"A generosidade e a perfeição devem ser suas metas contínuas"

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PREPARAÇÃO: CONCURSO PGE-RS (SEMANA 01)

Pessoal,

como prometido, segue o material da primeira semana do edital destrinchado para a PGE-RS:


Agora é só imprimir e dar o máximo de si!

Grande abraço,

Gustavo Andrade

02/12/2014 - 1. Teoria da Constituição: conceito e concepções. 2. Classificação das Constituições. 3. Aplicabilidade das normas constitucionais. 4. Direito constitucional intertemporal. 5. Interpretação constitucional.


1 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Cachoeirinha - RS - Procurador Municipal
De acordo com a doutrina de Pedro Lenza, na obra Direito Constitucional Esquematizado, a Constituição Federal atual pode ser classificada como :

a) promulgada, escrita, analítica e formal.
b) promulgada, consuetudinária, analítica e formal.
c) promulgada, escrita, analítica e material.
d) outorgada, escrita, analítica e material.
e) outorgada, escrita, analítica e formal.


2 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Flores da Cunha - RS - Procurador Municipal
Alexandre de Moraes, em sua obra Direito Constitucional, Ed. Atlas (2011), acompanhando a doutrina predominante, classifica as constituições em diversas espécies, considerando a sua estabilidade. Dentre elas, apresenta a forma designada de “constituição rígida”, cuja definição apresentada pelo referido autor é a expressa na alternativa
a) É aquela que não admite qualquer forma de alteração.
b) Exige procedimentos e formas mais complexos para a sua modificação, em relação àqueles utilizados para a modificação de outras espécies normativas.
c) É aquela que somente pode ser modificada após o transcurso de certo período de tempo.
d) Somente pode ser modificada por iniciativa do Poder Executivo.
e) Exige, para a sua modificação, a aprovação da totalidade dos membros do legislativo.


3 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Flores da Cunha - RS - Procurador Municipal
Pedro Lenza, em sua obra Direito Constitucional Esquematizado, Ed. Saraiva (2011), ao tratar da hermenêutica constitucional, identifica uma série de princípios. Em relação a um desses princípios, o autor explica que “deve ser entendido no sentido de a norma constitucional ter a mais ampla efetividade social”.

Assinale a alternativa que identifique a qual dos seguintes princípios este autor está se referindo.
a) Da eficiência ou da máxima efetividade das normas constitucionais.
b) Da conformidade social.
c) Da concordância prática ou da harmonização.
d) Da interpretação conforme a constituição.
e) Da proporcionalidade ou da razoabilidade.


4 - FUNDATEC - 2011 - Prefeitura de Charqueadas - RS - Procurador Municipal
Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde à classificação que Alexandre de Moraes (2011) apresenta para a Constituição Federal em vigor no Brasil?
a) Formal.
b) Dogmática.
c) Promulgada.
d) Flexível.
e) Analítica.


5 - FUNDATEC - 2011 - PGE-RS - Procurador do Estado
Considere as seguintes afirmações sobre Teoria da Constituição:

I. Somente pode ser classificada como promulgada a Constituição elaborada por representantes eleitos pelo povo exclusivamente para este fim.

II. As normas constitucionais anteriores não repetidas, mas compatíveis com a Constituição nova, são recepcionadas como normas infraconstitucionais.

III. Ainda que não exista uma "hermenêutica constitucional" específica, é certo que a interpretação constitucional tem peculiaridades, que derivam do fato de que a Constituição é uma norma auto-referente.

Segundo o entendimento doutrinário predominante, estão corretas:

a) Apenas I .
b) Apenas II .
c) Apenas III .
d) Apenas I e II
e) Apenas I e III


6 - FUNDATEC - 2011 - PGE-RS - Procurador do Estado
Considere as seguintes afirmações sobre limites ao poder de reforma constitucional:

I. É cabível mandado de segurança contra proposta de emenda à Constituição que viole cláusula pétrea, uma vez que seu próprio processamento configura inconstitucionalidade.

