra foi uma reação às atrocidades cometidas pelo regime
nazista e uma das fontes do conceito pode ser encontrada na filosofia moral de
Kant.
Estão corretas SOMENTE as afirmações
a) I, II e
III.
b) I, II e
IV.
c) I, III e
V.
d) II, III e
V.
e) I, II,
III e V.
10 - Prova: FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador
A distinção entre a norma jurídica e a sua mera
expressão textual resta sobremodo evidenciada
a) no
controle incidental de constitucionalidade, em relação ao controle
abstrato-principal.
b) na
interpretação de normas-princípio, em relação à interpretação de normas-regra.
c) mediante
o uso do elemento sistêmico da interpretação, comparativamente à utilização dos
demais elementos exegéticos.
d) nas
decisões de controle de natureza interpretativa, comparativamente às decisões
simples de inconstitucionalidade.
e) no
controle de inconstitucionalidade tendo como parâmetro a Constituição Federal,
em relação ao controle de nível estadual.
11 - Prova: FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador
A Constituição de 16 de julho de 1934 é considerada
o marco inicial do constitucionalismo social-democrático no Brasil, nela
estando presentes a introdução e a reconfiguração de institutos com o objetivo
de conferir maior eficiência à ação estatal. Nesse sentido,
a) adotou-se
nova disciplina para o habeas corpus e para o exercício do poder regulamentar.
b)
extinguiu-se a Justiça Federal e introduziu-se a técnica de repartição vertical
da competência legislativa.
c)
introduziu-se o controle abstrato de normas e o veto presidencial.
d)
outorgou-se ao Presidente da República autorização para expedir decretos-leis e
criou-se o mandado de segurança.
e)
atenuou-se o bicameralismo do Poder Legislativo e atribuiu-se certa
europeização ao sistema de controle de constitucionalidade.
12 - Prova: FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador
Por proposta de 19 (dezenove) Assembleias
Legislativas Estaduais e após regular aprovação do Congresso Nacional, é
promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado emenda constitucional extinguindo
a ação declaratória de constitucionalidade, embora na mesma sessão legislativa
projeto de lei, de idêntico conteúdo, tenha sido rejeitado pelo Senado Federal.
A emenda em pauta deve ser considerada
a)
constitucional, tanto sob o ângulo formal, quanto sob o ângulo material.
b)
inconstitucional, pois a matéria constante de propositura rejeitada não pode
ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
c)
inconstitucional, por vício de iniciativa.
d)
constitucional, sob o ângulo formal, mas inconstitucional sob o prisma
material, por enfraquecer o princípio da supremacia da Constituição.
e)
constitucional, sob o ângulo material, mas inconstitucional sob o prisma
formal, por não haver sido submetida à sanção ou veto do Presidente da
República.
13 - Prova: FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador
A determinação de que "a lei não prejudicará o
direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada",
consubstancia norma constitucional de eficácia
a) plena
restringível.
b) plena
irrestringível e não regulamentável em nível ordinário.
c) limitada
de cunho programático.
d) limitada
de cunho preceptivo.
e) plena
irrestringível, porém regulamentável em nível ordinário.
14 - Prova: FCC - 2008 - TCE-AL - Procurador
A Constituição da República veda que matéria
constante de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por
prejudicada seja objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
Considerando a classificação doutrinária das limitações ao poder constituinte
reformador, esta vedação constitucional caracteriza-se como limitação de ordem
a) material.
b) formal.
c)
circunstancial.
d)
implícita.
e) relativa.
15 - Prova: FCC - 2006 - PGE-RR - Procurador
A proposta de emenda constitucional pode ser
apresentada
a) pelo
Ministro da Justiça.
b) pelo
Presidente da República.
c) por um
quarto, no mínimo, dos membros do Senado Federal.
d) pela
Comissão de Constituição e Justiça do Congresso Nacional.
e) por mais
de um terço das Assembléias Legislativas das unidades da Federação.
16 - Prova: FCC - 2006 - BACEN - Procurador - Prova
1
O poder constituinte derivado se manifesta, na
Constituição brasileira, pela possibilidade de promulgação de emendas
constitucionais. Todavia, há limites formais e materiais ao poder de reforma
constitucional, sendo correto afirmar que
a) o
Presidente da República não pode encaminhar proposta de emenda constitucional,
razão pela qual a emenda não está sujeita a sanção ou veto.
b) a
Constituição não poderá ser reformada na vigência de intervenção federal,
estado de defesa e estado de sítio.
c) não será
objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a separação dos
Poderes, a forma unitária e republicana de Estado e os direitos individuais e
sociais.
d) existem
limites implícitos ao poder de reforma constitucional, decorrentes dos
princípios de direito internacional, em virtude da adoção da teoria monista
pelo Supremo Tribunal Federal.
e) a
proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada pode ser objeto de nova
proposta a qualquer tempo, por conta da supremacia do poder constituinte.
17 - Prova: FCC - 2005 - PGE-SE - Procurador
Consideradas as classificações das Constituições
segundo os critérios de estabilidade e modo de elaboração, tem-se,
respectivamente, que a Constituição brasileira de 1988 é
a) histórica
e formal.
b) sintética
e escrita.
c) analítica
e flexível.
d) rígida e
dogmática.
e) material
e semi-flexível.
18 - Prova: FCC - 2005 - PGE-SE - Procurador
Considera-se de eficácia limitada a norma
constitucional segundo a qual
a) é vedada
a utilização pelos partidos políticos de organização paramilitar (art. 17, § 4º
).
b) ninguém
será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei
(art. 5º , II).
c) é livre o
exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações
profissionais que a lei estabelecer (art. 5º , XIII).
d) é direito
dos trabalhadores urbanos e rurais a proteção em face da automação, na forma da
lei (art. 7º , XXVII).
e) a casa é
asilo inviolável do indivíduo, nela ninguém podendo penetrar sem consentimento
do morador, salvo nos casos previstos na Constituição (art. 5º , XI).
01 - B
02 - E
03 - A
04 - D
05 - A
06 - C
07 - E
08 - C
09 - C
10 - D
11 - E
12 - A
13 - B
14 - B
15 - B
16 - B
17 - D
18 - D
BOM DEMAIS
ResponderExcluirProfessor, estou sentindo dificuldade em seguir o programa diário, trabalho, tenho esposa e filhos pra dar atenção e gostaria de uma dica se possível.
ResponderExcluirA minha dificuldade é porque estou estudando por doutrinas densas como Gilmar Mendes, Marcelo Novelino, Fernanda Marilena, Carvalhinho e minha dúvida é se não dava pra acompanhar esse programa diário com doutrinas menos densas, tendo em vista a minha pouca disponibilidade de tempo, e quais indica.
Grato e parabéns pela iniciativa.
Não haverá um só ato nosso que não será visto por Deus, principalmente aqueles atos altruísticos, desinteressados.