II. As normas que prevêem limitações expressas ao poder de reforma constitucional não podem ser objeto de emenda à Constituição.

III. O princípio da anterioridade, que impede a cobrança de tributos no mesmo exercício em que publicada a lei que os instituiu ou aumentou, não é garantia individual protegida por cláusula pétrea.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.


7 - FUNDATEC - 2011 - PGE-RS - Procurador do Estado
Sobre a disciplina constitucional dos tratados internacionais, é correto afirmar que:

a) Os tratados internacionais firmados pelo Brasil sobre direitos humanos podem ingressar no ordenamento jurídico brasileiro como normas de hierarquia constitucional.
b) Os tratados internacionais firmados pelo Brasil não podem ingressar no ordenamento jurídico brasileiro como normas de hierarquia constitucional.
c) Todos os tratados internacionais firmados pelo Brasil ingressam no ordenamento jurídico brasileiro como normas de hierarquia constitucional.
d) Todos os tratados internacionais firmados pelo Brasil ingressam no ordenamento jurídico brasileiro como normas infraconstitucionais.
e) O procedimento de aprovação, pelo Congresso Nacional, dos tratados internacionais firmados pelo Brasil sobre direitos humanos é irrelevante para determinar sua hierarquia normativa.


8 - FUNDATEC - 2010 - PGE-RS - Procurador do Estado
Analise as seguintes afirmações sobre Constituição e suas normas:

I. Conforme o conceito sociológico cunhado por Ferdinand Lassalie no século XIX, a Constituição — real, não a jurídica — é, em síntese, “o conjunto dos fatores reais de poder que regem uma nação”.
II. A definição constante do art. 16 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão — “não tem Constituição o estado no qual a garantia dos direitos não esteja assegurada, nem a separação dos poderes determinada” — é um conceito de Constituição em sentido formal.
III. A superioridade hierárquica das normas constitucionais em relação às outras normas que compõem o ordenamento jurídico de um Estado é rotineiramente designada pela doutrina com a expressão “rigidez constitucional”.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas l e lll.


GABARITOS:

1 - A     2 - B     3 - A     4 - D     5 - C     6 - D     7 - A     8 - A  



03/12/2014 - 6. Poder Constituinte. Conceito. Espécies. 7. Reforma constitucional. Emenda e revisão. Limites formais, circunstanciais e materiais. 8. Controle de constitucionalidade. Sistema brasileiro de controle de constitucionalidade. 9. Controle da Inconstitucionalidade por ação. Via de ação direta de inconstitucionalidade. Lei nº 9.868/99. Via de exceção ou defesa. Recurso extraordinário e repercussão geral. Lei nº 11.418/06. 10. Controle da Inconstitucionalidade por omissão. Ação direta de inconstitucionalidade por omissão. Mandado de injunção.


1 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Flores da Cunha - RS - Procurador Municipal
A Constituição Federal lista uma série de legitimados para o ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade. Indique, dentre as alternativas que seguem, aquele que não detém esta legitimidade.
a) Presidente da República.
b) Governador de Estado.
c) Conselho Federal de Órgão de classe, desde que se trate de profissão regulamentada.
d) Procurador Geral da República.
e) Partido político, com representação no Congresso Nacional.


2 - FUNDATEC - 2011 - PGE-RS - Procurador do Estado
Considere as seguintes afirmações sobre jurisdição constitucional:

I. Com exceção das confederações sindicais e entidades de classe de âmbito nacional e dos partidos políticos, todos os demais legitimados para propor ação direta de inconstitucionalidade ou ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal dispõem de capacidade postulatória especial.

II. A decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade ou inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, tomada em sede de controle concentrado, somente pode ser atacada por embargos de declaração ou, se transitada em julgado, por ação rescisória.

III. A decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade ou inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, tomada em sede de controle concentrado, produz efeito vinculante em relação a todos os demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública federal, estadual e municipal.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.


3 - FUNDATEC - 2010 - PGE-RS - Procurador do Estado
A propositura concomitante de duas ações diretas de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual, uma no Tribunal de Justiça do Estado e outra no Supremo Tribunal Federal, impugnada em face de norma constitucional federal de reprodução obrigatória pelas Constituições estaduais, conduz, segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a qual das seguintes soluções?

a) Extinção do processo perante o Supremo Tribunal Federal, considerando o princípio da subsidiariedade.
b) Extinção do processo perante o Tribunal de Justiça estadual, considerando o princípio da hierarquia das fontes do direito.
c) Suspensão do processo perante o Supremo Tribunal Federal até a deliberação definitiva do Tribunal de Justiça estadual.
d) Suspensão do processo perante o Tribunal de Justiça estadual até a deliberação definitiva do Supremo Tribunal Federal.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.


GABARITOS:

1 - C     2 - E     3 - D



04/12/2014 - 11. Ação declaratória de constitucionalidade. Lei nº 9.868/99. 12. Arguição de descumprimento de preceito fundamental. Lei nº 9.882/99. 13. Súmula vinculante. Lei nº 11.417/06. Reclamação. 14. Princípios fundamentais. 15. Teoria dos Direitos fundamentais.



1 - FUNDATEC - 2011 - PGE-RS - Procurador do Estado
Considere as seguintes afirmações sobre as ações constitucionais:

I. O habeas corpus, que é gratuito e dispensa a atuação de advogado, pode ser impetrado em favor de qualquer pessoa, inclusive pessoa jurídica.

II. Além da omissão inconstitucional, é requisito do mandado de injunção a demonstração, pelo impetrante, de nexo causai entre a omissão e a inviabilidade do exercício do direito, liberdade ou prerrogativa.

III. A ação civil pública para defesa do patrimônio público, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos só pode ser ajuizada pelo Ministério Público.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III


2 - FUNDATEC - 2010 - PGE-RS - Procurador do Estado
Em qual das seguintes hipóteses não há violação a direitos e garantias fundamentais, segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal?

a) Ingresso de policiais, sem mandado judicial, em quarto de hotel que siría de residência a cidadão suspeito de participar de organização criminosa.
b) Apreensão de mercadorias pela administração fazendária, medida prevista em lei como forma de compelir o contribuinte ao pagamento de tributos devidos.
c) Interceptação, pela administração de determinado estabelecimento prisional, da correspondência remetida pelos sentenciados.
d) Exigência, em processo administrativo, de que o administrado efetue depósito recursal como condição de admissibilidade de recurso.
e) Admissão como prova, em processo judicial, de gravação ambiental clandestina de conversa entre agentes policiais e presos, realizada com o intuito de obter confissão de crime.


3 - FUNDATEC - 2010 - PGE-RS - Procurador do Estado
Sobre as ações constitucionais previstas no art. 5° da Constituição da República, é correto afirmar que:

a) O habeas corpus passou a ter previsão constitucional na Constituição de 1891, que não limitava seu objeto à garantia da liberdade de locomoção.
b) O habeas data, introduzido pela Constituição de 1988, não pode ser impetrado para assegurar o acesso a informações constantes de bancos de dados mantidos por entidades privadas.
c) O mandado de segurança individual, criado pela Constituição de 1946, é cabível contra atos de agentes privados no exercício de funções do poder público.
d) O mandado de segurança coletivo, introduzido pela Constituição de 1988, pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional em favor de quaisquer cidadãos.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.


GABARITOS:

1 - B     2 - C     3 - A




05/12/2014 - 16. Histórico das Declarações de Direitos. Declaração Universal de 1948 e a Concepção contemporânea de Direitos Humanos. 17. Clausula de abertura constitucional e a incorporação de tratados internacionais de proteção dos direitos humanos. 18. Regime constitucional dos direitos fundamentais. Colisão de direitos fundamentais e Princípio da Dignidade humana. 19. Direitos e deveres individuais e coletivos. 20. Direitos sociais.


1 - FUNDATEC - 2010 - PGE-RS - Procurador do Estado
Considere as seguintes afirmações sobre nacionais e estrangeiros, à luz da Constituição da República e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal:

I. Portugueses com residência permanente no Brasil, havendo reciprocidade em favor de brasileiros, são titulares dos direitos e garantias fundamentais inerentes ao brasileiro naturalizado.
II. Estrangeiros originários de países de língua portuguesa que residam no Brasil por um ano ininterrupto e tenham idoneidade moral têm direito a se naturalizarem brasileiros.
III, Estrangeiros não residentes no Brasil não são titulares de direitos e garantias fundamentais arrolados na Constituição da República.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.

2 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Cachoeirinha - RS - Procurador Municipal
Considerando as regras constitucionais sobre os Direitos Políticos, indique a alternativa INCORRETA:

a) O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos e menores de setenta anos.
b) O alistamento eleitoral e o voto são facultativos aos analfabetos.
c) A cassação de direitos políticos somente ocorre nas hipóteses expressamente indicadas em lei.
d) Os maiores de dezesseis anos e menores de dezoito possuem alistamento e voto facultativos.
e) A incapacidade civil absoluta é causa de perda ou suspensão dos direitos políticos.

GABARITOS:

1 - D                      2 – C



06/12/2014 - 21. Ações Constitucionais. Habeas corpus. Mandado de Segurança individual e coletivo. Mandado de injunção. Habeas data. Ação Popular. Ação Civil Pública. 22. Direitos de Nacionalidade. 23. Direitos políticos. Instrumentos de exercício da participação popular. Lei nº 9709/98. Inelegibilidades. Lei Complementar nº 64/90 e Lei Complementar nº 135/10. 24. Partidos políticos. Lei nº 9.096/95. Código Eleitoral. Lei nº 4.437/65. Lei das Eleições. Lei nº 9.504/97. 25. Federação brasileira. União, Estados-membros, Distrito Federal e Municípios. Distribuição de competências. Intervenção federal e estadual.


1 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Cachoeirinha - RS - Procurador Municipal
Na ação popular, é correto afirmar:

a) A Fazenda Pública possui prazo em quádruplo para contestar.
b) Possui dentre os seus legitimados o Ministério Público e os Partidos Políticos.
c) Em caso de improcedência por falta de provas, a coisa julgada é apenas formal.
d) Não há condenação em honorários sucumbenciais para qualquer das partes.
e) Não comporta reexame necessário.


2 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Cachoeirinha - RS - Procurador Municipal
Em relação à ação de mandado de segurança, é correto afirmar que:

a) Será sempre ajuizada em primeiro grau de jurisdição.
b) Terá a participação do Ministério Público, se houver interesse público envolvido na causa.
c) Dispensa o pagamento de custas processuais.
d) Somente pode ser ajuizada frente a ato de autoridade pública.
e) A autoridade apontada como coatora tem legitimidade para interpor recurso de apelação.


3 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Cachoeirinha - RS - Procurador Municipal
Assinale a alternativa correta sobre a ação civil pública.

a) Pode ser ajuizada pela Defensoria Pública.
b) Não comporta litisconsórcio ativo.
c) Quando a União figurar no processo e na cidade não houver vara da Justiça Federal, poderá ser ajuizada na Justiça Estadual.
d) A sentença proferida neste processo não faz coisa julgada material.
e) Pode ter por objeto qualquer direito difuso, coletivo ou individual homogêneo.


4 - FUNDATEC - 2010 - PGE-RS - Procurador do Estado
João e outros ingressaram com ação popular, alegando nulidades em concurso público realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. No polo passivo, incluíram tão somente o Deputado Estadual Presidente da Assembleia Legislativa. Foi proferida sentença de procedência, determinando a anulação do certame. Em sede de apelação, mostra-se correto arguir que

a) a sentença deve ser anulada por não ter havido a citação, como litisconsorte necessária, da pessoa jurídica de direito público ao qual o Presidente da Assembleia está vinculado, qual seja, o Estado do Rio Grande do Sul.
b) a sentença deve ser anulada por não ter havido a citação, como litisconsorte necessária, da pessoa jurídica de direito público ao qual o Presidente da Assembleia está vinculado, qual seja, a Assembleia Legislativa.
c) a sentença deve ser anulada por ilegitimidade passiva do Presidente da Assembleia Legislativa, sendo parte legítima tão somente o Estado do Rio Grande do Sul.
d) a sentença deve ser anulada por ilegitimidade passiva do Presidente da Assembleia Legislativa, sendo parte legítima tão somente a Assembleia Legislativa.
e) nenhuma das alternativas anteriores está correta.


5 - FUNDATEC - 2010 - PGE-RS - Procurador do Estado
Assinale a alternativa correta:

a) Não possui o Ministério Público legitimidade para propor ação civil pública contendo pretensões ou pedidos que envolvam tributos.
b) Possui o Ministério Público legitimidade para propor ação civil pública contendo pretensões ou pedidos que envolvam tributos.
c) Possui o Ministério Público legitimidade para propor ação civil pública contendo pretensões ou pedidos que envolvam tributos, porém mostra-se descabido o pedido de repetição do indébito, que deverá ser postulado pelo contribuinte, individualmente.
d) Possui o Ministério Público legitimidade para propor ação civil pública contendo pretensões ou pedidos que envolvam tributos, porém, nestes casos, a coisa julgada erga omnes se dá nos limites da competência territorial do órgão prolator da sentença.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.


GABARITOS:

1 - C     2 - E     3 - A     4 - A     5 - A 


07/12/2014 - 26. Administração Pública. Princípios constitucionais. Servidores públicos. 27. Poder Legislativo. Estrutura e competências. Processo legislativo. Espécies Legislativas. Estatuto dos Congressistas. Tribunais de Contas. 28. Poder Executivo. Estrutura e competências. Responsabilidade do Presidente da República. 29. Poder Judiciário. Estrutura e competências. Garantias e vedações dos magistrados. Conselho Nacional de Justiça. 30. Funções essenciais à justiça. Ministério Público. Advocacia Pública. Advocacia. Defensoria Pública.


1 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Cachoeirinha - RS - Procurador Municipal
O artigo 40 da Constituição Federal assegura:

I. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, o regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

II. O regime jurídico único e plano de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.

III. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, as escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, onde a participação nos cursos que se constituirá em um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.



2 - FUNDATEC - 2011 - PGE-RS - Procurador do Estado
Considere as seguintes afirmações sobre Tribunais de Contas:

I. Inclui-se entre as competências constitucionais dos Tribunais de Contas aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei.

II. É competência constitucional do Tribunal de Contas do Estado apreciar, mediante parecer prévio, as contas prestadas anualmente pelos Chefes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado.

III. As Constituições estaduais disporão sobre os Tribunais de Contas respectivos, sendo-lhes vedada a criação de Tribunais ou Conselhos de Contas dos Municípios.

Quais estão corretas?

a) Apenas I .
b) Apenas II .
c) Apenas III .
d) Apenas I e II .
e) Apenas I e III


3 - FUNDATEC - 2011 - PGE-RS - Procurador do Estado
Analise as seguintes afirmações sobre o regime constitucional dos membros do Poder Legislativo:

I. Tratando-se de Vereador, a inviolabilidade constitucional que o ampara no exercício da atividade legislativa estende-se às opiniões, às palavras e aos votos por ele proferidos, mesmo fora do recinto da Municipal, desde que nos territoriais do Município.

II. Crime decorrente de opinião, palavra ou voto emitido por membro da Assembléia Legislativa, no exercício formal de suas funções, somente poderá ser objeto de processo penal após o término do respectivo mandato parlamentar.

III. Crime de corrupção passiva, praticado por um ex-membro do Congresso Nacional na época em que exercia o mandato parlamentar, somente poderá ser objeto de ação penal proposta perante o Supremo Tribunal Federal.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III


4 - FUNDATEC - 2010 - PGE-RS - Procurador do Estado
No âmbito do Congresso Nacional, as Comissões Parlamentares de Inquérito:

I. Serão criadas mediante requerimento de um terço dos membros de cada uma de suas Casas, em conjunto ou separadamente, que deverá ser aprovado pelo respectivo plenário.
II. Sua composição deve contemplar, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.
III. A possibilidade de realizar quebra do sigilo telefônico não se inclui entre os “poderes de investigação próprios das autoridades judiciais” que lhes são atribuídos pela Constituição da República.

Destas afirmações, à luz da Constituição da República e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, estão corretas:

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenasle III.


5 - FUNDATEC - 2010 - PGE-RS - Procurador do Estado
Considere as seguintes afirmações sobre medidas provisórias, à luz da Constituição da República e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal:

I. Os pressupostos constitucionais de edição das medidas provisórias apenas em caráter excepcional se submetem ao crivo do Poder Judiciário, tendo em vista o princípio da separação dos poderes.
II, É inviável a adoção de medidas provisórias no âmbito do processo legislativo dos Estados, tendo em vista a inexistência, na Constituição da República, de autorização expressa neste sentido.
III, As medidas provisórias editadas antes da publicação da Emenda Constitucional n° 32/2001 e que não foram votadas pelo Congresso Nacional até 60 dias após aquela data perderam sua eficácia retroativamente.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e lI
e) Apenas l e III


6 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Flores da Cunha - RS - Procurador Municipal
É INCORRETO afirmar que compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,
a) ação declaratória de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual.
b) nos crimes de responsabilidade, o Presidente da República e o Vice-Presidente.
c) litígios entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União.
d) extradição solicitada por Estado estrangeiro.
e) mandado de segurança contra ato do Presidente da República.


7 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Flores da Cunha - RS - Procurador Municipal
É INCORRETO afirmar que compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,
a) ação declaratória de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual.
b) nos crimes de responsabilidade, o Presidente da República e o Vice-Presidente.
c) litígios entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União.
d) extradição solicitada por Estado estrangeiro.
e) mandado de segurança contra ato do Presidente da República.



GABARITOS:

1 - A     2 - E     3 - A     4 - B     5 - A     6 - B     7 - B  

  


08/12/2014 - 31. Defesa do Estado e das instituições democráticas. Estado de defesa e estado de sítio. Forças armadas. Segurança pública. 32. Ordem econômica. Princípios gerais. Políticas urbana, agrícola e fundiária. Reforma agrária. 33. Ordem social. Seguridade social. Educação, cultura e desporto. Ciência e tecnologia. Comunicação social. Meio ambiente. Família, criança, adolescente e idoso. Índios. 34. Constituição Estadual. Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Administração pública estadual. Advocacia-Geral do Estado. Competências da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul. Prerrogativas, garantias e vedações dos Procuradores do Estado.


1 - FUNDATEC - 2010 - PGE-RS - Procurador do Estado
No que tange á disciplina constitucional da segurança pública, analise as seguintes afirmações:

1. A polícia federal é órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, que desempenha exclusivamente funções de polícia judiciária.
II. As polícias civis são órgãos estaduais que desempenham exclusivamente funções de polícia judiciária, ressalvada a competência da União e a apuração das infrações penais militares.
III. Os Municípios podem constituir guardas municipais, que desempenharão atividades de proteção de bens, serviços e instalações municipais, bem como o patrulhamento ostensivo das vias municipais.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III


2 - FUNDATEC - 2011 - PGE-RS - Procurador do Estado
Segundo a Constituição da República, incumbe ao Poder Público, para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado:

I. Definir, em todas as unidades da Federação, através de lei, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, vedadas sua alteração e supressão, bem como qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.

II. Exigir, na forma estabelecida em lei, a elaboração de estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente.

III. Proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade, salvo se, neste último caso, qualificarem-se como atividade desportiva, prática cultural ou expressão folclórica.

Quais estão corretas?

a) Apenas I .
b) Apenas II .
c) Apenas III .
d) Apenas I e II .
e) Apenas I e III


GABARITOS:


1 - B       2 - B 

Nenhum comentário:

Postar um comentário